9 Mulheres que se destacaram na Bíblia

mulheres da biblia

Muitos dizem que a Bíblia é um livro machista, que discriminava as mulheres, no entanto veremos nesse artigo mulheres que se destacaram na história sagrada, deixando um legado positivo que abençoou o mundo.


Essas mulheres demonstraram um caráter singular, honradas por Deus, tendo o fruto de suas obras testemunhado da aceitação por parte do céu.


9 Mulheres que se destacaram na Bíblia Sagrada


1 Raabe

 

Ela era prostituta, mas tomou partido com o povo de Deus quando sua cidade foi cercada sob o comando de Josué, 2 homens vieram à sua casa para observar a cidade antes do ataque, e foram protegidos por ela que os escondeu no terraço.


Sua ação foi decisiva para o sucesso da guerra, ela foi preservada no combate e foi poupada junto com sua família. 


A marca de seu salvamento foi um cordão vermelho colocado na janela, que seria um sinal para o exército de Deus de que ali estava alguém que se refugiara em Cristo. (Jos 2:18)


Raabe foi exaltada, deixando o passado de prostituição, casou com um príncipe chamado Salmon e está eternizada na genealogia do filho de Deus. (Mt 1:5)


2 Débora


Uma profetiza e juíza em Israel, comandou uma vitória importante do seu povo contra Sísera, um forte inimigo que tinha 900 carros de ferro.


A Bíblia regista o cântico de Débora, uma poesia de triunfo de uma mulher guerreira e notável nas escrituras.


3 Rute


Ela pertencia a um povo estrangeiro e abandonou seu país para se curvar ante o Deus de Israel. 


Em um tempo difícil quando a maioria desertava, ela se colocou ao lado de sua sogra viúva e obteve o favor de Deus.


Veio a casar com Boaz e foi mãe de uma criança chamada Obede, que foi simplesmente o avó do rei Davi. Sua história foi marcada por humilhação, fé e grande recompensa posterior.


Ela também faz parte da genealogia de Jesus. (Mt 1:5)


4 Abigail


Essa mulher foi uma figura de destaque por demonstrar grande tato e sabedoria em um momento decisivo de sua caminhada, quando sua vida cruzou com a de Davi, que seria o futuro rei de Israel.


Ela era casada com um homem duro e perverso chamado 'Nabal', o qual recusou ajuda a Davi e quase sofreu a vingança imediata, sua sorte foi a atitude de Abigail que aplacou a ira de Davi com um presente e palavras que acalmaram o ofendido. (1 Sm 25:25-30)


Depois da morte de seu marido ela veio a ser esposa de Davi e teve um filho com ele chamado 'Quileabe'. (2 Sm 3:3)


5 Ester


A rainha Ester teve papel importante quando um decreto de morte foi promulgado na Pérsia contra o povo Judeu, ela havia sido exaltada da posição de uma humildade menina órfã e camponesa estrangeira ao posto de Rainha na coorte Persa.


O decreto foi revertido em desfavor dos inimigos de seu povo por meio de sua intervenção, e seu primo Mordecai veio a ser um ministro importante naquele reino depois disso. (Et 2:7 e 10 :3)


6 Hulda


Profetiza da época do Rei Josias, ela foi uma porta voz de Deus que trouxe uma mensagem de repreensão ao reino que na época vivia um tempo de declínio espiritual, o que veio a desencadear igualmente a decadência política que reduziu a nação ao cativeiro na Babilônia.


O Rei Josias mandara consultar Hulda após haver lido um trecho da lei que o deixara perplexo, a leitura parecia ser o anúncio de um juízo iminente e catastrófico.


Devido sua atitude humilde de arrependimento, as palavras que Deus enviou foram de certa forma abrandadas, e o mal que estava para cair só teve seu cumprimento após a morte de Josias. (2 Re 22:15-20)


7 Virgem Maria


Figura importante que foi um instrumento de Deus para trazer à luz o filho de Deus a esse mundo.


Ela era uma jovem humilde que habitava numa vila inexpressiva da Galileia, mas veio a ser honrada muito mais que qualquer princesa que existiu em qualquer época.


A vida de Maria exalava fidelidade e sua influência sempre foi de modo a conduzir as pessoas ao salvador. (Jo 2:3-5)


8 Maria Madalena


Essa foi uma mulher de quem Jesus expelira 7 demônios, era desprezada e mal vista pela sociedade, mas arrependeu-se e obteve graça e misericórdia da parte de Deus, sendo a primeira a ter o privilégio de ver o salvador ressuscitado, uma honra de inestimável valor. (Mc 16:9)


DESTAQUE NEGATIVO


9 Jezabel 


Essa foi uma figura feminina citada de forma muito negativa na Bíblia por sua conduta idólatra e perversa.


Jezabel foi uma das maiores disseminadores do paganismo no meio do povo de Deus. Feiticeira e assassina, foi punida por sua impiedade morreu de forma horrível sendo comida por cães. (2 Re 9:35)


Também é mencionada no Apocalipse, como símbolo da corrupção que se infiltrava na igreja de Deus. (Ap 2:20)


CONCLUSÃO


São poucas as mulheres de destaque na Bíblia, no entanto, Deus deixou claro por meio das histórias dessas que foram citadas, que ele valoriza a mulher virtuosa, ela é exaltada por meio de uma linda poesia no livro de Provérbios, capítulo 31.