Sermão 12 - Como Deus trata a Cobiça

pecado cobiça biblia


Josué cap. 6 e 7 I 


- INTRODUÇÃO 


A . COBIÇA é um apetite desorganizado pelas coisas materiais. É um desejo veemente de ter coisas, possessões e poder alheio. Este ato de origina a uma ideia fixa de satisfação própria em todas as coisas. Nasce o egoísmo. 


B . COBIÇA É um mal que se desenvolve gradualmente até que se torne um hábito e prende-se com cadeias quase impossíveis de ser tirada. Isso aconteceu com Lúcifer no céu (Ezeq. 28: 17). 


C . Este mal passou para todos nós. Hoje o maior problema de conflitos de pessoas, governo, lares e outros, são inspirados na cobiça. 


D . A Bíblia ilustra esta atitude humana, através do personagem triste e célebre ação de como Deus tratou o pecado da cobiça.


II - COMPREENDENDO OS TERMOS USADOS EM JOSUÉ 6 E 7. 


Para compreender estes dois capítulos, precisamos conhecer pelo menos o significado de algumas palavras que correspondem a destruição de Jericó. 


A - Josué 7:1, 13: a palavra ANÁTEMA. 


1. Esta palavra vem do substantivo Hebreu (Grego) JEREM, que tem dois significados: 


a) Coisas ou pessoas destinadas ou condenadas sob maldição a destruição (Lev. 27: 28,29 - Deut. 7:2). 

b) Coisas ou pessoas destinadas ao uso sagrado. 


2. Em caso da destruição de Jericó, aconteceram as duas coisas dos dois significados: 


a) A cidade foi destruída com todas as pessoas e coisas, por causa da maldição que pesava sobre eles (cidade, pessoas, outros) - (Jos. 6:21). 


b) mas também haviam coisas destinadas ao uso sagrado. Raabe, a família de seu pai e tudo o que tinham foi preservado (Jos. 6:23). 


Também a prata, o ouro, os vasos de bronze e de ferro, deram para o tesouro da casa do Senhor. A destruição de Jericó era a vitória de Deus, e o Senhor reservou as primícias para sua casa. 


B . Josué 6:19 - A pessoa de Acã, que quer dizer alvoroçador e perturbador. 


C . PREVARICAÇÃO = quer dizer atuar secretamente as escondidas, deslealmente. Equivale a trair, roubar, idolatria. 


III - TOMADA DE JERICÓ E ADVERTÊNCIA DIVINA. 


A . Jericó - era a cidade mais rica. As capas babilônicas eram bordadas de fios de ouro e prata, eram caríssimas - Habitantes - 12.000. 


Uma das maiores fortalezas da terra (daquele tempo) a grande e rica cidade de Jericó, a pouca distância de Gilgal, onde o povo de Deus acampava. 


Esta cidade era a sede principal da idolatria e se dedicavam ao culto de Astarote, deusa da lua. Tinha os ritos e cultos mais degradante da religião Cananéia. Josué vê que a tomada de Jericó deveria ser o primeiro passo na conquista de Canaã. 


B . Deus tomou a iniciativa e começou o trabalho de libertação dos cananeus. 


1. Josué pediu a direção divina e esta lhe foi concedida (Josué 6:2). 


2. Deus agora desejava que eles compreendessem o seguinte: 


a) Que a vitória contra os habitantes de Jericó não seria deles, mas do Senhor. 


b) Que eles não deveriam lutar por si mesmos, mas que seriam instrumentos nas mãos de Deus para executar Sua vontade. Portanto, não deveriam procurar riquezas ou exaltação própria, mas com toda a glória de Deus. 


3. Deus então deu-lhes uma advert6encia muito séria: (Jos. 6:17, 18). 


a) A cidade será anátema (será destinada a destruição). 


b) Guardai-vos do anátema! 


b.1. Não toqueis, não toqueis delas cousa alguma. 


c) Não torneis maldito o arraial de Israel e não vos perturbeis. 


4. Deus esperava que seu povo tivesse confiança e obediência total à Sua Palavra. 


IV - A QUEDA DE ACÃ. 


Depois da destruição de Jericó veio a tentação e: 


A . Acã prevaricou-se em pecado secreto. Sua atitude foi desleal. A força da cobiça era mais forte que a sua vontade de servir a Deus. Ele tornou uma anátema - (Jos. 7:21) 


B . O povo não conhecia o pecado de Acã. 


Só Deus sabia de tudo. Por isso fez a denúncia (Jos. 7:11): “Israel pecou, e violaram a minha aliança, ... tomaram das coisas condenadas, e furtaram e dissimularam...” 


C . ACÃ: Tomou para si duas coisas: 


1. A capa babilônica - (estava destinada a destruição). 2. 200 ciclos de prata. Uma barra de ouro de 50 ciclos. Este pecado de um só homem, tornou-se um desastre para toda a nação. 


Porque a igreja de Deus é um corpo. O que um membro faz, afeta todo o corpo. Este pecado teve um efeito cooperativo. 


V - DEUS VOLTARIA PARA SEU POVO SE ESTE ELIMINASSE O ANÁTEMA. 


A . Josué 7:12: O pecado da cobiça não seria consentido nem tolerado. Sem a presença de Deus o não teria ganho a luta, pois eles ocultaram o pecado. “... Já não serei convosco, se não eliminardes do vosso meio a coisa roubada.” 


B . Deus ordena a Josué (7:13): “Dispõe-te, santifica o povo...” Depois ordena para julgar tribo por tribo. Um trabalho muito delicado no qual participaram Deus e Josué. Mas o primeiro seria o trabalho espiritual de santificar a todos. 


C . Julgamento - ( Josué 7: 14-18, 19): 1. Deus e Josué. Chegarei por indicação de Deus: 


a) Tribo de Judá. b) Família dos Zeraítas. c) Casa de Zabdi. d) Foi tomado Acã. 


2. deus esperou algum tempo para que Acã se arrependesse, e julgava as tribos e famílias antes que ele chegasse. Mas ele não se arrependeu. 


D . Confissão tardia de Acã - Josué 7:20, 21. E . Acã e sua família participaram do pecado da cobiça. Portanto, todos estavam sujeitos à condenação - (Jos . 7:25,26).


F . As coisas escondidas foram devolvidas - Josué 7: 22,23. Assim também as coisas que hoje são retidas, estas devem ser devolvidas. Assim foi retirado o anátema. Deus voltou para seu povo. 


CONCLUSÃO: 


A . O pecado hoje está mais arraigado do que antes no meio do povo de Deus. 


B . deus dá uma advertência ao seu povo. Como naqueles dias ao tomar o anátema (coisas dedicadas ao uso sagrado; sábado, dízimos, nossos corpos). 


C . Se tomarmos o anátema hoje, como naquele dia, a presença de Deus não ficaria na vida de Seu povo e seríamos fracos.


D . deus voltará a Seu povo. Se você e eu tirarmos o anátema de nossa vida, de nossa igreja. O julgamento e vindicação de Deus já se iniciou no tempo de graça para o verdadeiro arrependimento. 


E . Precisamos devolver tudo o que está retido. 


F . O perdão de Deus está ao nosso alcance.


HOJE É O DIA DE VOCÊ TOMAR A SUA DECISÃO!


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas