Sermão 11 - As avenidas da comunicação

sermao 11 avenidas da comunicação

O padrão de comunicação que se desenvolvem na família depende de vários fatores. Seu casamento (aos que já estão casados), é a base (aos noivos), será base da comunicação para toda a família. 


O clima que se estabelece ou estabelecerá determinará se a comunicação é constritivo ou destrutiva. Seus hábitos de comunicação, como pai, ou mãe, são o modelo a partir do qual seus filhos aprenderão, seus próprios meios de relacionamentos com os outros. 


Embora nem sempre as palavras em se as expliquem, as emoções são os maiores elementos comunicados entre os membros da família. A medida que desenvolvemos nossa habilidade, e auto disciplina em expressar nosso sentimento, surtirá um efeito crescente na comunicação familiar. 


As convicções básicas que duas pessoas possuem, a respeito da vida, é que portanto, trazem consigo para dentro do casamento, afeta o relacionamento tornando, agradável ou desagradável a comunicação na família. 


A COMUNICAÇÃO NA FAMÍLIA 


A comunicação no contexto do ambiente familiar é diferente da comunicação fora do lar. É bom compreender as diferenças e seus efeitos na família. Fora do lar, os costumes sociais impõem os tópicos, ocasiões e lugares apropriados para a conversação. 


No lar a mais liberdade e flexibilidade. Geralmente os momentos não são preestabelecidos, quando os membros da família fala sobre peculiares ou determinados. 


A maioria das famílias não tem períodos regulares de encontros para resolverem problemas, tomar decisões, discutir questões administrativas da família, ou discutir o que os membros da família estão fazendo. 


Os momentos de comunicação na família quase sempre estão restritos as horas das refeições, que podem transformassem em ocasião apropriada para cuidar dos problemas da família. Enquanto se assisti televisão, pode se aproveitar o tempo para conversar sobre problemas e progressos verificados na escola. 


No entanto se a maior parte das discussões da família ocorrem durante o jantar, esta ora torna-se ao inoves de deleite, um verdadeiro inferno, onde os membros da família, pensam: "Muito bem, estamos aqui para a feliz hora do jantar. 


Sobre o que vamos brigar esta noite?". 


Logicamente os pais são os culpados no sentido de trazerem consigo modelos e padrões de relacionamentos familiar. Isto logicamente esta intimamente ligado ao que viram e absorveram nos lares de seus pais. Alguns são saudáveis e bons. 


Outros não. Seguem alguns tipos de relações por parte dos pais, que tendem a estorvar a comunicação com os filhos. O crítico: Esta característica é perigosa por sua disposição de colocar apelidos e fazer brincadeiras inadequada. 


O crítico faz declarações tais como: 


"Você é uma criança preguiçosa" 


"Você pensa que é um grande sabichão, não é?" "Olhe só o manda chuva". 


As Escrituras Sagradas advertem contra o espirito crítico e sugere um comportamento que convém: 


"Portanto vamos para de criticar uns aos outros. Antes sejamos críticos com relação nossa própria conduta, e cuidemos de nós mesmos afim de não nos constituirmos pedras de tropeços ou de escândalo ao nosso irmão". Rom. 14:13 tradução livre. 


"Pais, não provoques a ira ou irriteis vossos filhos, não sejas ríspidos ou não os embaraceis, para que não se tornem desanimados, morosos e não se sintam frustrados em seu interior; não quebranteis os ânimos deles". Col. 3:21 tradução ampliada. 


AS PONTES DE COMUNICAÇÃO 


Comunicado não acontece por acaso. Certamente a ocasiões quando escrituramos formalmente um período ou experiência de comunicação, mas as melhores ocasiões acontecem naturalmente e espontaneamente. 


Apresentamos algumas sugestões que poderão ser a base para se edificar o relacionamento que fortaleça o processo de comunicação. 


PARA COM OS FILHOS 


Quais são as suas atitudes para com os seus filhos? Tentar construir uma comunicação positiva, com atitudes negativas não funcionam. Nossos sentimentos afetam as atitudes e ações para com nossos filhos. 


Mesmo quer nós não estejamos totalmente conscientes de nossas atitudes as crianças estão. Elas podem observar através de nós e captar as mensagens que transmitimos. 


Se dissermos que desejamos sentar e comunicar com elas e perceberem não ser assim, pode ser que não obtenhamos por parte delas, a reação que desejamos. As palavras de Jesus falam diretamente a nós pais. "Do que há em abundância no coração disso fala a boca". Lucas 6:45. 


PRIORIDADES 


Quais são as nossas prioridades? 


Se o nosso cônjuge e filhos não estão no topo de nossas prioridades, então irão sofrer. você é capaz de para um pouco cada dia, para relacionar-se com sues filhos de modo pessoal e significativo? 


Considere então questões em relação aos últimos 7 dias. 


QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE 


Mantenha a qualidade em lugar da quantidade do tempo. Use o tempo disponível para gasta-lo com os filhos, estudando com eles levando-os ao parque de recreação etc. Uma vez que o tempo foi usado e passou, não retorna jamais. Não há segunda chance. 


APRENDA A OUVIR COM OS OLHOS 


Nossos olhos captam a maior parte não verbal da comunicação. Quando seu filho chega vagaroso e cabisbaixo e você lhe pergunta: 


O que há de errado? E ele diz nada. 


Você não insiste ou procura certificar-se do que aconteceu uma vez que percebe pelo comportamento dele que alguma coisa aconteceu? 


Se o pai esta para fazer uma viagem distante, que indícios não verbais seu filho revela que refletem os sentidos dele? 


A COMUNICAÇÃO DO CASAL 


A comunicação no casamento é completa quando um casal é capaz de por em prática com frequência estes 3 princípios: 


1* Quando podem utilizar de forma eficaz as regras fundamentas que regem a conversação, tanto quando se fala como quando se ouve. 


2* Quando podem resolver conflitos através de métodos construtivos. 


3* Quando gastam tempo diariamente partilhando seus sentimentos íntimos. Com frequência supomos que só pelo fato de os lábios de alguém estarem em movimento esta havendo comunicação. 


A conversação no entanto é uma atividade entre duas pessoas que implica em dar e receber informação além disso ela abrange um circulo que vai até de simplesmente expressar-se através de palavras. 


É também um processo de receber ou ouvir deveríamos acrescentar uma terceira dimensão a este duplo processo - A compreensão. 


Costumamos pensar que entendemos o que nosso cônjuge esta dizendo, mas o que ouvimos, nem sempre é o que se tenciona dizer. 


Nosso desejo é que a outra pessoa não apenas ouça o que queremos dizer, mas também entenda a mensagem. Conversar significa mais do que um mero intercambio de palavras e informações. 


Mediante este ato expressamos nossos sentimentos, transmitimos nossas emoções, esclarecemos nossos sentimentos, reforçamos nossas ideias, e estabelecemos contatos com outras pessoas. 


De acordo com alguns conselheiros matrimoniais, a metade dos casamentos problemáticos, que chegam ao seu conhecimento tem sua raiz no "marido silencioso", muitas mulheres se queixam que seus maridos não conversam com elas e não há como conseguir que o faça. 


Este tipo de marido se comunica primeiramente no nível de "conversa curta", ou "objetiva". 


METODOS EFICAZES DE COMUNICAÇÃO 


Existe um velho adágio que diz: "Trata tua família como tratarias teus amigos, e teus amigos, como tua família". 


A maioria de nós precisamos fazer um esforço no sentido de falar ao nosso cônjuge com a mesma fineza e educação com as quis tratamos nossos amigos. 


Frequentemente a intimidade da família nos leva a negligência e a desconsideração e logo descartamos todos os sinais de "Pare", e achamos que podemos dizer e fazer tudo o que bem entendemos. "Afinal de contas", racionalizamos "é só minha família mesmo". 


De que maneira esta você se comunicando com seu cônjuge? é capaz de mostrar interesse por ela ou por ele? 


No dialogo, implica que tenha algum tempo para falar e outro para ouvir, assim fazendo, o nível de comunicação, dificilmente atingirá proporções desagradáveis. 


A comunicação sem dúvida é o centro de todo o relacionamento. 


Nunca é demais frisar a importância de uma boa comunicação. Ela é a chave para o desenvolvimento de um relacionamento saudável entre marido e mulher. Existem varias diferenças entre um casal feliz e um infeliz. 


Esta diferença se baseia no fato do casal se comunicar ou não. Felicidade ou infelicidade, estas coisas dependem da sua disposição de comunicar-se. 


Uma das melhores maneiras de fortalecer sua comunicação e desenvolver a habilidade de ouvir o seu cônjuge com interesse. Dê sua atenção completa inclusive com os olhos e as expressões faciais. 


Quando você concentra sua atenção, mostra que você esta não somente escutando com os ouvidos mas com o coração. Você poderá identificar-se com o que outra pessoa está sentindo ou experimentando. Isto demonstra amor e preocupação de sua parte. 


Amar e ser capaz de parar aquilo que você esta fazendo. Olhar para o seu cônjuge e dar ouvidos e atenção enquanto ele(a) fala. 


É uma parte a ser aprendida. Infelizmente inúmeras vezes a comunicação e prejudicada porque não sabemos ouvir, ou pelo menos não sabemos fazer com que o outro saiba que realmente esta sendo ouvido. 


"Irmãos se alguém for surpreendido nalguma falta, vós que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de brandura, e guarda-te para que não sejais também tentado". Gálatas 6:1.


BIBLIOGRAFIA 


Ellen G. White, O Lar Adventista. N.M. Wrig, Família em dialogo Jaime Kemp, Antes de dizer Sim. Nanci Van Pelt, Felizes no Amor.


- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF

- Todos os Temas