Sermão 10 - Amar a si mesmo para amar os outros

amar a si mesmo

AMAR A SI MESMO - PARA AMAR OS OUTROS 


“Mestre, qual é o grande mandamento da Lei? 


Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande mandamento. O Segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mat. 22:36-39 


- Se eu não amar a mim mesmo, será que posso amar a Deus de todo o coração? 

- Se eu não amar a mim mesmo, será que posso amar outras pessoas? Amar a si mesmo tem a ver com estar bem consigo mesmo. 


Envolve aceitação, aprovação, afeição ou amor. E se temos falta de um desses itens, já mencionados, com toda certeza, teremos dificuldade para apresentá-los às crianças com quem lidamos. 


Se você tem tal tipo de problema no lar, na família, com o namorado(a), noivo(a) ou esposo(a), você revelará, apresentará sintomas deste mal: 


- Ódio, rancor espírito de crítica, o espírito de contestação, reprovação constante - enfim, só palavras negativas e não construtivas. 


Por quê é importante estar bem consigo mesmo? 


Os três “A” 


- Aceitação, Aprovação, Afeição ou amor, é disso que as crianças mais necessitam para alcançarem o êxito.


1. Ser aceito 


Ser alto ou baixo, feio ou bonito, inteligente ou não, a criança precisa ser aceita como ela é, e não pelo que ela consegue fazer. Digo que, até o conquistar poderá ser melhor, se ela for aceita. 


2. Ser aprovado 


Significa conquistar afirmação, dos pais, amigos e na escola. Na escola damos, geralmente, aprovação pela atuação (comportamento, boletim, participação e envolvimento em diversas atividades). 


Mas a criança precisa obter aprovação pelo que ela fez, porque se ela conseguiu chegar até ali, não foi o ideal, não chegou aos 100%, mas foi o seu melhor. 


3. Afeição ou amor 


Refere-se a necessidade que temos de sentir o calor, não pelo que fazemos, mas por sermos uma pessoa importante, de valor. É isso que a criança necessita, pois no íntimo de cada ser humano há uma necessidade de ser amado. 


Veja bem a relação existente, se você não “ama a si mesmo”, se você tem problemas de “aceitação, aprovação, afeição ou amor”, você terá dificuldades para desenvolver o seu trabalho, pois o que as crianças mais necessitam são os três “As”. 


E como você poderá dá-los se você não os tem? 


Em todos os ramos de atividade, aqueles que alcançaram sucesso, tiveram: aceitação, aprovação e amor (afeição). 


Por isso que Jesus disse ser o segundo grande mandamento: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.