Plantio de Igrejas (estudo de casos)

Plantio de Igrejas (estudo de casos)

 

Como Paulo estabeleceu a Igreja em Filipos: Atos 16 


V. 1-5 – Paulo selecionou o jovem Timóteo como membro de sua equipe de plantio de igreja. Provavelmente o escolheu por ele nativo da área, e assim culturalmente próximo das pessoas que estavam tentando alcançar. Timóteo foi circuncidado porque sua estratégia era começar o trabalho com os judeus.


Aplicação: 1º No NT, o plantio de Igrejas era realizado em equipes.


2º A equipe deve ser culturalmente similar à área a ser alcançada.


V. 6-10 – Paulo não apenas tentava ser culturalmente relevante, mas sintonizado com o Espírito Santo. quando ele planejava ir em uma direção, o espirito santo o enviou em outra direção.


Aplicação: 1º Os plantadores de igrejas precisam andar sob a influencia  e o poder do Espirito santo. Necessitam gastar tempo com Deus em oração e estudo da bíblia.


2º O Segredo do sucesso ao plantio de igreja está em encontrar um lugar onde o Espirito  já esteja trabalhando. Precisamos estar dispostos a mudar os planos sob a direção do Espírito.


V. 11-13 – O Espírito levou Paulo e sua equipe para Filipos, uma cidade desconhecida para eles. Paulo não começou logo a pregar. Provavelmente se familiarizou com a cidade para entender como melhor alcançar. Descobriu um local onde algumas mulheres se reuniam todos os sábados.


Aplicação: 1º Os Plantadores de Igrejas precisam descobrir tudo acerca do local onde a Igreja será plantada. Precisa reunir dados e conduzir pesquisas de avaliação.


V. 14 – Após sua pregação à beira do rio, Lídia aceitou a mensagem da salvação , e Paulo dedicou tempo para trabalhar com sua família. Breve todos foram batizados, e uma igreja embrionária foi formada. 


Aplicação: 1º Paulo não ganhou apenas Lídia, mas toda sua família (oikos). Os plantadores precisam aprender a evangelizar utilizando os relacionamentos pessoais. A igreja primitiva cresceu através da sede de relacionamentos das pessoas e amigos, parentes e associados.


V. 15 – a) – Tão logo Lídia se converteu, ela convidou Paulo e sua equipe para hospedar-se em sua casa. Paulo e a equipe aceitaram a oferta. Não ficaram receosos de aceitar os dons dos novos conversos.


Aplicação: Os recursos  para a nova igreja estão na colheita. Novas igrejas não devem ser subsidiadas por longo período de tempo, para não criar dependência. mas os novos membros devem aprender a se manterem financeiramente. 


b) – O primeiro converso na Europa foi uma mulher.


Aplicação: Não despreze o valor de uma mulher no plantio de igrejas. Geralmente são mais dedicados e melhor adaptados para construir relacionamentos que os homens.


V. 16 – Este verso indica que Paulo e sua equipe continuamente se encontravam no local de oração. A oração era uma parte vital para o programa de plantio de igrejas de Paulo. E  os conversos foram ensinados a estabelecer tempo para a oração.


Aplicação: A chave de sucesso no plantio de igrejas é a oração.


V.  16-18 – Esses versos revelam a atividade democrática buscando prejudicar Paulo e sua equipe.


Aplicação: Plantar igrejas é uma guerra espiritual. O plantadores lutam com o diabo porque invadem seu território.


V.  19-25 – A equipe foi aprisionada e falsamente acusada, mas ainda não murmuraram. Eles cantavam na prisão.


Aplicação: Os  Plantadores de igreja podem esperar oposição, mas a maioria como eles lidam com o oposição pode bem determinar o sucesso ou fracasso do projeto. A verdadeira maturidade aceita tribulação e provação com alegria. Os Plantadores de igreja  precisam Ter uma fé madura. 


V.  26 – Aplicação: a) – No meio da adversidade, os plantadores de igreja podem esperar a intervenção e o livramento de Deus.


 b) – Os plantadores de igreja devem esperar milagres de Deus no estabelecimento de novas igrejas.


V. 27-34 – Não apenas foi despertado o interesse do carcereiro, mas ele se entregou a Cristo com toda a sua família (Oikos).


V.  28 – Os soldados romanos não eram afetuosos e Paulo tinha toda a razão de odiá-lo. Após prendê-los, colocou-os no tronco, “Não te faça mal”. Paulo viu nele um converso em potencial.


Aplicação: Os plantadores de igreja precisam ver em cada pessoa um candidato ao reino de Deus. Os maiores opositores podem se tornar os primeiros membros, como em Filipos.


V.  35 – Para estabelecer a igreja em Filipos, Paulo permitiu ser preso e torturado. Ele poderia Ter evitado tudo isso se tivesse declarado a sua cidadania romana desde o início. Ao invés, ele esperou até a conversão do carcereiro para fazê-lo. Se tivesse buscado seus direitos no inicio, o carcereiro não teria sido ganho para Cristo.


Aplicação: Quando alguém é perseguido injustamente, isto desperta simpatia entre aqueles que se deseja alcançar. Espere oposição de autoridades civis, de outras igreja e de pessoas preconceituosas.


V.  40 – Paulo não teve o privilégio de permanecer muito tempo em Filipos, mas teve de partir imediatamente. Mas primeiro ele organizou a igreja e a encorajou. Ele não trouxe líderes de fora, mas confiou em líderes nativos.


Aplicação: Devemos treinar e confiar e liderança aos membros locais para a continuação do trabalho.