Guia dos Plantadores de Igrejas

Guia dos Plantadores de Igrejas


Capítulo 1:  Por Que Plantar Igrejas?

Esse artigo foi baseado no Guia de Plantio de Sementes de Hale Hendrick e na obra “Plant a church,Reap a Harvest” dos pesquisadores  adventistas Dudley e Gruesberck,que sugerem um número de razões práticas para o estabelecimento de novas igrejas. Em  resumo, seriam os seguintes:

                                                                                                                          

A – Essencial Para o Crescimento Denominacional.

Há uma relação ente o crescimento de número de membros e número de igrejas organizadas. 


“Enquanto algumas denominações têm diminuído nos Estados Unidos, outras no mesmo país, dentro do mesmo período de tempo, têm crescido vigorosamente. Sem exceções, as denominações que crescem tem sido aquelas que enfatizam a plantação de Igrejas” 


“As denominações que estão reportando um aumento em número de congregações também irão experimentar um aumento no número de membros, enquanto aquelas denominações que reportam um decréscimo no número de congregações também experimentarão um declínio no número de membros.” 


B – Igrejas Novas Crescem Mais.


Novas igrejas são geralmente mas flexíveis, tem maior aceitação às pessoas e maior receptividade a novas idéias, novas formas de culto e novos ministérios. Daniel Rode menciona o estudo do pastor Dudley ao concluir que:


1 – As igrejas velhas necessitam de 27,3 membros para trazer um  novo converso.

2 – As igrejas novas necessitam de 15 membros para trazer um converso,  Logo as igreja novas são mais produtivas em ganhar almas.


C – Aumenta a Visibilidade Denominacional.


Os publicitários sabem que quanto maior visibilidade se dá aos seus produtos, maiores serão as vendas obtidas. Na análise de Dudley e Gruesbeck, descobriu-se que novas igreja que estão próximos das igrejas existentes crescem mais do que as que estão muito distantes. 


O estudo sugere que a nova igreja terá maiores chances de crescimento se estiver entre 5 a 15 Km de outra Igreja Adventista. Os lojistas dos shopping Centers descobriram que, ao invés de diminuir as vendas,elas aumentaram com a proximidade de outras lojas. A concentração de lojas não age como elemento competidor, mas colaborador.


Esse princípio de aumentar a visibilidade pela anexação dos territórios mais próximos para os mais distantes é encontrado nos escritos de Ellen G. White: 


“Igrejas devem ser organizadas e planos formulados para o trabalho que se realizará pelos membros das recém-organizadas igrejas. Esta obra missionária do evangelho precisa manter-se atingindo e anexando novos territórios, ampliando as porções cultivadas da vinha. O círculo deve ser estendido até que rodeie o mundo.”

 

Capítulo 2 : Tipos de Plantadores de Igreja


Lyle E. Schaller, em seu livro” 44 questões para plantadores de igrejas” afirma que o mais importante fator para o sucesso do programa de abrir novas igrejas é a seleção dos líderes certos.


I - Um líder plantador de igrejas tem qualificações diferentes do líder “mantenedor” de uma igreja existente. Poderíamos sugerir 7 receitas do plantador de sucesso:

1 – Cristão Comprometido: Tem íntimo relacionamento com Deus através da oração e certeza da salvação.

2 – Tem iniciativa: Tem a “imaginação” para começar a tarefa e perseverança para terminá-la. Tem auto-disciplina no uso do tempo de maneira efetiva.

3 – Habilidade para suportar o isolamento: Não é facilmente desencorajado, porque a tarefa é frustrante, em alguns momentos é grande a tentação para desistir.

4 – Adaptabilidade: Apesar do planejamento e pesquisa, o segredo do crescimento vem muitas vezes através de tentativas e  fracassos. Flexibilidade é essencial. Precisa ajustar os planos, alvos e estratégias para ter o sucesso.

5 – Disposição e habilidade de Líderes: João Maxwell declara que “tudo se constrói ou se desfaz pela liderança”. As melhores qualidades do líder são:

Ser forte em relacionamentos( com Deus e com outros)

Ser forte no exemplo pessoal ( líder pelo exemplo)

Ser forte em ação ( sabe o momento e a intensidade certa de agir)


6 – Personalidade amigável: Sente-se confortável em associar-se com não-cristãos na igreja. Enquanto você pode não aprovar o estilo de vida de um não-cristão, pode aceita-lo como a extensão da sua família. 


7 – Tem clara convicção de que Deus o chamou para plantar Igreja: Plantar igrejas é desafiante, frustrante, difícil, mas também recompensador. Ele tem o senso do chamado de Deus, confirmado pela oração e pelos resultados do trabalho.


II – Liderança  Visionária 


Os líderes vocacionados são os que criam um ambiente de trabalho que estimula a criatividade e a energia dos associados. Os líderes fazem isso através dos seguintes princípios.


Primeiro, ele oram – oração produz fé, visão, coragem e encorajamento.


Segundo, ele delegam – esta é a habilidade do líder de transferir oportunidades a outros, dando-lhes o poder de realizar tarefas.

Terceiro, eles afirmam suas habilidades – eles aprendem novos métodos de liderança, estratégias e métodos de trabalho que funcionam.

Fazem isso pela leitura, atendimento a seminários e sendo mentorizados por outros líderes de sucesso.


Aplicação:


1 – Com um mapa do território de sua associação, identifique as áreas geográficas onde novas congregações poderiam ser estabelecidos.

2 – Discuta com a administração local a viabilidade de se estabelecer uma nova congregação que pudesse se identificar com as necessidades locais.


Capítulo 3 : Diferentes Canteiros de Sementes


Há vários métodos de trabalhar no estabelecimento de uma nova igreja. Peter Wagner sugere duas categorias de modelos de trabalho: Modelo de plantio e Modelo de plantadores. 


Modelos de Plantio 


Se você está plantando uma nova congregação onde a iniciativa do projeto vem de uma igreja local, há seis modelos a considerar:


1 – Colmeia ou modelo “mãe-filha”.


Esse é o modelo mais comum de plantar uma nova congregação , e o mais bem sucedido entre os A.S.D. Os membros de determinada igreja decidem abrir um novo “ponto” em uma localização próxima. Eles o fazem por iniciativa própria. No entanto, você pode recrutar pessoas para participarem de uma nova igreja,localizada em uma proximidade geográfica específica. Nesse modelo, os membros não precisam mudar.


2 – Colonização. 


Usando esse modelo, você recruta membros para começar uma nova congregação em uma diferente localização geográfica. Os membros deverão encontrar novos lares, empregos e escolas na nova comunidade. 


3 – Acidental.


Algumas novas congregações são iniciados com base em um planejamento intencional, com oração. Outras são originadas de rachas e conflitos de personalidades e disputas de lideranças. Esse modelo tem sido a base de um número de novas igreja adventistas também. Não é ideal, mas algumas tem sobrevivido e se tornado igrejas produtivas. Elmer Towns mostra  as desvantagens desse modelo:


a – Indivíduos que não conseguiram se integrar na igreja anterior poderão causar problemas na nova igreja 

b – A Igreja mãe poderá oferecer forte oposição na nova igreja.

c –O clima de animosidade poderá ser um obstáculo ao crescimento da nova igreja.


4 – Modelo Satélite.


Nesse modelo, você tem uma igreja central, forte em liderança, que coordena um número de pequenas congregações conectadas com a igreja mãe. Embora adorem em locais diferentes, elas se consideram parte da igreja central.


5 – A Igreja Célula.


Esse modelo de plantio de igrejas é baseado na formação de pequenos grupos. Cada membro da igreja faz parte de um pequeno grupo. os ministério da igreja são desenvolvidos por diferentes grupos ou em todos os pequenos grupos. 


Conquanto as células tenham programas para a nutrição das membros, elas tem forte senso de missão. A principal responsabilidade do pastor é supervisionar os líderes para que as células possam se tornar reprodutivas em si. Esse modelo de liderança baseia-se em Moisés e seu sogro Jetro. ( Exo.18) 


Os benefícios de iniciar uma igreja no lar são numerosos;

 Fáceis de começar

 Ambiente informal, de relax.

 Econômico 

 Flexibilidade par mudar-se ou expandir-se.


Modelo de Plantadores


Equipe do modelo anterior está na iniciativa da igreja local. No entanto, se a iniciativa é da denominação  ou de uma associação local, então há quatro modelos a considerar:


1 – Equipe Evangelística 


Equipe de pessoas que são recrutadas para trabalhar juntas,usando seus dons complementares para entrar em uma nova área para estabelecer uma nova congregação. Liderados por alguém com o dom de evangelismo, eles conduzem uma cruzada evangelística em uma nova área 


2 – O plantador de igrejas Catalítico ou “pioneiro de M. Global” 


Talvez por causa de seu dom ou habilidade de fundar novas congregações, foi escolhido pela denominação para ir a um novo local e atrair um núcleo para a igreja.  Quando a tarefa é concluída, ele é requisitado para outra localidade afim de repetir o processo. Esse é o “plantador itinerante” ou apóstolo. O apóstolo Paulo é um bom exemplo desse modelo.


3 – Modelo de parceria


Capítulo 4 : Igreja Saudável


Quais são algumas características de uma nova igreja  que indicam que ela é saudável e estável?


1 - Primeiro, ela é autogovernada. Desde o inicio, indivíduos da nova igreja recém plantada precisam ser permitidos participar no processo de tomada de decisões que afetam a igreja. Embora os nossos membros não demonstrem naturalmente,  a única maneira de se tornarem maduros é participar na liderança desde o inicio.


2 – Segundo, ele é auto-sustentada. Na maneira em que a igreja aprende a pagar suas próprias contas, não depende de subsídios externos para as operações, será mais saudável do que as igreja que desenvolveram um relacionamento de dependência para com outros fontes. 


3 – Terceiro, ela é auto-propagativa. Os  membros devem ser encorajados a partilhar as boas novas com os outros. A nova igreja deve ser estimulada a ser reprodutiva, usando os mesmos princípios e práticas que foram usadas para o seu início.


Aplicação:


1 – Qual é o seu grupo a ser alcançado?


2 – Que método você usará para recrutar pessoas a fazerem parte da sua primeira classe ou grupo de estudo da Bíblia?


3 – Que materiais você usará em seu primeiro grupo de estudo?


4 – Que método usará para treinar a sua igreja?

Auto governada...

Auto sustentada...

Auto propagativa...


Capítulo 5: O Solo Ideal para o Cultivo das Sementes


Características de uma igreja espiritualmente florescente


Ao plantar uma nova congregação, lembre-se de focalizar no crescimento de áreas especificas da espiritualidade dos membros. Essas quatro áreas são: Ênfase na graça, promoção de um atmosfera de culto alegre, criar um clima de interesse pela comunidade e providenciar oportunidades de  serviços que atendam às necessidades de outros.


1 – Ênfase na graça. Algo parece sugerir em nossas igreja a salvação em termos de comportamento, de bom e mau. Nós temos um claro ensino a cerca da salvação pela graça somente. Obediência e responsabilidade são resultados da fé e não sua fonte. Ainda assim, os adventista têm dificuldades de remover a noção de que trabalhamos pela nossa salvação. Estabeleça uma orientação de cultos e pregações com ênfase na graça e a igreja experimentará um positivo benefício.  


2 – Promova uma atmosfera de culto alegre. Você irá provavelmente descobrir que há uma direta relação entre a experiência pessoal de graça com a experiência de um culto alegre. O verdadeiro culto é uma resposta a graça  que Deus tem demonstrado em nosso favor.


 - Crie flâmulas coloridas refletindo a estação do ano, um dia especial ou um tema do culto

 - Use recursos visuais para ilustrar e enfatizar pontos do sermão, bem como o drama.

 - Use variedades de instrumentos musicais, bem como multimídia, slides e vídeos nos cultos.

 - Use momentos de testemunhos.


3 – Crie um clima de interesse pela comunidade. Uma igreja onde você pudesse, com segurança, trazer um convidado a um ambiente caloroso, aberto e amigável. Exemplo de igreja receptiva:

 - Local onde as pessoas  se sintam bem vindas não importa o que elas vistam.

 - Local que aprecia diversidade em vez de uniformidade.

 - Local onde pessoas com problemas práticos possam encontrar soluções práticas através de um ministério prático que lhes ajudem.

 - Local que planeja pequenos grupos de companheirismo que se reúnam semanalmente em vários bairros e com várias abordagens. 

 - Local onde é oferecido mais encorajamento e menos críticas.

 - Local onde o convidado não tem dificuldades de entender o “jargão religioso” dos crentes. 

 - Local onde o aperto de mão, abraços e sorrisos sejam uma expressão de uma experiência interior. 

 - Local que encoraja a participação, a livre discussão e valorize a liberdade de pensamento.


4 – Providencie oportunidades de  serviços que atendam as necessidades das pessoas.

 - Através de um ministério prático e útil. 


Reflexão Prática


1 – Análise os materiais impressos que você usa, os sermões pregados, as imagens visuais que as pessoas vêem em sua igreja. Elas sugerem uma orientação baseada na graça ou nas obras? Cite 5 maneiras de melhorar a comunicação de um ambiente orientado pela graça.

2 – Planeje um programa de serviço de culto que promova a alegria e a espiritualidade. 

3 – Desenvolva 10 estratégias de construir uma comunidade inclusiva em sua igreja.

4 – Como tornar sua igreja atrativa para solteiros, casados e viúvas?

5 – Como encorajar o pensamento crítico construtivo nas comissões, classes de professores e pequenos grupos?


Capítulo 6 : O Solo Ideal para o Cultivo das Sementes 


É sabio descobrir que tipos de plantas crescem melhor em determinadas áreas. Nessa seção, descobriremos como um estudo demográfico, uma correta localização de nova igreja e uma bem desenvolvida filosofia de ministério podem contribuir para o sucesso da sua igreja.


Estudo Demográfico:


Um bom estudo lhe dirá quem mora onde e como muitos deles estão. É extremamente útil conhecer algo a respeito das pessoas que você está tentando alcançar.

 - São essas pessoas de um grupo étnico, ou predominante, ou há uma mistura de culturas na área que se pretende plantar sua nova igreja?

 - Há concentração de famílias na área, ou apenas de jovens solteiros? É uma área recém habitada, ou longamente estabelecida?

 - Qual o nível educacional da área? Qual a predominância religiosa?

 - Qual o nível de renda mensal das famílias de área selecionada?

Fontes  de informações: IBGE, Estação de rádio, associações comerciais, etc.


O Que se Deve Pesquisar:


1 – Informações sobre a população: Renda familiar, nível educacional, antecedentes culturais, religiosidade, etc.

2 – Tendências populacionais: compare os quadros de crescimento populacional, procure áreas especificas onde a população está crescendo ou declinando e tente encontrar as causas. Quais as tendências migratórias nesses seguimentos da população?

3 – Projeção do uso de áreas habitacionais: aqueles lotes não vendidos hoje, podem ser áreas de maior desenvolvimentos nos próximos cinco anos. Conhecer essas projeções podem ajudá-los a localizar sua igreja nas áreas de maior potencial de futuro crescimento.


Localização:


Os três mais importante fatores na escolha de local da propriedade são: localização, localização, localização. É tão importante escolher certo o lote ou o local de sua igreja quanto é escolher o seu ponto comercial ou endereço da sua casa. A localização considera os seguintes aspectos: 

1 – Visibilidade: as pessoas que você procura alcançar podem ver as instalações da sua igreja? Muitas congregações esperando economizar dinheiro adquirem propriedade em locais menos visíveis. Mas o preço que pagam em tornarem-se invisíveis é a falta de crescimento. 

2 – Acessibilidade: Certifique-se de que sua propriedade seja servida de boas ruas que dão fácil acesso àqueles que você espera alcançar. Quanto mais fácil é para ser vista e para ser Ter acesso, maior crescimento a igreja terá.

3 – Tamanho: Outro erro é não considerar e planejar para o crescimento futuro, ao adquirir uma propriedade que é muito pequena.


Alugando Instalações:


Galpões comerciais ou salões: geralmente estão localizados com excelente visibilidade e dispõem de salas que podem ser usadas nos várias departamentos. As desvantagens dessas áreas referem-se geralmente aos preços exorbitantes que costumam ser cobrados do seus aluguel.


Escolas: Uma vantagem é que a maioria da comunidade conhece a localização da escola. Geralmente são visíveis, acessíveis e espaçosas. Mas há certas desvantagens. Às vezes, as outras partes da escola serão usadas à noite ou em finais de semana, o que se tornará um problema. Você necessitará também de montar e desmontar diariamente os equipamentos e arrumar as salas.


Casas: pode ser uma desvantagem a disposição e tamanho das salas, porém acertos podem ser feitos com o proprietário para remoção e ampliação de salas. Geralmente tem preços acessíveis e boa localização.


Começando o Trabalho


Três questões básicas que necessitam ser respeitadas antes de se iniciar são: Quem pode plantar uma igreja? Onde deve ser a igreja plantada? Quando as reuniões devem iniciar? 


1 – Quem pode plantar uma igreja? 


Qualquer um sob a liderança do Espírito Santo que sente o chamado de Deus para plantar igreja pode fazê-lo. Jovens, idosos, ricos, pobres, cultos ou sem educação formal poderá fazê-lo.  Deus usa as pessoas comuns para confundir o mundo, e até mesmo os líderes da igreja!


2 – Onde deve ser a igreja ser plantada? 


O lugar mais obvio é começar onde existe um área populacional ainda não alcançada. No entanto, considere as seguintes áreas que tendem a ser mais receptivas ao evangelho: 


 - Áreas de maior concentraçào populacional;

 - Áreas de maior crescimento urbano, geralmente bairros onde há processo de urbanização e industrialização; 

 - Áreas geográficas onde outras igreja estão crescendo;

 - Áreas onde as pessoas estão passando por mudanças, elas podem ser produzidas  por migrações internas, deslocamento para outra residência, guerras, catástrofes, ou acontecimentos que produzem mudanças num indivíduo como prisão, gravidez, desemprego, morte, etc.


3 – Quando devem iniciar as reuniões? 


Pode-se usar o método do testemunho pessoal ou grupos de estudo da Bíblia ou qualquer outra abordagem (falaremos disto mais a frente).As reuniões devem ocorrer na base semanal, assim que se tenha um núcleo inicial dos futuros membros, um local de reuniões e um programa de ação. Mas as pessoas é que determinam quando devem ocorrer as reuniões. Ajude-os a desenvolver habilidades de liderança necessárias a uma igreja autogovernada. 


Reflexão e Prática


Escreva o perfil que descreve uma pessoa típica que a igreja deseja alcançar na comunidade: 

Idades;

Educação;

Renda;

Emprego ou profissão;

Formação religiosa ou cultural.


Capítulo 7 : Canteiros de Mudas e Sementes Produtivas 

Igrejas não são primariamente edifícios, nem primariamente organizacões. Igrejas são pessoas! Vejamos como atrais pessoas a partir de um “núcleo” ou grupo inicial.


Construindo o Núcleo


Dudley e Gruesbeck em seu estudo sobre novas igrejas adventistas, faz interessantes observações sobre essas igrejas. Ele sugere que as novas congregações deveriam maximizar seu crescimento estabelecendo-se em áreas de concentração da massa populacional e que estejam dentro de um raio de 5 a 10 Km de outra igreja que sirva de apoio a essa nova congregação. E que modelo mais usado pela Igreja Adventista  é o método da colmeia,  discutido no capítulo 3. Nesse caso, o novo núcleo é resultado de uma Igreja que financiará e dará apoio ao novo projeto.


Charles L. Chaney sugere passos que uma congregação local pode dar para encontrar pessoas  dispostas a fazer parte de uma nova congregação. 


1 – Selecione uma Força Tarefa de Plantio de Igreja- FTPI

Dê aos líderes leigos a responsabilidades de abrir novas igreja. Essa  força tarefa deve ter status de importancia equivalente aos outros departamentos da igreja.


2 – Treine a Força para a sua Tarefa – 

Exponha-os aos melhores livros, artigos, fitas de vídeo e seminários sobre plantio de igreja. Começe do nível elementar e ajude-os a crescer em conhecimento, entusiasmo e habilidades no plantio de igrejas.


Maneiras de Construir o Núcleo 


Apesar da conclusão de que a melhor maneira de se obter um núcleo é através de uma já estabelecida igreja de 150 membros ou mais que serve como a patrocinadora do programa, no entanto, há outras maneiras de fazê-lo: 


1 – Pequenos Grupos: Este método não se detém apenas em obter pessoas da igreja como parte do grupo inicial, mas é um forma de buscar outras da comunidade para se tornarem parte do núcleo de uma igreja. Discutiremos mais sobre esse tópico adiante. 

2 – Eventos Criativos de Evangelização. Esses eventos podem ser relacionados  com temas sobre seminários sobre o stress, etc. Pode-se também realizar eventos musicais, dramas ou qualquer outra idéia que atraia pessoas à congregação.

3 – Evangelismo Público. Nesse amplo meio urbano, esse é um excelente método de edificar um núcleo para uma nova congregação.

No entanto a pesquisa de Dudley e Gruesbercic indica que o método mais efetivo de construir um núcleo é através de uma igreja-mãe com cerca de 150 membros e que esteja a uma distancia entre de 5 a 10 Km da nova congregação 


Reflexão e Aplicação


1 – Que métodos você usará para obter núcleo de sua igreja:

    Pós                   Contra

a – Força Tarefa de Plantio de Igrejas ______              ______

b – Evangelismo Público ______              ______

c – Pequenos Grupos ______              ______

d – Eventos Evangelísticos ______              ______

e – Contatos de porta em porta ______              ______


2 – Estabeleça alguns alvos de retiros, seminários, grupos de oração, que ajudarão a sua congregação a desenvolver a dinâmica de amor, fé e oração. Uma vez estabelecidos os alvos, prossiga com as estratégias e detalhes do planejamento.

Exemplo:

Tema do Retiro:

 - Possíveis datas;

 - Localização;

 - Público alvo;

 - Projeção de despesas.


Tema do Seminário

 - Possíveis datas;

 - Localização;

 - Materiais;

 - Público alvo;

 - Despesas.


Capítulo 8 : A Sementeira Germina

Você necessita Ter cuidadosa atenção para vários detalhes antes de abrir as portas da nova congregação para o seu primeiro programa.


O Local de reuniões:


Você já cuidou dos aspectos geográficos, tais como visibilidade  e acessibilidade do seu local de reuniões. Também já se decidiu sobre o tipo de instalações desejado: salão, escola, ou outra possibilidade. Pensemos em alguns fatores que ajudarão no sucesso do seu primeiro programa público:  


1 – Aparência: Os membros do seu grupo podem ajudar a tornar as instalações agradáveis e convidativos removendo os vazamentos dos telhados e a tinta descascada das paredes antes do culto inaugurativo. Pode estar certo de que os convidados irão perceber a vidraça quebrada ou a grama aparada do jardim, e Ter uma desagradável impressão.


2 – Limpeza: Um ambiente limpo é atrativo e agradável. Há duas áreas em particular que merecem atenção especial: o banheiro dos homens e o das mulheres. Não expulse seus convidados porque você subestima os pequenos detalhes. 


3 –Estrutura das Instalações: As instalações tem espaço adequado e apropriado para acomodar seus programas? Há lugar para o programa das crianças? É limpo e acolhedor? Tem boa acústica? Poucas coisas são mais frustrantes do que freqüentar um serviço que não se consegue ouvir. É a iluminação adequada ou o ambiente é muito escuro? A atenção para esses detalhes é importante!


4 – Sinalização: Você pode fazer placas de cores atraentes para os diversos departamentos e instalações da igreja. Nada é mais constrangedor para um convidado do que perguntar onde fica o banheiro. Minimize essas situações de desconforto com a comunicação visual. 


Anunciando sua Primeira Reunião


Uma vez decidida a data para o primeiro culto publico, você precisa planejar maneiras de anunciá-lo par a comunidade. Há maneiras de fazê-lo:


1 – Mala Direta: Um convite atrativo com um texto bem elaborado enviado de forma personalizada  causa um grande impacto. E esse impacto pode ser maximizado caso esse convite seja seguido por outro.


2 – Rádio: O preço pode ser assustador, mas talvez o seu orçamento permita um anúncio do seu primeiro programa. Não anuncie em estações cujo perfil de audiência não seja compatível com o tipo de pessoas que você está tentando atrair. Se o seu serviço de culto será um tanto formal e clássico, não anuncie em programas de música sertaneja. 


3 – Televisão: Algumas emissoras locais podem oferecer algum serviço público de divulgação a um investimento mínimo ou zero. Especialmente os programas d saúde ou cursos anti-tabagismo, stress , que são de utilidade publica. Terão uma simpática acolhida por alguns canais de TV em seus noticiários locais.


4 – Web Page: Embora nem todos tenham acesso à Internet, aqueles que fazem estão percebendo que esse é uma maneira interativa e atraente de apresentar sua igreja ao publico. Isso causa uma impressão positiva na geração mais forte.


5 – Porta a Porta: organize um plano de distribuição de convites na área que se pretende cobrir, de tal maneira que cada casa receba o anúncio do programa.


Três Questões Cruciais 


Os convidados que atenderão ao seu primeiro serviço farão três importantes questões que você deverá dar cuidadosa atenção antes mesmo de realizar o primeiro culto.


1 – “É o sermão interessante e se aplica à minha pessoa?”

Nós vivemos na era da mídia e da diversão em massa. Pessoas esperam excelência nas apresentações que irão ouvir, e certamente aplicarão o mesmo padrão ao sermão do pregador. Se a mensagem não causar impacto em sua vida pessoal, eles provavelmente não retornarão. 


2 – “O programa das crianças é instrutivo e atrativo?”


Os pais que freqüentarão seus serviços e confiam seus filhos aos seus cuidados irão verificar o interesse dos filhos. Como as crianças respondem  a essa questão irá determinar se voltarão ou não. Os pais sempre perguntarão aos filhos: “Você gostou?” e “você aprendeu alguma coisa lá?” Se a resposta das criança for positiva e entusiástica, provavelmente se tornarão membros de sua igreja.


3 – “A igreja quer meu dinheiro?”


Uma das reclamações que mais se ouve hoje em dia é: “Tudo que lhes querem é o meu dinheiro”.

É verdade que toda organização necessita de recursos para continuar sua operação, mas a questão do dinheiro pode ser abordada com tato, de maneira que os convidados não indevidamente pressionados a apoiar uma organização, que eles ainda tem certeza se querem pertencer. Durante as primeiras semanas, seria prudente evitar estressar a igreja com apelos financeiros.


Aplicação e Prática


1 – Como um guia para a escolha do local para o seu primeiro culto, assinale os fatores numa escola de 1 a 5 (como o melhor):

a – Aparência do local 1     2     3     4     5

b – Limpeza do ambiente 1     2     3     4     5

c – Espaço/disposição 1     2     3     4     5

d – Sinalização Interna 1     2     3     4     5

e – Estacionamento 1     2     3     4     5

f – Iluminação/som 1     2     3     4     5


2 – Sobre a propaganda disponível, qual você usará para promover seu primeiro culto?


a – Mala direta 1     2     3     4     5

b – Rádio 1     2     3     4     5

c – TV 1     2     3     4     5

d – Porta a porta 1     2     3     4     5

e – Outras 1     2     3     4     5


3 – Avalie os sermões que serão apresentados nas primeiras 6 semanas.

S       N   - Os títulos dos sermões são interessantes?

S       N   - A introdução desperta e prende a atenção das pessoas?

S       N   - Têm ilustrações cativantes e atualizadas que o ouvinte se        identifica?

S       N   - São os pontos do sermão suficientemente claros?

S       N   - Quanto tempo de duração? Lembre-se que as pessoas não se concentram por mais de mais hora.

S       N   - O ouvinte pode aplicar a mensagem no trabalho ou no lar?

S       N   - Que resposta ele provoca nos ouvintes? 


4 – Avalie na escala de 1 a 5 os seguintes aspectos:

 - Equipe:

Cortes 1     2     3     4     5

Entusiática 1     2     3     4     5

Preparada 1     2     3     4     5


 - Ambiente:

Seguro 1     2     3     4     5

Atrativo 1     2     3     4     5

Limpo 1     2     3     4     5


 - Propaganda:

Interessante 1     2     3     4     5

Apropriada p/ o Auditório 1     2     3     4     5

Estimulante 1     2     3     4     5

 

Capítulo 9 : NUTRINDO A NOVA PLANTA


Você terá de planejar para o crescimento de sua igreja desde o seu início. Uma vez iniciado o primeiro culto, caso se perca o impulso do crescimento contínuo, será muito difícil recuperá-lo nas semanas seguintes. Por isso, considere as seguintes de começar bem a sua nova igreja:


1 - Comece com um número razoável de pessoas como núcleo

Peter Wagner sugere que se você pretende crescer além da barreira dos 200 membros, você necessita começar com um grupo inicial de 50 pessoas. Na física nuclear há a necessidade de uma quantidade mínima de material de fissão para produzir uma reação em cadeia. Isso é chamado de massa crítica. Assim também, você precisa de um certo número de pessoas em seu núcleo para garantir o crescimento.


2 - Comece com uma equipe adequada


Estudos em crescimento de igrejas indicam que para gerar uma mentalidade de crescimento, em vez de uma mentalidade de manutenção, é necessário ter alguém da equipe com dedicação de parte do tempo para cada 150 membros. Caso não seja possível, procure ter uma equipe de duas a sete pessoas com variedade de dons complementares para a tarefa de começar novas igrejas.


3 - Comece com os membros da igreja mobilizados

A chave para quebrar a “barreira de 200” membros é treinar e equipar os membros da igreja para realizar o ministério. Há 2 fases nesse processo:


a - Fase da educação sobre os dons espirituais, métodos de evangelização, técnicas de decisão, etc.

b - Fase da mobilização – os membros são designados a uma tarefa específica ou a um ministério segundo seus dons.


4 - Comece com uma estrutura de organização

Há alguns princípios gerais a considerar ao elaborar uma estrutura:


a - Simplicidade: não exagere a ponto das pessoas não entenderem como tudo se encaixa.


b - Equilíbrio: para que a igreja seja saudável, é necessário haver uma certa proporcionalidade entre as áreas de administração, evangelismo, adoração e conservação.


5 - Comece com uma estratégia de assimilação

Win Arn dá oito características de um membro incorporado. Pense nesses atos característicos para desenvolver uma estratégia de assimilação para a sua igreja.


a - Novos membros devem ter pelo menos 7 novos amigos na igreja.

b - Novos membros devem ser capazes de identificar seus dons espirituais.

c - Novos membros devem se envolvidos em pelo menos uma ( é preferível ter mais) tarefa ou ministério no igreja, apropriado ao seu dom.

d - Novos membros devem ser ativamente envolvidos em pequenos grupos.

e - Novos membros devem demonstrar um compromisso financeiro regular para com a igreja.

f - Novos membros devem entender e identificar os alvos da igreja.

g - Novos membros devem freqüentar os cultos regularmente.

h - Novos membros devem identificar amigos e familiares, e esforçar-se para ajudá-los a se tornarem membros da mesma igreja.


Reflexão e Aplicação


1 - Quantas pessoas você pretende Ter em seu núcleo antes de iniciar o primeiro serviço de culto público? Qual a sua estratégia para recrutar o núcleo?

 Quantos?

 Estratégia:


2 - Como será a equipe da nova igreja? Serão voluntários ou pagos? Se pagos, de onde virão os recursos? Os seus dons complementam um ao outro?


3 - Desenvolva uma estratégia de mobilização para os membros da sua igreja.


4 - Com sua equipe, elabore uma estrutura administrativa que melhor se adapte a sua igreja. Coloque esta estrutura de maneira visual.


5 - Qual será a sua estratégia de assimilação para incorporar os novos membros?


Capítulo 10 : SEMENTES COM PODER REPRODUTIVO                      


O mandato para reproduzir é bíblico e prontuário. A ordem de Deus para todo ser criado desde a primeira semana foi: multipliquem-se.

Quando sua igreja poderá se reproduzir:


A resposta dependerá de dois fatores: o tamanho da igreja “mãe” e o crescimento da igreja mãe. Consideremos esses dois fatores:


1 - O tamanho da igreja “mãe” – pesquisas têm demonstrado que algumas igrejas abriram novas congregações quando eles tinham 150 membros, enquanto outros só o fizeram  quando tinham mais de 200 membros. 


A conclusão de Dudley e Gruesbercic é que as igrejas  adventista  mais bem sucedidas em seu crescimento, tiveram uma igreja “mãe” com um número mínimo de 100 membros.


2 - O Crescimento da igreja “mãe” – O momento ideal para iniciar uma nova congregação ocorre quando a igreja “mãe” é saudável e está crescendo. Logo, deveria uma igreja estagnada ou em declínio evitar lançar um projeto de iniciar uma nova congregação? 


Toda igreja tem um ciclo de vida que vai desde o nascimento, a estagnação, o declínio e eventualmente a morte. Win Arn sugere que uma igreja na fase de declínio ou de estagnação necessita de um evento de intervenção. E um dos eventos para benefícios a própria, mãe com propósito e vitalidade é plantar uma nova congregação. 


Como sua igreja pode-se reproduzir:


Albry Malphurs, autora de “plantando igrejas para o século 21”, sugere os seguintes passos no processo de reprodução:


1 – Ore por novas igrejas: Se você como líder não está comprometido com o plantio de novas, seus membros tampouco se comprometerão. E uma maneira de encorajá-los a orarem por novas igreja é envolvê-los no processo de começar novas igrejas. Ao se envolverem, serão motivados a orar por novas igrejas.


2 – Lançar a visão de plantio de Igrejas: Lembre-se! Falhar no planejamento é planejar falha! Assim, longe a visão de plantar novas igrejas continuamente através de sermões, cartas missionárias, “banners”, videotapes, notas no boletim ou artigos,. Use dramas durante os serviços de culto ou no programa dos jovens para enfatizar a visão de plantio de igrejas. Prepare uma fita K-7 para ser distribuída para cada família  da igreja, ou use a sua criatividade para pensar em diferentes maneiras de fixar a visão de crescimento em sua igreja.


3 – Identifique a área alvo: Você precisa agora localizar um grupo específico de pessoas que evangelizará em um local específico. Identifique-os e comece a reunir informações sobre eles. Visualize as pessoas que você está tentando alcançar através da nova igreja.

4 – Selecione e equipe uma liderança: Recrute líderes experientes da sua igreja que gostariam de fazer parte da nova congregação. Treinamento para essa a fim de que se preparem para os desafios de uma nova congregação.

5 – Recrute um grupo comprometido ou núcleo inicial da nova igreja: Com um mapa na mão, descubra quantos dos seus membros vivem na área onde a nova igreja será plantada. Encoraje essas pessoas a deixarem a sua igreja para um projeto pioneiro. 

6 – Financie a nova igreja: Crie um fundo especial para que os membros contribuam ou reservar um item do orçamento para que cada mês uma quantia seja dedicada para financiar os primeiros meses da nova igreja. O alvo é permitir que a nova igreja seja auto-suficiente, assumindo seu próprio alçamento. 

Ao seguir esses 6 passos, sua congregação poderá ajudar outras igrejas em seu processo de iniciação.


Reflexão e aplicação 

1 – Estabeleça uma meta para a sua igreja de abrir uma nova congregação: 

Mês / ano

Três opcões de localização 

Equipe de plantadores ou pioneiros

2 – Defina uma estratégia de lançamento da visão de plantio de igreja em sua congregação. Use todos recursos disponíveis, inclusive softwares.

3 – Com a sua liderança, determine a melhor maneira de levantar fundos para ajudar a nova congregação. 

 

Por

Emílio Abdala


Condensado do livro “Seed planters Guide”de Gale Hendrick


Baseado em Charles Chaney, Church Planting at the end of the Twentieth Century.


( Wheaton; il: Tyndale, 1991)