22. Sabélio da Líbia

22. Sabélio da Líbia

Trinitarianismo – Século II – Líbia

O Pai, o Filho e o Espírito Santo são revelações diferentes de uma mesma Pessoa.

Sabélio da Líbia foi um influente teólogo do segundo século depois de Cristo. Ele nasceu na Líbia ou Egito e tornou-se célebre por defender uma doutrina chamada “sabelianismo”, que foi adotado pelos cristãos da Cirenaica, cidade da costa oriental da moderna Líbia.

O sabelianismo também é conhecido como modalismo ou monarquianismo. Trata-se de uma crença não trinitária de que Deus Pai, Deus Filho são apenas diferentes manifestações do mesmo Deus. 


Portanto, o Pai e o Filho não são pessoas distintas, mas apenas aspectos diferentes do tratodivino para com a humanidade. 

Deus teria manifestado sucessivamente como o Pai, depois como o Filho e posteriormente como o Espírito Santo. A crença foi tão influente que ainda tinha adeptos no século VII.

Sabélio foi um dos primeiros teólogos cristãos a aplicar a lógica aristotélica ao cristianismo, e tonou-se famoso quando foi para Roma pregar a sua doutrina peculiar. 

Embora afirmasse a unidade de Deus, ensinou que a divindade se expressa em três operações: Pai, Filho e Espírito Santo.

Os mais proeminentes defensores do sabelianismo dessa época foram Noetos, Praxeas, Calixto e o próprio Sabélio.

Alguns dos mais proeminentes críticos do sabelianismo foram Tertuliano de Cartago (160-220), Hipólito de Roma (170-236) e Orígenes de Alexandria (185-253). 

Porém, o maior crítico foi Tertuliano, que deixou transparecer em sua obra que a maioria dos crentes daquele período era simpatizante do sabelianismo. Afinal de contas, sendo Deus um só, então Ele se manifestou como Pai, depois como Filho e posteriormente como Espírit Santo.

Tertuliano escreveu: “Com isto Praxeas fez um duplo serviço para o diabo em Roma: ele desviou a profecia para longe e a trouxe em heresia; pôs em voo o Paracleto, e crucificou o Pai”.

Sabélio foi excomungado pelo bispo de Roma Calixto I, em 220. A heresia foi condenada por um sínodo de Roma em 262.

Clique AQUI para acessar os outros temas.