Devemos ungir os doentes com óleo?

orar doentes oleo

32 - São Tiago 5:14 fala sobre a Unção. Deverão receber a Unção somente os doentes?

No livro A Ciência do Bom Viver há um capítulo inteiro sobre o assunto, e é leitura muito linda, que recomendamos; ali encontramos trechos interessantes que guiam os anciões, ministros e outros que participam na oração aos doentes, e também há orientação segura e divina para o próprio enfermo.

O orar pelos doentes é um assunto tão importante que não deve ser feito descuidadamente. Eu creio que devemos levar cada caso ao Senhor, e revelar a Deus todas as nossas fraquezas e especificar todas as nossas perplexidades. 

EXPLICAÇÃO


Quando em tristeza, quando incertos com referência ao caminho a tomar, dois ou três que estão acostumados a orar deviam se unir e pedir ao Senhor que sua luz brilhe sobre eles, e que conceda sua graça especial; e ele atenderá suas petições, responderá a suas orações ... 

Eu entendo que o texto em Tiago deve ser aplicado quando uma pessoa está doente, de cama, e chama os anciões da igreja, e eles, seguindo a orientação de Tiago, ungem o doente com óleo no nome do Senhor e oram sobre ele a oração da fé ... 

Não é nosso dever chamar os anciãos da igreja por qualquer pequena enfermidades que temos, por que assim sobrecarregaríamos os anciões ...; mas o Senhor nos dá o privilégio de buscá-lo individualmente em oração fervorosa, descansando nele o peso de nossa alma ... 

Oh! Quão gratos devíamos ser pelo fato de que Jesus está desejoso e é capaz de levar todas as nossas enfermidades e fortalecer-nos, e curar todos os nossos males se isto for para o nosso bem e para sua glória! 

Alguns morreram nos dias de Cristo e dos apóstolos por que o Senhor sabia exatamente o que seria melhor para eles.

O doente ao ser ungido deve saber o que está pedindo, deve ter confessado os seus pecados, deve estar disposto a seguir a reforma pró-saúde, etc., se Deus o curar. Vemos assim que o doente pode estar consciente.

Entendo que a unção deve ser feita quando os recurso humanos tenham chegado ao seu limite, mas esta pode ser uma opinião minha, particular.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.