A Nova Terra será o Jardim do Éden ou uma cidade?

nova terra cidade santa

33.A - A Nova Terra será o Jardim do Éden restaurado ou uma cidade?

Introdução:

É preciso lembrar que um dos princípios de interpretação da Bíblia é não especular o que não está revelado. 

Vez por outra, surgem perguntas ou dúvidas que não são fundamentais ou vitais para a nossa salvação e não devem nos causar desânimo ou falta de fé, pois tudo o que precisamos saber para obter o perdão e a salvação pela fé em Jesus e sua graça, está amplamente escrito por toda a Bíblia nas suas diferentes formas e maneiras.

Portanto, saibamos os limites do que a Bíblia diz, pois são suficientes para nos orientar o caminho para a Salvação, e aquilo que não estiver escrito claramente na Bíblia, é melhor guardar silêncio. Esperar para ver é uma atitude prudente, sábia e coerente para qualquer cristão.


A Nova Terra: uma cidade ou um jardim?


Diversas passagens bíblicas, são claras em apresentar a Nova Terra como sendo uma cidade. Veja algumas delas:

A - Apoc. 21:2: “E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo”;

B - Referindo-se a Abraão, em Hebreus 11:10 está escrito: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, do qual o artífice e construtor é Deus.”

C - Apoc. 21:16: “E a cidade estava situada em quadrado ... e mediu a cidade com a cana até doze mil estádios.”

D - O Profeta Isaías no capítulo 60 de seu Livro, no final do verso 14 diz: “... e chamar-te-ão a cidade do Senhor, a Sião do santo de Israel.”

E outras passagens que poderiam ser somadas a estas para mostrar que a Nova Jerusalém será de fato uma cidade.

Segue agora a pergunta: Não será então a Nova Terra o Jardim do Éden restaurado?

Veja o que a Bíblia responde:

Apoc. 22:1 e 2: “E mostrou-me o rio puro de água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 

No meio de sua praça, e de uma e outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para cura das nações.”

A Bíblia é clara em apresentar que na Nova Jerusalém, haverá um rio, uma praça, uma árvore ... O que nos faz imaginar que as belezas do Jardim do Éden, poderão fazer parte da cidade de Jerusalém.

O escritor do Livro de Apocalipse, o apóstolo João, revela a medida da cidade, conforme Apocalipse 21:16: “... e mediu a cidade com a cana até doze mil estáfios.”

Decifrar a medida exata do que significa doze mil estádios, é um tanto desafiador, pois existem várias hipóteses de medidas em metros, porém há uma medida que alguns comentaristas e teólogos consideram ser aproximada que 12 mil estádios: seriam mais ou menos como o tamanho do Estado de São Paulo. Pergunto então: Não caberia nesta cidade o Jardim do Éden? Esforcemo-nos e oremos para estar lá para vermos.

33.B - Porque vamos precisar de abrigo na céu?

Vamos ter casa no céu para nos abrigarmos de quê?

O Livro de Apocalipse, que nos oferece muitos dados sobre o fim dos tempos e da Nova Terra, diz que na Nova Jerusalém “não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira”. conforme Apoc. 22:27, o que permite entendermos que no céu não haverá ladrões, bandidos, etc.

Está escrito também que “a cidade não necessita nem de Sol nem da Lua, para que resplandeçam, porque a Glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua Lâmpada.” Porque então casas? Isaías 65:21 diz: 


“E edificarão casa e as habitarão, plantarão vinhas e comerão o seu fruto.” 

Para responder esta pergunta, vamos olhar para o início de nossa história.

Quando Deus criou Adão e Eva, lhes deu também um Lar: o jardim do Éden. Toda a terra era bela, tudo o que Deus havia feito era muito bom.

 Mas Adão e Eva tinham o seu cantinho, o seu Lar. Deus criou para eles um jardim, o Jardim do Éden, toda a terra e os animais estavam sob seu domínio, mas o Jardim do Éden era o lar deles.

A privacidade, o senso de ter o seu espaço próprio, o seu lugar, parece-nos que sempre foi o plano de Deus. Note: Jesus, certa ocasião, mostrou a falta deste espaço particular, como diz o Evangelho de Mateus 8:20 


“As raposas tem covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

Fiquemos portanto, com o que a Bíblia diz: “E edificarão casa e as habitarão” o restante são inquietudes; vamos nos empenhar em estarmos lá para ver não adianta conjectuar o que Deus não revelou.

33.C - Como será o relacionamento de marido, esposa e filhos no céu?

O Evangelho de Mateus no capítulo 22 a 33, relata-nos quando os saduceus em certa ocasião, interrogaram Jesus propondo-lhe uma questão de uma mulher que teve 7 maridos, e após a ressurreição de todos, com quem a mulher ficaria? Jesus então respondeu: 


“Errais não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.”

E a Bíblia confirma isto, quando diz que nosso corpo será transformado num piscar de olhos, e o que é corruptível se revestirá da incorruptibilidade, e que isto que é mortal, se revista da imortalidade, conforme está escrito em I Cor. 15:52 e 53.

Os salvos serão transformados, e serão como os anjos, onde não haverá casamentos nem procriação. Portanto, estaremos numa esfera mais elevada, pois o homem foi criado segundo a Bíblia um pouco inferior aos anjos, conforme Hebreus 2:7, que diz: “Fizeste-o um pouco menor do que os anjos, de honra e glória os coroaste ...”

O idioma que vamos falar no céu, será a língua dos anjos. Em I Cor. 13:1, o apóstolo Paulo menciona que os anjos tem a sua linguagem peculiar.


CONCLUSÃO


Amigo ouvinte, encerro esta Consultoria Bíblica com o texto de I Cor. 2:9: “Mas como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviam, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam.”

Ou seja, o que conseguirmos imaginar, assim não será o Céu; pois, o que Deus está nos preparando, não há como descrever com palavras. 

Está além de nossa compreensão. Fiquemos, portanto, com os dados que a Bíblia nos oferece, alegremo-nos com a certeza de que Deus está preparando um lugar para aqueles que o amam.

Vamos pois, amar a Jesus, seguí-lo de todo o coração, lembrando que amar não significa apenas dizer “Eu o amo”, mas seguir os seus mandamentos, pois Ele disse, conforme o Evangelista João, no capítulo 14:15, as seguintes palavras: “Se me amais guardareis os meus mandamentos.”

Amigo ouvinte, vamos seguir os passos de Jesus, Ele nos deu o exemplo, e a recompensa será muito além de nossas expectativas. Lembre-mo-nos que vale a pena seguir a Cristo. Temos um Céu a ganhar; e um inferno a evitar. Gostaria você de sempre seguir a Jesus?

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.