Acontecimentos da segunda vinda de Cristo

volta de jesus biblia

31 - Por ocasião da segunda vinda de Jesus terão lugar os seguintes acontecimentos:

I - Os justos mortos ressuscitarão - I Tessalonicenses 4:16 diz: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” Esta também é chamada a PRIMEIRA RESSURREIÇÃO, conforme Apocalipse 20:6 onde está escrito: “Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição...”

II - Os santos (justos) vivos serão transformados. I Coríntios 15:52 diz: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”

III - Todos os justos (os que estavam vivos e os que ressuscitarem) serão levados ao céu. I Tessalonicenses 4:17 diz: “Depois nós os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.”

IV - Os ímpios vivos serão destruídos (mortos) pelo resplendor da manifestação de Deus. II Tessalonicenses 2:8 diz que o Senhor matará o iníquo com o sopro de Sua boca.

V - Esta Terra ficará desolada, vazia. Jeremias 4:23-26 relata: “Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinha luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, e eis que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor de sua ira.”

VI - Satanás será preso. Diz Apocalipse 20:1-3 - “Então vi descer do céu um anjo, tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois é necessário que ele seja solto pouco tempo.”

EXPLICAÇÃO


A palavra abismo vem do grego ABYSSOS e é a mesma que descreve o estado caótico da Terra mencionado em Gênesis 1:2. “A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo”. 

Evidentemente os acontecimentos finais - as convulsões da Natureza mencionadas em Apocalipse 16:18-21 - reduzirão a Terra a um estado semelhante ao descrito em Gênesis 1:2.

Durante mil anos ou um milênio, Satanás não terá seres humanos para tentar: estará preso por uma cadeia de circunstâncias. “Durante mil anos vagueará de um lugar para outro na Terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus.”

Onde estarão os justos durante esses mil anos? Os justos que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo e os justos que ressuscitarem estarão todos no CÉU durante os mil anos. 

I Tessalonicenses 4:17 (já lemos o texto anteriormente) diz que subirão para o encontro com Cristo entre as nuvens. Apocalipse 20:4 diz mais: “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. E viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”

Portanto, durante os mil anos, ou milênio, os justos se ocuparão da obra de julgamento dos ímpios. A Bíblia diz: “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? ... Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?” I Cor. 6:2 e 3.

Juntamente com Cristo, o grande Juiz, eles examinarão o relatório da vida de cada um, contido no livro do Céu (Apoc. 20:15) e comparar-lo-ão com o divino código - a santa lei de Deus, determinando a extensão do castigo. 

Evidentemente julgarão também os anjos caídos. Deus permitirá a participação dos salvos na obra de julgamento dos ímpios para que vejam a justiça divina e não haja dúvida quanto ao castigo aplicado. 

Então irão declarar: “Justos e verdadeiros são os Teus caminhos. ó Rei das nações”. Apocalipse 15:3.

Completados os mil anos, a Jerusalém celestial será transferida para a Terra, juntamente com os salvos. Apocalipse 21:2 diz: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” Os pés de Cristo pousarão no monte da Oliveiras o qual se fenderá e aquela região será a capital do novo governo de Cristo (Zacarias 14:4,5).

Em seguida todos os ímpios, desde o princípio do mundo, ressuscitarão para receberem o castigo merecido.

Os justos estarão dentro da cidade - os ímpios fora dela.

Voltando os ímpios à existência, Satanás será solto pouco tempo. (Apocalipse 20:3 última parte), pois terá novamente pessoas para enganar. Diz a Bíblia em Apocalipse 20:8 e 9 - 

“E sairá a seduzir as nações ... a fim de reuni-los para a peleja. O número desses é como a areia do mar. Marcharam então pela superfície da Terra e situaram o acampamento dos santos e a cidade; DESCEU, PORÉM, FOGO DO CÉU E OS CONSUMIU.”

Satanás moverá os seus anjos e as hostes dos ímpios a um último e desesperado ataque contra o povo de Deus. Mas ... fogo desceu do céu. A terra inteira será transformada num lago de fogo (II Pedro 3:10; Apocalipse 20:10).

Nesse lago perecerão Satanás, seus anjos e todos os ímpios. Diz a Bíblia: “E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Apocalipse 20:15.

Portanto, Ricardo, o milênio, os mil anos, serão no Céu - os justos que estiverem vivos por ocasião da volta de Cristo mais os justos que ressuscitarem nesse dia. Com relação a Zacarias 14:16-21 é muito simples. 

A maioria das promessas feitas através dos profetas do Velho Testamento é de duplo cumprimento: um local e o outro futuro. Um refere-se ao Israel literal, outro ao Israel espiritual. 

Zacarias, bem como Isaías e outro descrevem novos céus e nova terra que Deus se proporia instaurar se Israel atendesse às mensagens dos profetas e cumprisse o propósito divino, após o livramento do cativeiro. 

Porém, Israel falhou. Não cumpriu a sua parte. Em Israel não se cumpriram as condições da Nova Terra. Temos, então, de buscar a aplicação secundária. Uma leitura atenta de Zacarias 14:16-21 revela que as promessas ali feitas referiam-se ao Israel literal. O povo que falhou e não pôde receber a bênção prometida.

“Os ímpios ficarão sofrendo eternamente num lago de fogo?”

Essa pergunta é importante. E a resposta é NÃO. Certas expressões das Escrituras podem dar a impressão de que o tormento do ímpio não terá fim.
Referimo-nos às expressões “PARA SEMPRE”, “PARA TODO O SEMPRE” e a palavra “ETERNO” que a Bíblia emprega com respeito ao castigo do ímpio. 

Temos também a expressão “FOGO QUE NUNCA SE APAGA” ou “FOGO INEXTINGUÍVEL”. Vejamos o sentido a elas dado na Bíblia:

A - “PARA SEMPRE”. Onésimo, servo de Filemon, devia ser possuído por seu senhor “para sempre”. Filemon, verso 15. O menino Samuel deveria permanecer no tabernáculo “para sempre”. I Sam. 1:22. O sentido de “para sempre” nestes casos é a duração de uma vida humana;

B - “PARA TODO O SEMPRE”. O castigo do ímpio será “para sempre”, ou “pelos séculos dos séculos”. (Apoc. 14:11; 20:10). Também a terra de Edom, ao sul da Palestina, seria queimada com fogo cuja fumaça subiria “para sempre”, e ninguém passaria por Edom “para sempre”. Isaías 34:9 e 10. 

Entretanto, quem queria poderia passar hoje (1994) por Edom. O sentido é que a destruição do país seria completa e completa seria a sua desolação, por um determinado espaço de tempo;

C - O ímpio sofrerá a pena do “fogo eterno”. Mateus 25:41. Sadoma e Gomorra também sofreram a ação do “fogo eterno” e foram até postos por exemplo dos que terão de sofrer a mesma pena (Judas 7). 

Foram, porém, totalmente destruídas, reduzidas a cinzas (II Pedro 2:6). Não estão queimando até hoje;

D - Jesus falou do fogo ao qual será lançado o ímpio, como “fogo que nunca se apaga” Marcos 9:47 e 48. Jerusalém foi queimada com “fogo que nunca se apaga” (Jeremias 17:27.) 

Mas Jerusalém não continua queimando. O sentido de “fogo que nunca se acaba” é: fogo que não se pode extinguir, que executa plenamente a sua obra destruidora. consumada a destruição, ele cessa de arder.

A Bíblia diz que o “salário do pecado é a morte. Não um tormento sem fim. O castigo dos ímpios é chamado A SEGUNDA MORTE. Apoc. 20:14. Os ímpios sofrerão no lago de fogo, depois dos mil anos, tanto quanto mais graves tenham sido os seus pecados. MAS NÃO SOFRERÃO PARA TODA A ETERNIDADE. 

Eles serão reduzidos a cinzas. Malaquias 4:1-3 diz: “Pois eis que vem o dia, e arde como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem perversidade, serão como o restolho; o dia que bem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. 

Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazemos salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria. Pisareis, os perversos porque SE FARÃO CINZAS debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos Exércitos.” Sim, os ímpios queimarão. Virarão cinzas. Deixarão de existir.

O castigo dos ímpios é chamado nas Escrituras “obra estranha” a Deus. Isaías 28:21. Infligir sofrimento, destruir, não é segundo os sentimentos de Deus, porque não tem “prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu mau caminho e viva”. 

Ezequiel 33:11. Em tocantes palavras Ele pede: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”

Que admirável revelação de Deus! “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” II Pedro 3:9.

Todo o interesse do Céu está concentrado em salvar pecadores. Para salvar - e não para destruir - Deus deu o melhor que teve, o Seu divino Filho, o Senhor Jesus Cristo. Para salvar Deus faz pregar o evangelho, faz anunciar aos homens - a todos os homens - que em Cristo há remissão dos pecados, e há vida eterna. Para salvar Deus estende o tempo de graça - Ele espera, dá nova oportunidade, até que o coração do homem chegue ao arrependimento.

Os ímpios, lançados no lago do fogo serão os que tiverem rejeitado a salvação e preferiram seguir o Mal. A sua destruição será um ato de misericórdia da parte de Deus, para os justos viverem em paz e segurança.

E um outro detalhe importante: o fogo que destruirá Satanás e os ímpios, purificará a Terra das conseqüências do pecado. Diz II Pedro 3:10 e 13. “... e a Terra, e as obras que nela há, se queimarão ... Mas nós, segundo a Sua promessa, aguardamos novos céus e nova Terra, em que habita a justiça”.

Então Deus vestirá o nosso planeta de edênica beleza (Is. 35:1 e 2) e estabelecerá nele o Seu Reino. O plano original de que este mundo fosse habitado por uma raça perfeita (Isaías 45:18), será por fim executado.

Diz a Bíblia: “O efeito da justiça será paz, e o fruto da justiça repouso e segurança para sempre. 

O Meu povo habitará em moradas de paz, em moradas bem seguras, e em lugares quietos e tranquilos.” Isaías 32:17 e 18. “Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9.

Livres do pecado e suas conseqüências, a doença, a morte; livres dos sofrimento que elas acarretam e sem nenhum adversário para os tentar ao esquecimento do seu Criador, os salvos se deleitarão no amor e dádivas de Deus através da eternidade.

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.