O Pecado contra o Espírito Santo e a Trindade

Pecado contra espirito santo biblia

Certamente que todos vós que ireis ler este meu post conheceis bem estas palavras que foram proferidas pelo nosso Salvador, Senhor e Mestre, JESUS CRISTO:


"Portanto, Eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoada; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." (Mateus 12:31-32).

O que me parece não ser tão conhecido ou, pelo menos, não é tão falado, é o CONTEXTO no qual Jesus proferiu essas palavras.


O CONTEXTO IMEDIATO 


A passagem bíblica de Mateus 12:31-32 começa no versículo 22:


"Trouxeram-Lhe [a Jesus], então, um endemoninhado, cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de David?" (Mateus 12:22-23).

Seguramente, se houve pessoa que ficou RADIANTE por ter sido curada, foi o "endemoninhado, cego e mudo", pois a vida dele levou uma reviravolta de 180º, PARA MELHOR, obviamente. E não foi somente ele que ficou maravilhado ao ver e sentir o poder de Deus na sua (nova) vida. 

O texto bíblico, ao afirmar que "a multidão se admirava", deixa claramente a entender que uma "multidão" ficou igualmente fascinada ao ver aquela CLARA DEMONSTRAÇÃO DO PODER DIVINO EM EVIDÊNCIA!

Contudo, quem não ficou nada satisfeito com esse milagre realizado por Jesus, foram "os mesmos de sempre", os líderes religiosos do tempo de Jesus (e, neste caso, os mais "conservadores" dentre eles, os fariseus)! 

Como era possível tal coisa acontecer com eles? Certamente porque Jesus lhes "fazia sombra", isto é, o Seu ministério os incomodava porque expunha, claramente, diante de todo o povo, o que um VERDADEIRO MINISTÉRIO significava!


"Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este [referindo-se a Jesus] não expulsa os demônios senão por Beelzebú, príncipe dos demônios." (Mateus 12:24).

Jesus tenta, então, raciocinar com eles, apresentando-lhes argumentos tão lógicos quanto imbatíveis:

"Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? 

E, se Eu expulso os demônios por Beelzebú, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se Eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o reino de Deus. 

Ou, como pode alguém entrar em casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?" (Mateus 12:25-29).

Depois de ter "desmontado", na perfeição, o "prodígio de mentira" (2 Tessalonicenses 2:9) com que os fariseus O confrontaram, a saber, a INSINUAÇÃO de que Jesus expulsava demônios pelo poder do "príncipe dos demônios", a saber, o próprio satanás (repare que eles NÃO negaram que Jesus tinha, efetivamente, expulsado demônios, porquanto contra factos não havia argumentos, MAS... tentaram desprestigiar o Seu manifesto poder divino, lançando sobre Ele uma pérfida acusação), Jesus passa à ADVERTÊNCIA:


"Quem não é Comigo, é contra Mim; e quem Comigo não ajunta espalha." (Mateus 12:30). E, logo a seguir a estas palavras, Jesus fala da blasfêmia contra o Espírito Santo: "Portanto, Eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoada; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro." (Mateus 12:31-32).

Conseguem PERCEBER por que razão Jesus falou da "blasfêmia contra o Espírito Santo"? Porque os fariseus tinham identificado - repare nisto com MUITA ATENÇÃO! - o "Espírito de Deus" (v. 28) ou o "Espírito Santo" (v. 31 e 32), como sendo "Beelzebú, príncipe dos demônios" (v. 24)!!! Por outras palavras, identificaram o Espírito Santo como sendo o próprio satanás!

Recentemente, alguém (um antitrinitariano) escreveu-me, dizendo que o Espírito Santo em que a Igreja Adventista do Sétimo Dia crê (e crê ser uma Pessoa divina), é... o próprio satanás! Que coisa tremenda e... arrepiante!!! Julguem por vós mesmos: é isto uma repetição daquilo com que os fariseus confrontaram Jesus, sim ou não? Conseguem, então, perceber melhor QUEM é o espírito que, verdadeiramente, está por detrás dessa crença antitrinitariana? Sim, eu sei que muitos antitrinitarianos não creem nisso, mas, a menos que se arrependam (será que podem arrepender-se, se blasfemam d'Aquele mesmo que os pode convencer de pecado, que é o Espírito Santo (João 16:7 e 8)?), mais cedo ou mais tarde irão lá parar!

Neste outro post, apresentei um conjunto significativo de citações de Ellen White que mostram, sem margem para quaisquer dúvidas, que ela acreditava plenamente na doutrina bíblica da Trindade, o que pressupõe crer na personalidade e na total divindade do Espírito Santo. Pois bem - pasmem! - MESMO ASSIM, alguns tentaram "dar a volta ao texto"! 

É absolutamente incrível como a cegueira de alguns chega a níveis tão ousados e significativos! E o mais "incrível" de tudo, é que esses mesmos que REJEITAM essas afirmações inspiradas, CITAM OUTRAS AFIRMAÇÕES de Ellen White, como se fosse possível que EGW se contradissesse a ela mesma! Perante uma suposta "capa" de crença nos escritos inspirados de EGW... MINAM-SE OUTROS TEXTOS IGUALMENTE INSPIRADOS!

Sabem, no fundo, o que isto é? Resposta: uma ESTRATÉGIA DIABÓLICA para minar a confiança nos escritos de EGW. Atenção: não sou eu que o digo, foi ela própria que o disse:


"Uma coisa é certa: Os adventistas do sétimo dia que se colocam sob o estandarte de Satanás abandonarão primeiro a sua fé nas advertências e repreensões contidas nos Testemunhos do Espírito de Deus." (EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 84);

"O plano de Satanás é enfraquecer a fé do povo de Deus nos Testemunhos [nem que seja fazendo crer a alguns que os escritos de EGW foram adulterados!]. Em seguida vem o ceticismo no tocante aos pontos vitais da nossa fé, as colunas da nossa posição, depois as dúvidas acerca das Escrituras Sagradas, e então a caminhada descendente para a perdição. Quando os Testemunhos, nos quais se acreditava anteriormente, são postos em dúvida [porque, entre outras coisas, se crê que foram, supostamente, adulterados!] e rejeitados, Satanás sabe que as pessoas enganadas não pararão aí; e ele redobra os seus esforços até lançá-las em rebelião aberta, que se torne irremediável e termine em destruição." (EGW, Testemunhos para a Igreja, vol. 4, pág. 211).

Algumas perguntas cruciais: crê mesmo que satanás necessita de se preocupar em "enfraquecer a fé do povo de Deus [em TODOS os] Testemunhos? Ou será que, para ele, basta "enfraquecer a fé do povo de Deus" em... ALGUNS Testemunhos? Será que satanás conhece o princípio enunciado claramente pelo apóstolo Tiago: "Porque, qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos." (Tiago 2:10)? Será que ele conhece a recomendação divina de que NÃO DEVEMOS "acrescentar alguma coisa", NEM "tirar quaisquer palavras do livro desta profecia" (Apocalipse 22:18 e 19), princípio este que certamente se aplica a qualquer livro inspirado?


Disse Jesus: "Pelos seus frutos os conhecereis" - os "falsos profetas" (ver: Mateus 7:16, 20, 15). E Jesus TAMBÉM disse: "Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque MUITOS virão em Meu nome, ... e enganarão a MUITOS. E surgirão MUITOS falsos profetas, e enganarão a MUITOS." (Mateus 24:4-5, 11; minha ênfase em maiúsculas).

Querido/a amigo/a: CREIA E ACEITE A TOTALIDADE DA PALAVRA DE DEUS! CREIA E ACEITE A TOTALIDADE DOS ESCRITOS INSPIRADOS DE ELLEN WHITE! CREIA E ACEITE QUE DEUS ESTÁ A DIRIGIR A SUA IGREJA REMANESCENTE ORGANIZADA - A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA! 

Se não quiser crer e aceitar as proposições que acima enunciei, mas se preferir duvidar, você É TOTALMENTE LIVRE para o fazer! Mas saiba que, nesse caso, você acabará por cair em "rebelião aberta, que se [tornará] irremediável e [terminará] em destruição", na SUA destruição: "O homem [ou mulher] que, muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura." (Provérbios 29:1). "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22).


FONTE: Paulo Cordeiro é Pastor Adventista em Portugal.