Como lidar com os que não aceitam a doutrina de Cristo?

Não recebe em casa biblia

Podem, certamente, as seguintes palavras parecerem muito duras - especialmente nas nossas sociedades de hoje, "tão inclusivas" (mais para o mal do que para o bem!) - mas... É O QUE ESTÁ ESCRITO:

"Todo aquele que prevarica, e NÃO PERSEVERA NA DOUTRINA DE CRISTO, não tem Deus; QUEM PERSEVERA NA DOUTRINA DE CRISTO, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, NÃO O RECEBAIS EM CASA, NEM TÃO-POUCO O SAUDEIS. Porque, quem o saúda tem parte nas suas más obras." (2 João 9-11; minha ênfase em maiúsculas)

RADICAL?


Raramente encontro pessoas, mesmo dentro da Igreja, citarem estas palavras que foram escritas por João, o apóstolo do Amor (imaginem se ele não era "o apóstolo do Amor", o que teria escrito?!).

Mas, será que o apóstolo João escreveu mesmo estas palavras sob a inspiração divina? Alguém tem dúvidas sobre isto?

E o que dizer destas palavras proferidas pelo próprio Senhor Jesus Cristo:

"Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés, e, voltando-se, vos despedacem." (Mateus 7:6)?

"Em breve serão feitos todos os esforços possíveis para desmerecer e perverter a verdade dos testemunhos do Espírito de Deus. Precisamos ter de prontidão as mensagens claras, exatas que têm vindo desde 1846 ao Seu povo.

Haverá pessoas que outrora se uniram connosco na fé, as quais buscarão doutrinas novas e estranhas, qualquer coisa singular e sensacional para apresentar ao povo. Eles introduzirão todos os enganos concebíveis, e apresentá-los-ão como vindos da Sra. White, para que possam iludir as almas.

Os que têm tratado os esclarecimentos dados pelo Senhor como coisas comuns, não serão beneficiados pelas instruções apresentadas.

Haverá pessoas que interpretarão mal as mensagens dadas por Deus, segundo a sua própria cegueira espiritual. Alguns desistirão da fé, e negarão a verdade das mensagens, apontando-as como falsidades.

Alguns as apontarão ao ridículo, trabalhando contra a luz que Deus tem estado a comunicar por anos, e alguns que são fracos na fé serão assim transviados.

Outros, porém, receberão grande auxílio das mensagens. Conquanto não lhes sejam individualmente dirigidas, receberão as correções, e serão levados a fugir dos males aí especificados. ... O Espírito do Senhor estará nas instruções, e as dúvidas existentes em muitos espíritos serão banidas. 

Os próprios testemunhos serão a chave que explicará as mensagens dadas, como texto escriturístico é explicado por texto escriturístico. Muitos lerão com ansiedade as mensagens que reprovam o erro, para que aprendam o que hajam de fazer para serem salvos. ... Essas mensagens devem encontrar o seu lugar nos corações, e operar-se-ão transformações." (EGW, Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 41-42).

Há um limite, a partir do qual, até o próprio Deus deixa de trabalhar na mente e no coração de alguém empedernido: "Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o." (Oséas 4:17)!

Que o SENHOR nos dê a Sua sabedoria e o Seu discernimento para sabermos com quem devemos continuar a trabalhar e a quem devemos "largar da mão". E tenhamos sempre em mente isto:

"Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8:47);

"Quem vos ouve a vós, a Mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a Mim me rejeita; e quem a Mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou." (Lucas 10:16);

"Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro." (1 João 4:6).

Fonte: Paulo Cordeiro é Pastor Adventista em Portugal