Opinião de Ellen G. White acerca de Jogos Competitivos

Opinião de Ellen G. White quanto aos Jogos Competitivos

Nesse artigo você terá um estudo produzido por Mário Rebouças sobre a 'Opinião de Ellen G. White quanto aos Jogos Competitivos (Incluindo Futebol, Corrida de Cavalos, Críquete, etc.).

“Precioso é o serviço efetuado e a educação obtida na prática destes princípios. Quão diversa é, porém, grande parte da educação que hoje se dá! Desde os tenros anos da criança consiste ela num apelo à competição e rivalidade; alimenta o egoísmo, a raiz de todos os males”. Educação, 226.

A questão dos Jogos Competitivos é um ponto de consenso entre muitos líderes da Igreja: “Competição não pode existir na Igreja!”. Apesar de muitos defenderem esta posição, praticam a competição não em quadras, ou ringues, mas em comissões. 

A competição tem uma abrangência muito maior do que apenas os esportes em si. Este é indicado por médicos como essencial para o desenvolvimento físico e mental do ser humano. Entende-se que ele não é mau em si mesmo, mas sim o que o torna maléfico é o desejo do outro, a competição. 


É claro que este tipo de posição é defendida por cristãos conservadores, pois o mundo pensa, principalmente os atletas, que “competir, competir, competir; este é o gosto da vida” (atletas brasileiros que foram às Olimpíadas de Atenas, 2004). 

Mas o que é importante para nós neste trabalho é saber a posição do Espírito de Profecia sobre este assunto. Não há aqui um esgotamento do assunto, mas foram consultadas pelo menos 100 citações do Espírito de Profecia, pesquisadas com a ferramenta de busca do site “www.ellenwhitebooks.com” para obter uma conclusão pelo menos coerente com a opinião da autora divinamente inspirada.

Observação: todas as ênfases nos textos foram acrescentadas pelo autor deste trabalho.

Competição no contexto da época de Ellen G. White.


Ellen cita diversos esportes em seus livros como fontes tanto de confraternização como de competição. Na sua época, como pode-se analisar em seus escritos, os jogos competitivos que mais a preocupava eram as corridas de cavalo, o atletismo, o críquete, o futebol americano (football), o boxe e os jogos de bola. 

Em citações diretas, ela está se referindo a estes esportes, contudo os princípios a eles aplicados são também para outros jogos competitivos. 

Apesar de ter sido inventado em 2600 a.C. pelos chineses, o futebol tornou-se organizado na Inglaterra em 1863 e difundido pelo lado das Américas oficialmente em 1894, por Charles Miller no Brasil. 

Foi incluso na 1ª Olimpíada da Era moderna, em Atenas, em 1896 e daí começou a expandir-se até tornar-se o esporte mais popular no mundo atual (retirado de www.birafitness.com.br/histfutebol). 

Portanto este não deve ser contextualizado diretamente com os escritos da srª. White, mas como já foi escrito, toma-se os princípios aplicados às competições de sua época.

A prática do exercício. 


Necessidade para os jovens estudantes.

Ellen White afirma que os jovens necessitam de exercício vigoroso, mas que os esportes atléticos têm desviado-os do seu foco de uma vida de estudo e crescimento.

Os jovens gostam, por natureza, de estar em atividade, e se não encontram legítimo desafogo para suas energias reprimidas após o confinamento da sala de aula, tornam-se inquietos e impacientes sob a restrição, sendo portanto induzidos a empenhar-se em esportes rudes e nada varonis, que desonram a tantas escolas e colégios, e até a precipitar-se em cenas de verdadeira dissipação. 

Muitos dos jovens que deixaram seus lares sendo inocentes, são corrompidos por suas relações na escola. Conselhos a Pais e Professores, 71
O exercício em um salão de ginástica, ainda que bem-dirigido, não pode tomar o lugar da atividade ao ar livre, e para tal nossas escolas devem oferecer melhores oportunidades. Os estudantes devem fazer exercício vigoroso. 

Poucos males há que se devem temer mais do que a indolência e a falta de um objetivo. Não obstante, a tendência da maior parte dos esportes atléticos é assunto de ansiosa preocupação por parte dos que levam a sério o bem-estar da juventude. 

Os professores ficam incomodados ao considerar a influência destes esportes tanto no progresso do estudante na escola como no seu êxito na vida posterior. Os jogos que ocupam tanto o seu tempo lhe estão desviando o espírito do estudo. 

Não estão ajudando aos jovens a se prepararem para o trabalho prático e ardoroso da vida. Sua influência não tende para a polidez, generosidade, ou verdadeira varonilidade. Educação pp 210, 211. 

Como Ellen afirma, caso a energia dos estudantes não seja canalizada para um fim útil, a será para jogos brutos e competitivos.

Alguns dos mais populares divertimentos, tais como o futebol americano e o boxe, se têm tornado escolas de brutalidade. Estão desenvolvendo as mesmas características que desenvolviam os jogos na antiga Roma. 

O amor ao domínio, o orgulho da mera força bruta, o descaso da vida, estão exercendo sobre a juventude um poder desmoralizador que nos a terra. Educação, 211.

Ela afirma também que existem outros jogos não tão brutos, mas quando praticados em excesso estimulam o amor ao prazer.

Outros jogos atléticos, embora não tão embrutecedores, são pouco menos reprováveis, por causa do excesso com que são praticados. Estimulam o amor ao prazer, alimentando assim o desinteresse pelo trabalho útil, a disposição de evitar os deveres práticos e as responsabilidades. 

Tendem a destruir a graça pelas sóbrias realidades da vida e seus prazeres tranquilos. Desta maneira, abre-se a porta para a dissipação e desregramento, com os seus terríveis resultados. Educação, 211. 

Mas há uma condenação quanto a ser o esporte a única forma de desgaste da tensão acumulada durante horas de estudo. Entende-se que o trabalho útil deve ser anexado as horas de ação do jovem.

A contínua tensão sobre o cérebro, enquanto os músculos jazem inativos, enfraquece os nervos, dando ao mesmo tempo aos alunos um quase irresistível desejo de variação e de diversões frívolas. 

Quando soltos, depois de várias horas presos ao estudo todo dia, eles estão quase irrefreáveis. Muitos nunca foram controlados em casa. Andam segundo a inclinação, e pensam que as restrições das horas do estudo são uma rigorosa carga para eles. 

Como não têm nada que fazer depois das horas do estudo, Satanás sugere esporte e maldades como variação. Conselhos a Pais e Professores, 288

A mente assim educada a desfrutar o esforço físico na vida prática se expande, e, mediante a cultura e o preparo, torna-se bem disciplinada e ricamente provida para prestar serviço, adquirindo além disso o conhecimento essencial para ser um auxílio e bênção aos próprios jovens e aos outros. 

Pense e diga cada aluno: Eu estudo e trabalho para a eternidade. Podem aprender a ser pacientemente laboriosos e perseverantes em seus esforços combinados de trabalho físico e mental. 

Que dispêndio de energias é feito em vossas partidas de futebol e outras invenções vossas de caráter gentílico - exercícios que não beneficiam a pessoa alguma! Aplicai as mesmas energias na execução de trabalho útil, e acaso não vos será mais agradável enfrentar o registro de vossa vida no grande dia de Deus? Fundamentos da Educação Cristã, 229

Esporte como meio de confraternização familiar


Não há uma condenação radical por parte da Irmã White quanto aos esportes. Nesta passagem vemos que o esporte é uma forma de confraternizar os pai com os filhos:

Concedei algumas de vossas horas de lazer aos filhos; associai-vos com eles no trabalho e nos esportes, e ganhai-lhes a confiança. 

Cultivai-lhes a amizade. Dai-lhes responsabilidades, pequenas a princípio, e maiores à medida que ficam com mais idade. Vejam eles que vós achais que vos são um auxílio. Nunca, nunca ouçam eles dizerdes: "Mais me estorvam do que me ajudam." Conselhos a Pais e Professores, 128

O grande problema do acompanhamento ou prática dos esportes, inclusive futebol, é na questão da mordomia. 

Ellen apresenta que os seres humanos gastam muito tempo envolvendo-se com jogos competitivos

Poder-me-ia referir a capítulo após capítulo das Escrituras do Antigo Testamento os quais contêm grande animação. Essas Escrituras são um tesouro de preciosas pérolas, e todos delas necessitam. 

Quanto tempo é gasto por seres humanos inteligentes em corridas de cavalo, partidas de críquete e jogos de bola! Mas acaso a satisfação nesses esportes dá aos homens o desejo de conhecer a verdade e a justiça? Mantêm a Deus em seus pensamentos? Levá-los-á a indagar: Como vai com a minha alma? Conselhos a Pais e Professores, 456

O envolvimento com os jogos competitivos leva a falta de mordomia dos Talentos e do Templo

É desígnio de Deus que o corpo seja um templo para Seu Espírito. Quão solene, então, é a responsabilidade que repousa sobre toda alma! ... Quantos há, beneficiados com razão e inteligência, talentos que devem ser empregados para glória de Deus, os quais deliberadamente degradam alma e corpo! Sua existência é contínua série de estimulações. 

Partidas de cricket, futebol americano e corridas de cavalos absorvem a atenção. Temperança, 142

E também despendem recursos e dons de força física que melhor poderiam ser investidos em sua família ou empregados no serviço do Mestre:
Uma das mais sutis e perigosas tentações que assaltam as crianças e jovens nas cidades é o amor dos prazeres. 

Numerosos são os dias feriados; jogos e corridas de cavalos arrastam milhares, e a onda de satisfação e prazer atrai-os para longe dos sóbrios deveres da vida. O dinheiro que deveria haver sido economizado para melhores fins é desperdiçado em divertimentos. A Ciência do Bom Viver, 364

Satanás tem inventado muitas maneiras de malbaratar os meios que Deus tem dado. O jogo de cartas, as apostas, o jogo de azar, as corridas de cavalo e as representações teatrais, são todos de sua invenção, e ele tem induzido os homens a levarem avante esses divertimentos com tanto zelo como se estivessem adquirindo para si mesmos a preciosa dádiva da vida eterna. 

Despendem os homens somas imensas em busca desses prazeres proibidos; e o resultado é que, as faculdades que Deus lhes deu, que foram compradas pelo precioso sangue do Filho de Deus, são degradadas e corrompidas. Conselhos sobre mordomia, 134

A paixão pelas diversões e o desperdício de dinheiro em corridas de cavalos, em apostas e outras coisas semelhantes estão aumentando a pobreza do país e agravando a miséria que constitui o infalível resultado dessa espécie de educação. Fundamentos da Educação Cristã, 312

Dá (Deus) aos homens todas as suas faculdades; dediquem eles, portanto, o coração, a mente e as forças a realizar Sua vontade em obediência a Seus mandamentos. 

Removam todo hábito pernicioso, não gastando jamais um centavo sequer com cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica, nem com o fumo; nada tenham que ver com corridas de cavalos ou esportes similares; e consagrem-se então a Deus, trabalhando com seus dons de força física, e seu trabalho não será em vão. Fundamentos da Educação Cristã 319

Há da parte de Deus um clamor por uma maior dedicação do homem ao que é divino. 

O Espírito de Profecia adverte:

O mundo tem muitos feriados, e os homens ficam absorvidos com esportes, corridas de cavalos, jogos de azar, fumo e bebida. Mostram claramente sob que bandeira se acham. Tornam evidente não estar sob a bandeira do Príncipe da vida, mas que o príncipe das trevas os governa e controla. Conselhos a Pais e Professores, 343

Argumentos de Ellen para condenar a prática da competição 


Temos na passagem seguinte um forte argumento contra a proibição por parte do Espírito de Profecia quanto ao exercício disponibilizado pelo jogo de bola. O grande impasse encontra-se na forma como este é exercido e os resultados desta forma. 

Competição, adoração, glorificação do eu, egoísmo, são alguns dos problemas que podem ser citados mas não são todos os que devem ter sido revelados a Ellen White. 

Não condeno o simples exercício de jogar bola; mas este, mesmo em sua simplicidade, pode ser exagerado. Estremeço sempre diante do resultado quase certo que segue na esteira dessas diversões. 

Leva a um dispêndio de meios que deveriam ser dedicados a levar a luz da verdade às almas que perecem longe de Cristo. As diversões e dispêndio de meios para satisfação própria que, passo a passo, levam à glorificação do próprio eu, e a educação nesses jogos com o fim de desfrutar prazer, produz por essas coisas um amor e paixão que não são favoráveis ao aperfeiçoamento do caráter cristão.  Mensagens Escolhidas vol. II p 322

A maneira em que têm sido conduzidos no colégio, não traz a aprovação do Céu. Não fortalece o intelecto. Não enobrece nem purifica o caráter. Há tendências que seguem através dos hábitos e costumes e práticas mundanos, e os participantes se tornam tão envaidecidos e vangloriosos que, no Céu, são considerados amantes dos prazeres mais que amantes de Deus. 

Em vez de tornar-se o intelecto fortalecido para realizar melhor trabalho como estudantes, para se tornarem cristãos mais habilitados a cumprir os deveres cristãos, a prática desses jogos lhes está enchendo o cérebro de pensamentos que lhes distraem dos estudos a mente. Ibid.

O Texto a seguir com certeza não foi escrito para condenar o ciclismo, mas a forma como estava sendo praticado pelos filhos de Deus no exemplo demonstrado pela irmã White. 

O testemunho é a arma na mão de Cristo para divulgar o Seu amor e nas condições apresentadas, o testemunho não estava acontecendo. O desejo de vencer, a ânsia de ser o melhor, o dispêndio de todas as forças físicas e mentais para sobrepujar o adversário leva Ellen a indagar: “É Deus honrado por essas realizações?”

Voltai para outra cena. Nas ruas da cidade reúne-se um grupo para uma corrida de bicicleta. Nesse grupo estão também os que professam conhecer a Deus e a Jesus Cristo, a quem Ele enviou. 

Mas daqueles que contemplam a empolgante corrida, quem seria capaz de pensar que os que assim se exibiam eram os seguidores de Cristo? Quem suporia que qualquer pessoa daquele grupo sentia sua necessidade de  Cristo? 

Quem pensaria que eles reconheciam o valor de seu tempo e de suas forças físicas como sendo dons de Deus, que deviam ser preservados para o Seu serviço? 

Quem pensa no perigo de acidentes, ou em que a morte pode ser o resultado de sua selvagem prossecução? 

Quem tem orado pela presença de Jesus e a proteção dos anjos ministradores? É Deus honrado por essas realizações? 

Satanás está disputando o jogo da vida por essas almas, e muito se alegra com o que vê e ouve. Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 83-84
Na continuação do texto, Ellen não pega leve. 

Sabe que o amor por tais esportes, adoração para eles voltada, o desejo de ser o primeiro porá muitos jovens como últimos no reino dos céus. 

Ela considera a utilização da competição como um estilo de vida uma verdadeira “profanação da religião”: 

O cristão, uma vez fervoroso, que entra nesses esportes, está na descida. Abandonou a região saturada pela atmosfera vital do Céu, e mergulhou numa atmosfera de névoa e cerração. 

Pode ser que algum crente humilde seja induzido a se unir a esses esportes. Mas se ele mantiver sua ligação com Cristo não poderá participar de coração dessa cena empolgante. 

As palavras que ouve não são convenientes, pois não são a linguagem de Canaã. Os locutores não dão evidência de estarem fazendo melodias a Deus em seu coração. Mas há inconfundível evidência de que Deus é esquecido. Ele não está em todos os seus pensamentos. Estas festas de prazer e ajuntamentos para empolgantes esportes compostos dos que professam ser cristãos, são uma profanação da religião e do nome de Deus. Ibid. 84.

Relações feitas entre os esportes e Satanás


Nos textos seguintes são apresentadas relações feitas por Ellen White quanto à paixão aos esportes e a influência de Satanás entre aqueles que os pratica de forma apaixonada.

Estamos mesmo no limiar do tempo de angústia, e acham-se diante de nós perplexidades com que dificilmente sonhamos. Um poder de baixo está levando os homens a guerrear contra o Céu. Os seres humanos confederaram-se com agentes satânicos para anular a lei de Deus. 

Os habitantes do mundo rapidamente se vão tornando como os do tempo de Noé, que foram exterminados pelo dilúvio, e como os de Sodoma, que foram consumidos por fogo que caiu do céu. Os poderes de Satanás estão a trabalhar para conservar o espírito dos homens alheio às realidades eternas. 

O inimigo dispôs as coisas de maneira que servissem aos seus propósitos. Atividades mundanas, esportes, as modas da época - são coisas que ocupam o espírito dos homens e mulheres. 

Diversões e leituras inúteis corrompem o juízo. Na estrada larga que leva à ruína eterna anda um cortejo longo. O mundo, cheio de violência, festas e bebedice, está pervertendo a igreja. A lei de Deus, o divino padrão de justiça, é considerada de nenhum efeito. Testemunhos Seletos vol. 3, 306.

Quando os alunos da escola foram para seus jogos de competição e jogo de futebol, quando se absorveram na questão do divertimento, Satanás achou boa ocasião de entrar e neutralizar o Espírito de Deus em moldar e servir-Se do agente humano. Mensagens Escolhidas vol. 1. p 131

Aplicações espirituais 


Ellen reconhece a dedicação dos homens para com os jogos competitivos e toma isto como uma aplicação espiritual e uma lição importante para o crescimento do povo de Deus:

O mundo não é um campo de esporte, onde estamos para nos divertir; é uma escola, onde devemos estudar com afinco e inteiramente as lições a nós dadas na Palavra de Deus. 

Aí podem aprender como receber e como distribuir; podem aprender como buscar as almas nos caminhos e valados da vida. Com que grande fervor se empenham as pessoas nos jogos deste mundo! 

Se os que a eles se dedicam aplicassem o mesmo fervor na conquista da coroa da vida, coroa que não murcha, que vitórias não ganhariam! Manuscrito 32, 1901. Citado em Medicina e Salvação, 318

Não manteremos santas festividades ao Senhor? 

Não mostraremos possuir certo entusiasmo em Seu serviço? 

Com o grande, e enobrecedor tema da salvação diante de nós, seremos nós tão frios como estátuas de mármore? 

Se os homens tanto se podem agitar em torno de uma partida de críquete, ou uma corrida de cavalos, ou de frívolas coisas que nenhum bem produzem a ninguém, ficaremos nós insensíveis ao ser desdobrado diante de nós o plano da salvação? 

Celebrem portanto a escola e a igreja festividades de regozijo ao Senhor. Special Testimonies on Education, págs. 77-82. citado em Conselhos aos Pais e professores, 371

Os corredores punham de lado toda a condescendência que tendesse a diminuir-lhes as faculdades físicas, e mediante severa e contínua disciplina, treinavam os músculos para se tornarem fortes e resistentes, para que ao chegar o dia da competição pudessem exigir de suas forças o máximo de rendimento. 

Quão mais importante é que o cristão, cujos eternos interesses estão em jogo, coloquem os apetites e as paixões em sujeição à razão e à vontade de Deus! Jamais deve ele permitir seja sua atenção desviada por entretenimentos, luxos ou comodidades. 

Todos os seus hábitos e paixões devem ser postos sob a mais estrita disciplina. A razão, iluminada pelos ensinos da Palavra de Deus e guiada por Seu Espírito, tem de tomar as rédeas do controle. Atos dos apóstolos, 311

Se há uma competição acontecendo, esta é o Grande Conflito. A batalha cósmica tem como grande ringue as nossas vidas e nós temos o direito de escolher quem será o vencedor. 

Ellen baseia-se na Bíblia para afirmar que estamos em tempo de vigiar e não de dedicar a maior parte da nossa vida em jogos e competições:

trabalhai segundo as normas de Cristo, e assim jamais labutareis em vossa própria e deficiente habilidade, mas tereis a cooperação do divino, combinado com a aptidão humana conferida por Deus. 

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, e vigiai [não em chutar futebol e adestrar-vos nos condenáveis jogos que deveriam fazer todo cristão enrubescer-se de mortificação ao refletir sobre isso]. 

O diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." I Ped. 5:7 e 8. 

Sim, ele está em vosso pátio de recreio observando vossas diversões, agarrando toda alma que se acha desprevenida, lançando suas sementes em mentes humanas e controlando o intelecto humano. Fundamentos da Educação Cristã, 225 

Para tanto, ela clama aos responsáveis pelo Colégio de Battle Creek que mudem a sua visão quanto aos esportes e a vida devocional.

Por amor a Cristo, fazei uma parada no Colégio de Battle Creek e considerai o efeito sobre o coração, o caráter e os princípios, dessas diversões copiadas dos costumes de outras escolas. 

Tendes estado progredindo firmemente nos caminhos dos gentios, e não segundo o exemplo de Jesus Cristo. Satanás está no terreno da escola; acha-se presente em cada exercício na sala de aula. Fundamentos da Educação Cristã, 225

Ellen apela então para o argumento mais forte.


Não consigo encontrar nenhum caso na vida de Cristo que demonstre haver Ele dedicado tempo a jogos ou diversões. Ele era o grande Educador para a vida presente e futura. 

Não tenho conseguido encontrar nenhum caso em que Ele tenha ensinado os Seus discípulos a empenharem-se na diversão do futebol ou em jogos de competição, a fim de fazerem exercício físico, ou em representações teatrais; e, no entanto, Cristo era nosso modelo em todas as coisas. Cristo, o Redentor do mundo, deu a cada um a sua obra, e ordena: "Negociai [ocupai-vos, na versão inglesa] até que Eu venha." Luc. 19:13. Fundamentos da Ética Cristã, 229.

Não há como negar que Cristo veio a Terra com o propósito de restaurar o homem a semelhança original com Deus. Em Sua missão, realmente Jesus não falou de jogos competitivos, mas participou de recreações como a Festa de Casamento e a Festa dos Tabernáculos. 

A sociabilidade era um dos pontos-chave do Mestre dos Mestres. O importante então é entender a diferença entre recreação e competição, ou diversão:
Há diferença entre recreação e divertimento. 

A recreação, na verdadeira acepção do termo - recriação - tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupações usuais, proporciona descanso ao espírito e ao corpo, e assim nos habilita a voltar com novo vigor ao sério trabalho da vida. 

O divertimento, por outro lado, é procurado com o fim de proporcionar prazer, e é muitas vezes levado ao excesso; absorve as energias que são necessárias para o trabalho útil, e desta maneira se revela um estorvo ao verdadeiro êxito da vida. Educação, 207

Conclusão


Portanto, a partir dos textos apresentados neste trabalho de pesquisa, conclui-se que Ellen G. White mantém uma posição firme contra os esportes competitivos,  quando estes são tornados uma paixão na vida do crente ou quando estes atrapalham a vida de mordomia (templo, talento, tempo e tesouro) do crente para com Deus.

É importante frisar que Ellen não se põe radicalmente contra os esportes em si, pois é enfática em afirmar que estes são uma forma especial de desenvolver não só a parte física como também o companheirismo entre pais e filhos. 

Está bem claro que sua preocupação é com a forma como vinha sendo praticado e acompanhado por alguns do povo de Deus, com paixão, vício, brutalidade e competição, sendo posto muitas vezes até com um grau mais elevado de importância do que o relacionamento com Deus.

Pratique-se esporte! Não com excesso ou paixão. Não como a única forma de gastar-se as energias acumuladas, porém sendo equilibrado com o trabalho útil e sendo visado não como um simples divertimento, mas sim como uma forma de recrear-se e alcançar o crescimento físico, mental, social e, espiritual.