18 Princípios de hermenêutica nos escritos de Ellen White

Princípios de hermenêutica Ellen White

1. Reverência, disposição no entendimento e oração.

“Quando quer que o estudo das Escrituras se inicie sem espírito de oração, humildade e docilidade, as passagens mais claras e simples, bem como as mais difíceis, serão torcidas do seu verdadeiro sentido”. O Grande Conflito, pág. 521

“Precisais esvaziar-vos de todo preconceito e examinar a Palavra de Deus com espírito de oração”. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 308.

“Abriam-se as Escrituras com sentimento de temor. Jejuávamos freqüentemente, a fim de pôr-nos em melhor disposição para compreender a verdade”.   A igreja Remanescente – pág. 20


“Assim como tem a mina ricos veios de ouro e prata ocultos por sob a superfície, de maneira que todos os que desejam descobrir os preciosos depósitos devem cavar, assim as Sagradas Escrituras têm tesouros de verdade que são revelados unicamente ao ardoroso, humilde e devoto pesquisador. Deus destinara a Bíblia a ser um compêndio para toda a humanidade, na infância, juventude e idade madura, devendo ser estudada através de todos os tempos. Deu Sua Palavra aos homens como revelação de Si mesmo. Cada nova verdade que se divisa é uma nova revelação do caráter de seu Autor. O estudo das Escrituras é o meio divinamente ordenado para levar o homem a mais íntima comunhão com seu Criador e dar-lhe mais claro conhecimento de Sua vontade. É o meio de comunicação entre Deus e o homem”. O Grande Conflito, 69.

“Muitas vezes a leitura da Bíblia fica sem proveito, e me muitos casos é mesmo nociva. Quando se abre a Palavra de Deus sem reverência nem oração; quando os pensamentos e as afeições não se concentram em Deus, ou não se acham em harmonia com Sua vontade, a mente fica obscurecida pó dúvidas, e o ceticismo se robustece com o próprio estudo da Bíblia. O inimigo se apodera das idéias, e sugere interpretações incorretas. Sempre que os homens não buscam, por palavras e atos, estar em harmonia com Deus, então, por mais preparados que sejam, estão sujeitos a errar na compreensão das Escrituras, e não é seguro confiar em suas explicações”. Caminho a Cristo, pág. 10.

“Oxalá esquadrinhassem as Escrituras com coração devoto, e um espírito rendido a Deus!” Meditação Matinal Maranata, pág 46.

2. Não torcer as Escrituras

“Procurávamos muito ansiosamente que as Escrituras não fossem torcidas para adaptarem-se às opiniões de qualquer pessoa. Procurávamos fazer com que nossas divergências de opiniões fossem tão pequenas quanto possíveis, não insistindo nós sobre pontos que eram de menos importância, a respeito dos quais havia opiniões divergentes”. Igreja Remanescente, p. 21.

“Ao estudarmos a Palavra, deixai aporta de vossas investigações as opiniões preconcebidas, bem como as idéias hereditárias e cultivadas. Jamais conseguireis a verdade, caso estudeis as Escrituras a fim de vindicar as próprias idéias”. Mensagens aos Jovens, pág. 260.

3. Pesquisar com singeleza

“... E todo pastor deve pesquisar as Escrituras com espírito de singeleza, a fim de ver se os pontos apresentados podem ser confirmados pela palavra inspirada”. A igreja Remanescente, pág. 26.

4. Pesquisa apurada, sem pressa.

“Bem pouco benefício, porém, se tira de uma leitura apressada das Escrituras. Poder-se-á ler a Bíblia inteira e, contudo, deixar de reconhecer-lhe a beleza ou compreender-lhe o sentido profundo e oculto. Uma passagem que se estude até que seu sentido seja claro ao espírito e evidente sua relação para com o plano da salvação, é de maior valor do que a leitura de muitos capítulos sem ter em vista nenhum propósito definido e sem adquirir nenhuma instrução positiva. Levai convosco a Bíblia. Quando tiverdes oportunidade, lede-a; fixai as passagens na memória. Mesmo enquanto estais a andar pela rua, podeis ler uma passagem e meditar sobre ela, fixando-a assim”.  A igreja Remanescente, pág. 90.

6. Profundidade ao examinar

“Precisamos examinar as Escrituras, não meramente devorando um capítulo e repetindo-o, sem termos o cuidado de entendê-lo, mas procurando a jóia da verdade que enriquece a mente e fortifica a alma contra os enganos e tentações do grande enganador”.  Conselho Sobre a Escola Sabatina p. 19.

“A Bíblia contém todos os princípios que os homens necessitam compreender a fim de se habilitarem tanto para esta vida como para a futura. E tais princípios podem ser compreendidos por todos. Quem quer que possua espírito capaz de apreciar seus ensinos, não poderia ler uma simples passagem da Bíblia sem adquirir dela algum conceito auxiliador. Todavia, os mais valiosos ensinos da Bíblia não serão obtidos com um estudo ocasional ou fragmentados. Seu grande conjunto de verdades não é apresentado de modo a ser descoberto pelo leitor apressado ou descuidoso. Muitos de seus tesouros jazem muito abaixo da superfície, e só se podem obter por uma pesquisa diligente e contínuo esforço. As verdades que irão perfazer o grande todo devem ser pesquisadas e reunidas ‘um pouco aqui, um pouco ali’. Isa. 28:10”. Educação, pág. 123.

“E não somente na pesquisa e reunião da verdade consiste no valor mental do estudo da Bíblia. Também consiste no esforço exigido para se apreenderem os temas apresentados. O espírito ocupado unicamente com coisas comuns torna-se acanhado e enfraquecido. Nunca trabalhando para compreender grandiosas e profundas verdades, depois de algum tempo perde a faculdade de crescer. Como salvaguarda contra esta degenerescência, e como estímulo ao desenvolvimento, nada se poderá igualar ao estudo da Palavra de Deus. Como meio para o preparo intelectual, a Bíblia é mais eficaz do que qualquer outro livro, ou todos os outros livros reunidos. A grandeza de seus temas, a nobre simplicidade de suas declarações, a beleza de suas imagens, despertam e elevam os pensamentos como nada mais o faz. Nenhum outro estudo poderá transmitir tal poder mental como o faz o esforço para se compreenderem as verdades estupendas da revelação. A mente, elevada assim em contato com os pensamentos do Infinito, não poderá”. deixar de expandir-se e fortalecer-se”.
Educação, pág. 124.

7. Comparar os textos

“Jesus queria dizer exatamente o que disse quando recomendou que Seus discípulos examinassem as Escrituras. Examinar significa comparar uma passagem com outras, e coisas espirituais com espirituais. Não devemos contentar-nos com um conhecimento superficial. Cumpre-nos buscar o tesouro escondido sob a superfície, assim como o mercador procura boas pérolas. Luz, grande luz, será a recompensa do diligente pesquisador da verdade”. E recebereis poder – MM – 2002, pg. 103.

“Somos muito gratos porque temos a Palavra profética, de modo que nenhum de nós precisa ser enganado. Sabemos que no tempo presente há heresias e fábulas em nosso mundo, e precisamos saber o que é a verdade. Compete-nos estudar diligentemente por nós esmos, para que possamos obter esse conhecimento. Não podemos fazê-lo com a simples leitura das Escrituras, mas precisamos comparar uma passagem com outra”. Review and Herald, 3 de Abril de 1888.

“Estudai as passagens difíceis, comparando versículo com versículo, e verificareis a chave que descerra outra passagem”. Mensagens aos Jovens, pág. 259

8. Não buscar opiniões de homens, mas dedicar-se ao estudo.

“Até que possais ver a razão para isso por vós mesmos e um "assim diz o Senhor" nas Escrituras, não espereis que homem algum intérprete a Bíblia para vós. E quando podeis ver isto, vós o conheceis por vós mesmos, e sabeis que é a verdade de Deus”. Fé e obras p.67

“Suas páginas estão cheias da verdade. Desejais vós obter um conhecimento de Deus e de Cristo, a quem Ele enviou ao mundo para viver e morrer pelos pecadores? Um zeloso e diligente estudo da Bíblia são necessários para conseguir esse conhecimento”. Conselho sobre Saúde, pág. 369.

“Deus dá evidência suficiente para a mente sincera crer; mas aquele que se desvia do peso da evidência porque há algumas coisas que seu entendimento finito não pode compreender, será deixado na fria atmosfera da incredulidade e das dúvidas, e naufragará na fé”. Testimonies for the Church, vol. 4, pp. 232-233.

“O esforço para aprender as grandes verdades da revelação, comunica frescor e vigor a todas as faculdades. Expande a mente, aguça a percepção, amadurece o juízo. O estudo da Bíblia enobrece a todo pensamento, sentimento e aspiração, como nenhum outro estudo o pode fazer. Dá estabilidade de propósitos, paciência, coragem e fortaleza; aperfeiçoa o caráter e santifica a alma”. O Grande Conflito, pág. 94.

9. Humildade

“Necessitamos agora de sabedoria mais que humana em ler e pesquisar as Escrituras; e se nos aproximarmos da Palavra de Deus em humildade de coração, Ele erguerá em nosso favor um estandarte contra os elementos sem lei”.   Meditação Matinal maranata, p. 26.

“Esquadrinhando com humildade de coração a Palavra de Deus, descerra-se à nossa pesquisa o grande tema da redenção”. Parábolas de Jesus, pág. 129.

10.Coração devoto ao pesquisar

Oxalá esquadrinhassem as Escrituras com coração devoto, e um espírito rendido a Deus! Meditação Matinal maranata, pág 46.

12.Meditar no que diz a Bíblia

“Não basta simplesmente ler ou ouvir a Palavra. Aquele que anela que as Escrituras lhe sejam úteis, precisam meditar ...” Parábolas de Jesus, p. 59.

13.Não distorcer

“Procurávamos muito ansiosamente que as Escrituras não fossem torcidas para adaptarem-se às opiniões de qualquer pessoa. Procurávamos fazer com que nossas divergências de opiniões fossem tão pequenas quanto possíveis, não insistindo nós sobre pontos que eram de menos importância, a respeito dos quais havia opiniões divergentes. A preocupação de toda alma, porém, era promover entre os irmãos uma condição que correspondesse à oração de Cristo para que Seus discípulos pudessem ser um, assim como o são Ele e o Pai”. 
Testemunhos para Ministros, p. 25.

14.Procurar recursos da Natureza

“O livro da Natureza é um grande guia que devemos usar em conexão com as Sagradas Escrituras, para ensinar a outros sobre Seu caráter e reconduzir ovelhas perdidas ao redil de Deus. Ao estudarmos as obras de Deus, o Espírito Santo faz raiar convicção na mente”.  Conselhos sobre Saúde, p.164.

15.Aceitação total do que está escrito

“Tomo a Bíblia tal como ela é, como a palavra inspirada. Creio nas declarações de uma Bíblia inteira”. Mensagens escolhidas, vol. 2 p. 16

 “... Quanto mais estudo o Antigo e o Novo Testamento, tanto mais será inculcado em nossa mente o fato de que cada um deles mantém uma relação muito intima com o outro...”. Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 359.

“Toda a Bíblia é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa. Devemos dar atenção ao Antigo e Testamento, não menos que ao Novo”. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, págs. 462 e 463

17. A Bíblia é o seu próprio intérprete

“A Bíblia interpreta-se a si mesma. Um texto deve ser comparado com outro. O estudante deve aprender a encarar a palavra como um todo, e ver a relação de suas partes”. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 462 e 463

“A obra de explicar a Bíblia é a obra que deve ser feita por todos... os que têm plena consciência dos tempos em que vivemos”. Carta 376, 1906,

18. Confiança em Deus

“Na pesquisa da verdade devem confiar em Deus e não na inteligência dos grandes homens, cuja sabedoria é loucura para Deus. O Senhor comunicará ao inquiridor o conhecimento de Si mesmo, pelos canais por Ele prescritos”.
Parábolas de Jesus, pág. 125.