Os teus olhos me viram a substância ainda informe

salmo 139:16

Nesta pesquisa feita iremos compreender o texto do livro de salmos, no Salmo 139:16 que diz: Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. 

De uma forma bem direta e sucinta entenderemos o que o salmista está dizendo quando fala que todos os dias dele já estavam escritos no livro de Deus quando nenhum deles ainda existia.

Na organização que é feita de todos os salmos, este salmo que estamos abordando está como um salmo de sapiência, onde o salmista revela que o conhecimento que Deus tem do ser humano ultrapassa a compreensão que a pessoa tem de si. Nosso ser é familiar para Ele, ao passo que nós não conseguimos saber com exatidão quem somos. 


Ele conhece até as profundezas de nosso ser e do nosso agir, que são desconhecidas para nós. Conhece-nos plenamente; por dentro e por fora, nossas ações e desejos mais íntimos, pensamentos e palavras. Está, portanto, no mais profundo do nosso ser, da nossa história pessoal.

Observemos a leitura do texto: Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. Salmo 139:16.

OS TEUS OLHOS VIRAM MEU CORPO


A palavra olho no uso bíblico não é apenas o órgão da vista, mas também, no Velho Testamento, uma figura muito comum de retórica para indicar toda a pessoa como sede de funções psíquicas. Os olhos de Deus são mencionados no Antigo Testamento com significado análogo. Mais do que o olho do homem, o homem de Deus tudo observa. 

Os Teus olhos viram meu corpo; isto é minha substância imperfeita, ainda um embrião. Aqui o salmista já começa demonstrar o alcance dos olhos de Deus, não é apenas um olhar, mais nesse olhar está implícito o conhecer profundamente a ponto de ate de ver os dias que ainda viram como veremos mais adiante.

Em segundo lugar bondade do Senhor excede o seu entendimento, desde a concepção até o fim Ele nos conhece, no entanto não interfere no curso da vida das pessoas. Ele conhece, pois Seu olho tudo vê.

Os teus olhos viram a substancia ainda informe. O hebraico deste versículo é difícil, pelo que existem varias idéias e emendas a respeito, conforme demonstrará uma vista rápida na tradução literal do versículo.

Meu feto (literalmente, rolou) viu teus olhos, e no teu livro todos eles ficaram registrados; dias foram formados, e nenhum deles neles. (Tradução de Ellicott)

Na tradução bíblica da Nova Versão Internacional para o texto de Salmo 139:16 diz: Tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando nenhum deles existia.

NO TEU LIVRO


Nas versões antigas fazem dos dias das vidas dos homens nascidos no decurso daqueles dias, o significado da ultima parte do versículo. Aqueles dias foram escritos no livro de Deus, por meio de conhecimento anterior provavelmente para sugerir que este conhecimento prévio funcionou em favor do homem, beneficiando-o. 

No livro de Deus, o homem já é um ser vivo, sendo favorecido por sua providência, antes mesmo de vir à existência. O versículo parece apontar para alguma forma de predestinação, como também em Jeremias 1:5 “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta as nações”.

Muitos usam estes trechos para ensinar a idéia de predestinação. Este versículo parece ensinar mais do que a simples idéia de que Deus já dera ao homem o numero de dias que ele deveria viver antes mesmo do seu nascimento. 

Antes, no numero colocado de dias ao homem, a providência de Deus opera em favor do homem, dando-lhe o tipo certo de vida, de acordo com a vontade de Deus. Mas isto não quer dizer que Deus irá interferir nas decisões que o próprio homem tomará. No Teu livro. Deus conhece tudo o que cada pessoa faz e sabe quanto tempo vai viver.

LIVRO DA VIDA


As genealogias israelitas documentavam a pertença ao povo de Israel e a categoria social dentro deste povo. Quando Neemias foi para Jerusalém, aqueles que não podiam provar a sua ascendência israelita ou a sua ascendência sacerdotal através da genealogia, não tiveram admitida a sua cidadania. Essa prática pressupõe a ideia de um registro celeste no qual Deus relaciona aqueles que Lhe pertencem. 

Em Êxodo 32:32. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Ser cancelado do livro da vida significa simplesmente morrer. Em Daniel 12:1. Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. 

O livro contém o nome daqueles que escaparão das tribulações finais. Essas passagens supostamente relacionam o livro com a predestinação, sugerida também no texto principal que estamos abordando do Salmo 139:16 que na Bíblia de Jerusalém aparece escrito assim: Teus olhos viam o meu embrião, no teu livro estão todos inscritos os dias que foram fixados e cada um deles nele figurava.

O MEU EMBRIÃO


Mue embriao

Embrião, a gota coagulada antes de se formarem os membros do corpo humano. No livro de Luiz Alonso Schokel intitulado de Salmos, ele comenta este versículo e nos dá uma visão de quão complexo é o corpo humano. 

O organismo do ser humano tem partes exteriores patentes, e partes interiores latentes inaccessíveis ao homem: vísceras (rins), ossatura. No entanto Deus penetra nesta intimidade porque Ele a faz. 

O organismo inteiro inclusive em seu perfil externo, foi elaborado de modo admirável numa etapa misteriosa, a gestação. Essa etapa é dirigida, realizada e conhecida por Deus.

A fé não pode e não pretende intrometer-se no mistério divino. Pelo contrário, perante Ele se inclina com temor e confiança, afirma inclusive o Deus oculto, pois nEle reconhece o poder ao qual deve a vida e o qual unicamente decide sobre seus rumos. 

CONCLUSÃO


A razão pela qual o poeta está plenamente convicto, convencido que Deus é onipotente e onipresente.

Assim como um arquiteto ao elaborar o projeto de uma obra, tem o desenho e traça as especificações da mesma, ele tem em suas mãos toda a estrutura daquela construção. Assim também Deus dispõe do que há de ser cada indivíduo antes que este venha a nascer. A cada um lhe cabe decidir se seguira o projeto divino ou não.

O tema do salmo 139 é sobre a onipotência e onipresença de deus. O salmista reconhece que Deus está presente em todos os lugares; que não só é onipotente, mas também é onipresente. Ele é quem forma o homem desde a matriz, e por isso não pode o homem escapar de sua presença.

Trabalho produzido por Husler Aguiar 2006