Seminário sobre o Espírito de Profecia na Bíblia

Seminário sobre o Espírito de Profecia na Bíblia

PRIMEIRA AULA

O DOM PROFÉTICO NOS TEMPOS BÍBLICOS


Introdução

Embora o pecado tenha interrompido a comunicação face a face de DEUS com os seres humanos (Isa. 59:2), DEUS não perdeu a intimidade com as criaturas humanas, em vês disso, desenvolveu novas formas de comunicação, ao Passou a enviar através dos profetas as suas mensagens de encorajamento, advertência a reprovação.

Os profetas representaram o elo comunicativo entre DEUS e o seu povo "Crede no Senhor vosso DEUS a estareis seguro, crede nos seus profetas prosperareis" (IICron.20:20).

Profeta Nas Escrituras Sagradas


É a pessoa que recebe a comunicação do de DEUS e transmite o propósito dos mesmas ao  POVO, é importante vermos que a Bíblia apresenta um perfil do verdadeiro profeta e da forma como apresentava sua mensagem, o profeta verdadeiro: 


a- é capacitado a transmitir o que lhe foi mostrado por meio da inspiração (2Tim 3: 16)

b- os profetas não profetizavam por sua pr6pria vontade, este é  um ponto muito importante no caráter de sua mensagem ( II S. Pedro 1:21)

O Nome " Profeta"


1) No Antigo Testamento a palavra “profeta” é melhor traduzido a partir do termo hebraico NABI, mensageiro de DEUS   Êxodo 7 : 1e2 “...teus irmão será teu profeta [ NAB1) ...” 

Assim como Arão comunicava as palavras de Moisés a Faraó, assim o profeta comunica as palavras de DEUS perante o povo. 

“ O termo profeta designar então, um porta-voz apontado por DEUS.”

O profeta tinha está autoridade de falar em nome de Deus, encontramos outros  nomes usados para designar o oficio profético na Bíblia:

"vidente" (1sa. 30:10) do hebraico ROEH ou CHEZEH ( II Sam. 24:11)
A designação vidente enfatiza o recebimento da divina mensagem por parte do profeta . 

DEUS abria seus olhos ou mentes para receber a transmitir as mensagens, o termo profeta a vidente acham-se intimamente relacionados (1 Sam.9:9)

"o enviado do Senhor" (Ageu 1:13) 

"servo de DEUS" (1 Cron. 6:49) 

" homem de DEUS" (1 Sam.9:6)

Recebendo a Mensagem

Mas nos perguntamos: “ Sendo que o homem não pode falar com DEUS , como então DEUS revela-se ao homem?”

Uma das características no ministério profético era a forma como Deus se comunicava com os profetas e basicamente encontramos na Bíblia três modos com as quais Deus se comunicava:



SONHOS e VISÕES  


"se entre vos houver profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele Me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele"(Nu . 12:6).

AUDIVELMENTE:



Deus falava com os patriarcas que eram profetas  - com Adão , Enoque , Noé ,este é um ponto importante no relacionamento entre Deus e o profeta, na Bíblia Deus falava com seus profetas, falava claramente.

Transmitindo a Mensagem


Por tanto o profeta recebia sua incumbências por meio de SONHOS, VISÕES E VOZ DE DEUS , então, qual a forma com que o profeta transmitia estas mensagens?

Muitos acha, que um profeta ao receber uma mensagem, de imediato a escrevia mas constatamos na história bíblica que durante 2.500 anos, esses profetas e patriarcas transmitiram essas revelações de pais para filhos, a transmissão era primariamente oral, o profeta apresentavas tais mensagens ao povo em praça, cortes, vilas em recantos da natureza.

Revelação Profética Escrita:


A transmissão escrita das revelações veio em função dos riscos naturais que envolvem a transmissão oral, inclui-se aqui a fraqueza metal e também o risco de que suas mensagens fossem deturpadas.

DEUS por vezes mandou que as profetas escrevessem . Moisés escreveu o Pentateuco a 1500 anos a.C. e surgiram outros profetas escritores- Josué, Samuel, Davi, Daniel a outros. 

Podemos constatar que muitas vezes um profeta não conhecia o outro, a suas mensagens se harmonizavam, ou seja, “um verdadeiro profeta não poderia contradizer o outro, a final ambos foram, inspirados por Deus.

Nos dias de Esdras, cerca de 425 anos AC. esses escritos foram colecionados, perfazendo um total de 39 livros, os quais formaram o cânon do Velho Testamento.

Cristo aceitou e confirmou a mensagem escrita dos verdadeiros profetas (S. Luc. 24:27) e tornou a revelação das Escrituras o fundamento da igreja crista (S. João 5:39) 

As Funções do Dom Profético no Novo Testamento


Algumas pessoas entendem mal o ofício do Profeta, atribuindo a ele a única função de prever o futuro, mas no entanto tanto no novo como no velho testamento vemos que o profeta estava preocupado tanto com o passado como com o futuro, por vezes encontramos profetas ensinando o povo, advertindo nações e até dirigindo o povo. 

No Novo Testamento a função profética ganha uma ênfase muito importante.

1) Prestaram assistência na fundação da igreja: 

a- A igreja foi edificada sobre firme fundamento dos apóstolos e dos profetas sendo Cristo a pedra angular. (Efes.2:20e21)

b- Iniciaram a extensão missionaria do igreja como na primeira viagem missionaria : Paulo a Barnabé

2)    Edificaram a igreja. (1 Cor. 14:46)

3)    Uniram a protegeram a igreja no decorrer das tempos

a- Os profetas contribuíram para trazer a lume "a unidade da fé"

b- Protegendo a igreja contra as falsas doutrinas (Efes.4:14). 

c- Advertiram quanto a dificuldades futuras (Atos.11:27-30) 

a- Confirmaram a fé  em tempos de controvérsia

Recapitulando:


“Profeta é aquele que transmite mensagens de Deus”
“Deus se comunica com ele  por meio de Sonhos, Visões ou Audivelmente”
“O Profeta não profetiza por sua própria vontade”
“Muitos profetas foram comissionados a escrever suas mensagens”
“O profetas verdadeiros se harmonizavam entre si em suas declarações e escritos”
“Sua principal função não era a de prever o futuro, mas o de edificar o povo de Deus” 

CONCLUSÃO


Através dos anos DEUS concedeu revelações de sua vontade a seu povo, utilizando as pessoas que haviam recebido o dom de profecia "Certamente o Senhor Deus, não fará coisa alguma sem primeiro revelar os seus segredos aos seus .servos, os profetas" (Amos 3:7; cf. Heb. 1:1)

SEGUNDA AULA


O DOM PROFÉTICO NOS ÚLTIMOS DIAS


Introdução:

Muitos cristãos creem que o dom profético cessou no encerramento da era apostólica, mas a Bíblia revela a necessidade especial de orientação divina durante as crises do tempo do fim isso testifica da continua necessidade da provisão do dom profético depois dos tempos do Novo Testamento'

Continuação dos Dons Espirituais


“Os dons espirituais ainda continuam vivos a presentes” 

Não existe qualquer evidencia Bíblica de que DEUS haveria de retirar os dons espirituais concedidos a sua igreja, a final eles teriam o propósito de levar a igreja a unidade de fé e ao pleno conhecimento de Cristo (cf. Efes.4:13)
Sendo que a igreja não alcançou tal experiência, ainda necessita da presença dos dons do Espirito. 

Os dons do Espirito , incluindo a dom de profecia , continuarão a operar em beneficio do povo de DEUS ate o retomo de Cristo. 
Paulo adverte: "não extinguir o Espirito" nem "desprezar as profecias"(1 Tess.5:19 e 20). "procurai com zelo os dons espirituais, mas especialmente que profetizeis" (1 Cor.14:1).

“Nem sempre esses dons se  manifestavam  abundantemente na  experiência da igreja cristã”.

Com a morte dos apóstolos, os profetas desfrutavam de respeitabilidade em muitos círculos. Mas com o declino de espiritualidade e a apostasia da igreja reduziu-se  a presença do Espirito e seus dons, os falsos profetas ocasionaram perda de confiança no Dom Profético. 

O Dom Profético Imediatamente Antes Do Segundo Advento


“Encontramos Predições a cerca do dom Profético antes do 2º Advento”

Cristo mencionou o surgimento de falsos profetas como um dos sinais antes de sua vinda (Mat.24:11 e 24)  no entanto a  advertência de Cristo no tocante a falsos profetas, implica que existiram igualmente verdadeiros profetas. 

O profeta Joel anunciou um derramamento especial do Santo Espirito a do dom Profético justamente antes do retorno de Cristo(Joe1.2:28-31) 

O Pentecostes:


“O primeiro Pentecostes testemunhou memorável manifestação do Espirito.” 
Pedro citando a profecia de Joel destacou que DEUS havia cumprido sua promessa (Atos.2:2-21) 

Devemos indagar se a profecia de Joel encontrou seu pleno cumprimento no pentecostes ou se deve ocorrer um outro cumprimento mais amplo a completo, não possuímos evidencias de que o fenômeno no Sol a na Lua ocorreriam antes ou depois do derramamento do a Espirito, e eles ocorreram séculos mais tarde
O pentecostes foi um preludio da manifestação do Espírito que ocorrerá antes do 2° Advento. O cumprimento pleno da profecia de Joel corresponde a chuva serôdia. 

O Dom Profético Na Igreja Remanescente


Período de perseguição: 

Apocalipse 12 menciona dois períodos de acentuada perseguição (538-1798 d C) os crentes leais sofreram intensa perseguição Vemos na interpretação apocalíptica que Satanás atacará o "restante da semente da mulher", a igreja remanescente que recusa abdicar da obediência a Cristo e que tem o “Testemunho de Jesus”.

Portanto a igreja verdadeira tem o Testemunho de Jesus, mas o que  serias este “Testemunho de Jesus”?

"Testemunho de Jesus "e o Espirito Profético:

 Aquele que guarda os mandamentos de DEUS a tem o testemunho de Jesus.

"Testemunho de Jesus" refere-se ao dom profético, fato estabelecido na conversa posterior do anjo com João, identificamos claramente na Bíblia está relação:

Apoc.19:10 a Apoc.22 9, paralelamente, deixam claro que são os profetas que possuem o testemunho de Jesus, ou seja, "o testemunho de Jesus é o Espirito de Profecia"(Apoc.19:10) 

O dom profético - o testemunho de .Jesus concedido a igreja de Deus por meio da profecia por tanto representa uma característica distintiva da igreja remanescente, Jeremias vinculou a retração desse dom devido a pecaminosidade (Lam. 2:9) mas a  igreja verdadeira dos últimos dias (a mulher) guarda os mandamentos de DEUS a tem o testemunho de Jesus- o Dom de profecia.

No passado, Deus concedeu o Dom profético no Êxodo, assim guiando, organizando, protegendo a esclarecendo verdades a seu povo, a no escape do planeta Terra, poluído pelo pecado, e na caminhada rumo para a Canaã celestial, certamente concederia o dom profético antecedendo o Segundo Advento ocorre então o cumprimento de Isa. 11: 11

Os profetas no auxilio a igreja


Foi o dom profético que produziu a própria Bíblia. No período do pós-Bíblico, ele não deve superar as Escrituras ou acrescentar algo a elas, uma vez que o cânon sagrado já esta completo.

O dom profético atuaria no tempo do fim , assim como atuou no passado, objetivando destacar a Bíblia com base de fé a pratica, explicando seus ensinamentos, e aplicando seus princípios no viver diário.

Ele se acha envolvido no estabelecimento e edificação do igreja habilitando a desempenhar sua missão divinamente apontada, reprova e adverte , orienta a encoraja tanto indivíduos quanto igreja e protege das heresias e unifica nas verdades Bíblicas.

Os profetas pós- bíblicos atuaram de modo semelhante aos profetas dos tempos bíblicos, apesar de terem seus testemunhos registrados como parte do compendio Bíblico, suas as mensagens não entraram em contradição com a revelação divina  previamente registrada.

Testando O Dom Profético


“As predições comprovam-se verdadeiras ?” 
O cumprimento ou não das profecias revelam a procedência divina ou não das predições  (Deu.18:21e22; cf. Jer.28:9). 

Profecias condicionais , cumpridas condicionamento (Jer.18:7-10)e profecias incondicionais , cumpridas incondicionalmente no entanto devemos Ter muito cuidado pois somente o cumprimento não basta para se considerar um profeta verdadeiro ou não, Satanás também prevê muitos acontecimentos.

“Porventura harmoniza-se a mensagem com Bíblia ?” 
- " a lei e o testemunho ! Se eles não falarem desta maneira , jamais verão a alva" (Isa.8:20). 

Como já vimos anteriormente um profeta jamais contradiz um outro anterior (S.Tia.l :17) Estar de acordo com a lei e o testemunho de DEUS manifesto ao longo da Bíblia e conformidade doutrinaria é um requisito básico para avaliar se de fato o profeta é verdadeiro, a final, se ele foi inspirado por Deus então não pode contradizer a mensagem de Deus expressa na Bíblia.

“As predições comprovam-se verdadeiras ?”
O cumprimento ou não das profecias revelam a procedência divina ou não das predições  (Deu.18:21e22; cf. Jer.28:9). 

Profecias condicionais , cumpridas condicionamento (Jer.18:7-10) e profecias incondicionais , cumpridas incondicionalmente no entanto devemos Ter muito cuidado pois somente o cumprimento não basta para se considerar um profeta verdadeiro ou não, Satanás também prevê muitos acontecimentos.

“É reconhecida a encarnação de Cristo ?” 

"nisto reconheceis o Espirito de DEUS... "(1 S. Joao.4:26) 

Mais que um simples reconhecimento de que Cristo viveu sobre a Terra, o verdadeiro profeta deve confessar o ensinamento bíblico da encarnação, pis este é o cerne da mensagem de salvação contida na Bíblia. 

Temos visto por aí muitos que arrogam ser profetas modernos mas em sua mensagens não encontramos nenhuma familiaridade com a encarnação de Cristo como Homem-Deus

“Que frutos produz o profeta : bons ou maus ?”

A Bíblia nos adverte a discernir os falsos profetas a partir de seus frutos (S.Mat.7:16,18-20).

Por vezes as pessoas confundem o fato de se produzir bons frutos com simples obra de caridade, este é um grande engano já que Satanás é um mestre no engano e nos é predito que ele iria disfarças-se de cordeiro , ou seja faria as mesmas caridades que Jesus fez . 

A ênfase nos bons frutos estão intimamente relacionados com as obras do Espirito, a vida do profeta  deve ser caracterizada pelos frutos do Espirito , não pelas obras da carne (Gal. 5:19-23).

Nas obras do espirito é indispensável a conformidade com a Palavra de Deus  e é importante ressaltar a influencia do profeta sobre os outros a sobre a igreja.

CONCLUSÃO


O declínio do dom profético durante certos períodos da história da Igreja não significou que DEUS houvesse retirado o dom permanentemente. 

A Bíblia indica que, ao aproximar-se o fim dos tempos, o dom estaria presente a fim de assistir a igreja durante esses momentos de dificuldades. Mais ainda, ela garante que haveria um incremento na atividade desse dom.

Podemos ver a relacionamento entre a Bíblia a as manifestações pós-bíblicas do dom profético, a Bíblia compara-se a um manual de instruções para manutenção da vida . 

Abrimos o manual afim de aprender o que nele esta escrito, e os profetas são um meio de esclarecer pontos de que nossa mente não pode alcançar. 

O tempo do fim seria marcado por muitas duvidas e a manifestação do dom profético seria imprescindível para manter a unidade de fé , mas junto ao verdadeiro profeta viria o falso profeta , e a Bíblia é o único meio de distingui-los.

TERCEIRA AULA


O ESPIRITO DE PROFECIA NA IASD

Fita de Vídeo: Heróis da Fé – “Ministério de Ellen G. Whitte” (30 minutos)

Vamos recapitular alguns pontos importantes do vídeo que assistimos:

Manifestação do Espirito de Profecia

Manifestou-se ativamente no ministério de Ellen G. Whitte, como assistimos, ela foi:

- Co-fundadora da IASD. 

- Participante do movimento milerita. 

- Escolhida por DEUS já aos 17 anos, ao ministério profético mesmo estando em situação precária de saúde e tendo um baixo nível de escolaridade, isto nos mostra que Deus não escolhe pessoas segundo seu grau de inteligência ou escolaridade, mas sim segundo o seu coração.

 - O mundo no inicio do século XIX, quando Ellen G. Whitte começou a apresentar a mensagem de DEUS, era um mundo do homem e por isso seu chamado profético colocou-a sob escrutínio, ser a profetiza de um movimento que emergia representou desde seu inicio um grande desafio para Ellen, mas satisfeitos os testes bíblicos, prosseguiu seu ministério profético durante 70 anos. 

- De 1844, com 17 anos, ate 1915, com sua morte, recebeu 2.000 visões , viveu e trabalhou na América do Norte, Europa a Austrália. 

Ellen Whitte e o titulo de profetiza:


Muitos por aí dizem ser profetas e brigam de unhas e dentes por este título, Ellen G. White jamais assumiu o titulo de profetiza mas não se opunha a que os outros assim a considerassem. Ela mesmo declara: "Cedo em minha juventude foi me perguntado muitas vezes. 

É você uma profetisa ? Sempre tenho respondido. Sou mensageira do Senhor. Sei que muitos me tem chamado de profetisa , mas jamais reivindiquei esse titulo... Porque nestes dias muitos que audaciosamente pretendem ser profetas, representam um opróbrio a causa de cristo porque minha obra representa mais que o termo `profeta' significa” (A Message,  Review and Herald, 26 de julho de 1906, pág. 8)

Aplicação  dos Testes Proféticos


Tem Ellen White concordância com a Bíblia? 

Sua abundante produção literária  inclui dezenas de milhares de textos bíblicos acompanhado por vezes de detalhadas exposições, e estudos mostraram que seus escritos são coerentes, fidedignos e em total concordância com a Escritura.

E a exatidão das predições?

Contendo um numero relativamente pequeno de predições, algumas estão em processo de cumprimento e aquelas que podem já ser testadas cumpriram-se com extraordinária precisão, vamos oferecer a cada um de vocês um exemplar da literatura “Eventos Finais”, um livro que contem as principais predições da Ellen todas reunidas.

Há o reconhecimento do encarnação de Cristo?

Ellen White escreveu extensamente sobre a vida de Cristo , o  livro "O Desejado de Todas as Nações" tem sido aclamado como um dos mais espirituais tratados da vida de Jesus Cristo. 

"Caminho a Cristo", sua obra mais difundida , tem conduzido milhões a um intimo relacionamento com Cristo. 

Encontramos em seus escritos uma exposição equilibrada coincide com pontos de vista bíblicos

E a influencia de seu ministério?

"... sua influencia moldou a 1. A.S.D mais que qualquer outro fator, exceto a Santa Bíblia".(E. G. White, "A Messange", Review and Herald, 26 de julho de 1906, pag 8.)

Difundiu a obra de publicações, escola , obra medico-missionaria e o desenvolvimento missionário de extensão mundial.

Ellen nos deixou uma vasta obra literária: 80 livros, 200 folhetos a panfletos a 4.600 artigos e periódicos, sermões, diários, testemunhos especiais a cartas somando cerca de 60.000 paginas manuscritas e vastas porções de seus escritos tem sido apreciados pelo publico em geral em especial os livros “Caminho a Cristo” e “Conflito dos Séculos”.

Ellen foi a orientadora principal em questões de saúde, educação, vida familiar, temperança, evangelismo e ministério de publicações.

Dois Exemplos que Demonstram a visão Profética de Ellen G. Whitte:


1) O surgimento do Moderno Espiritualismo:
Em 1850, dava seus primeiros passos e Ellen Whitte identificou-o como, um dos grandes enganos dos últimos dias, e predisse seu crescimento.

Hoje vemos que o espiritualismo tem-se estendido a todo o mundo, adquirindo milhões de adeptos, sua face anti-cristã modificou , identificando-se agora com, cristãos espiritualistas.

2) Cooperação intima entre protestantes a Católicos Romanos:

No período de vida de Ellen Whitte , existia um abismo entre protestantismo e o catolicismo romano e ela profetizou que “as diferenças entre protestantes e católicos se reduziriam ao estabelecimento de uma ponte para cobrir o abismo que antes separava a ambos (Grande Conflito, 517 e 588)


É  fácil perceber que a barreira católico a protestante , desmorona-se aos poucos nos dias de hoje , conduzindo a um processo de crescente cooperação e o surgimento do ecumenismo. 

O Espirito de Profecia e a Bíblia


A bíblia é o padrão supremo:

Nós  Adventistas do Sétimo Dia apoiamos  plenamente o principio da Reforma , “sola scriptura”, nossos fundadores  desenvolveram suas crenças fundamentais através do estudo da Bíblia.

Ellen Whitte orientou a compreensão da Bíblia, cria e ensinava que a Bíblia representa a norma e a regra final da igreja ( cf.  Primeiros Eseritos,pag.78, 

Ela encarou o seu trabalho como a condução das pessoas de volta á Bíblia Ellen White também considera seus escritos como um guia para a compreensão mais clara da Bíblia. Muitos de seus escritos aplicam os conselhos bíblicos ao viver diário.

" Os testemunhos escritos não são concedidos a fim de prover nova luz ,mas para imprimir vivamente sobre o coração as verdades da inspiração já anteriormente revelada" ( E.G.White, Testimonies, vol.5 , pag.663).

Portanto, é uma grande mentira quando se diz que os escritos de Ellen  nos são mais valiosos que a própria Bíblia, eles apenas são uma luz menor para a compreensão da Palavra de Deus .

CONCLUSÃO


Um dos dons do Espirito Santo é a profecia Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi ,manifesto no ministério de Ellen G. White. Seus escritos são uma continua a autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. 

Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo ensino e experiência.

OS ESCRITOS de Ellen G. White não constituem um substituto para a Bíblia, não podendo ser colocados no mesmo nível , pois as Escrituras Sagradas são a norma e a regra pela qual seus escritos foram constituídos.