A guarda do Sábado era apenas para o velho testamento?

Sabado antigo testamento

Qual a interpretação de Colossenses 2:16-17 que está escrito assim: “Ninguém pois vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou por causa de festa, ou de lua nova ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.” Seria o sábado uma sombra do Velho Testamento?

 Antes de entrar em detalhe do verso, analisemos o contexto histórico do Velho Testamento. No tempo de Moisés, haviam dois tipos de Leis: A Lei de Deus, e a Lei de Moisés que seriam as leis cerimoniais. A distinção entre as duas leis é ampla e clara. 

O sistema cerimonial era constituído de símbolos que apontavam para Cristo, para seu sacrifício e seu sacerdócio. Mas com respeito a Lei de Deus, declara o salmista: “Para sempre, ó Senhor, a Tua palavra permanece no Céu.” Salmos 119:89. 

E foi Jesus quem disse: 

“Não vim destruir a lei ... em verdade vos digo, ... que até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18. 

A Lei de Deus é imutável


Veja algumas das diferenças principais entre a Lei de Deus e a Lei de Moisés ou Cerimoniais:

= A Lei de Deus, foi escrita pelo próprio Deus em tábuas de pedra. Êxodo 34:1;
- A Lei de Moisés foi escrita num livro, conforme Deuteronômio 31:24.

= A Lei de Deus que foi escrita em pedra, são apenas os dez mandamentos, conforme Deut. 10:4;
- E o que Moisés e não Deus escreveu, foram as leis e orientações cerimoniais, sociais. Deut. 31:9.

= A Lei que Deus escreveu foi colocada dentro da arca. Deut. 10:4 e 5;
- E o que Moisés escreveu, foi colocado ao lado da arca. Deut. 31:25 e 26.

= A Lei de Deus, (Salmos 19:7 e 8) “é perfeita e refrigera a alma, ... dá sabedoria aos simples, os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração, o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos.”;
- Já as leis cerimoniais que Moisés escreveu, eram leis de holocausto, para o povo oferecer ofertas ao Senhor.

= O propósito da Lei de Deus está em Eclesiastes 12:13: “Este é o fim do discurso; tudo já foi ouvido; Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem.”;
- O propósito das Leis de Moisés eram apontar a crucificação de Cristo. Confira em Col. 2:14 e 17 e Heb. 9:9.

= Até quando duraria a Lei de Deus? Salmos 111:7 e 8 “... fiéis são os seus preceitos, firmados para todo o sempre ...” Salmos 119:89 e 144 “... Justos são os seus testemunhos para sempre.” E ainda, São Mateus 5:17 e 18 ...Jesus disse: “Porque em verdade vos digo, que até o céu e a terra passem de modo nenhum passará da lei um só i ou til, até que tudo seja cumprido.”;
- Até quando durariam as leis de Moisés? Até a cruz de Cristo. Col. 2:14.

Entre outros..

E assim poderíamos prolongar o estudo sobre as diferenças das Leis de Moisés em paralelo com a Lei de Deus, os Dez Mandamentos; no entanto, o assunto em questão, exige outras explicações dos versos bíblicos que o ouvinte perguntou.

Quando Paulo se dirigiu aos colossos, em sua carta, no capítulo 2:16 e 17, e diz que ninguém vos julgue pelo que come, ... ou pelos dias de festas, ou sábados, ele estava se referindo às festas e cerimonias do judaísmo. 

Já vimos as diferenças entre a Lei de Deus e as leis cerimoniais, mas há também uma diferença entre os sábados das festas e o sábado da Lei de Deus: Os sábados festivos vieram do tempo de Moisés, e o sábado, dia santo do Senhor, vem desde a criação, precedido de um imperativo “Lembra-te do dia de sábado para o santificar ...”

Estes sábados aí de Colossenses 2:16 e 17, estão associados à dias de festa e lua nova, que eram solenes festividades nacionais judaicas, ou feriados fixos. O sábado dos dez mandamentos, não tem esta natureza, não era festivo e nem típico.

As festas e os sábados que são relatados neste texto de Colossenses, referiam-se a um acontecimento futuro, que seria a morte de Cristo como expiação pelos nossos pecados, já o Sábado do dez mandamentos, nos leva ao passado, à criação, como um memorial do que Deus criou. São duas situações bem diferentes e distintas.

Logo, concluímos que, quando Paulo escreveu este texto aos Colossenses, ele não estava sob hipótese alguma anulando o quarto mandamento de Deus, mas sim as leis cerimoniais que apontavam a expiação de Cristo na cruz, fossem as festas de lua nova ou sábados, etc.

Gostaria agora de fazer algumas perguntas para você ouvinte:

I - Será que Deus iria abolir as leis dos dez mandamentos que escreveu com o seu próprio dedo, e segundo diversos textos bíblicos que dizem ser a lei perfeita e eterna?

II - Será que hoje poderíamos então matar, roubar, pois os mandamentos foram abolidos?

III - Tiago 2:10 diz: 

“Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, torna-se culpado de todos. Pois aquele que disse: “Não adulterás”, também disse : “Não matarás”. Ora, se não adulteras, mas matas, torna-te transgressor da lei.” 

É clara a mensagem deste texto, que não adianta guardar um mandamento e transgredir outro, é preciso ser um cristão completo.
Vem outra pergunta: Existe alguém que consegue guardar todos os dez mandamentos? 

A resposta é que perfeito só foi um: Jesus, mas há uma diferença entre nós sempre, há aqueles que se contentam como são, não buscam a santidade, não se preocupam em seguir os caminhos de Deus, estes sim, são imperfeitos e não buscam mudar, estão satisfeitos longe de Deus, e não tem paz. 

E um outro grupo de pessoas imperfeitas que buscam constantemente o perdão, a justificação pala fé, por conhecer a lei, e notar os seus defeitos, e então rogar que a graça de Cristo, venha cobrir os seus erros e imperfeições, fato este que de contínuo vai aperfeiçoando o cristão, como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

A função da Lei não é salvar. A Lei não salva. A Lei de Deus mostra o pecado, e a necessidade de um Salvador, que é Cristo. É pela lei que vem o conhecimento do pecado e o sentimento de necessidade de um Salvador. 

A Lei aponta o pecado e o Salvador do pecado. Esta é a função da Lei. Só observando a lei, seremos como os fariseus, jamais seremos salvos, e só dizer que amamos a Jesus também não nos trará salvação, pois muitos dirão naquele dia: Senhor, Senhor, em ti não fizemos milagres ... etc. no entanto Jesus vai responder: “Apartai-vos de mim, nunca vos conheci.”

DECRETO DOMINICAL


O primeiro decreto dominical foi promulgado por Constantino, imperador romano, no dia 7 de março do ano 321 da nossa era, isso pode ser constatado nesse áudio, confira.

A origem do domingo em programa de Rádio gaúcha:


Portanto amigo ouvinte, esta é a função da Lei, não salvar, mas apontar o pecado, e nos indicar o Salvador do pecado, que nos dará o poder de vivermos uma vida mais pura e santa diante de Deus e diante dos homens.

VEJA TAMBÉM


- COMO ENTENDER COLOSSENSES 2:16