12 Dicas de como estudar a Bíblia em casa

como estudar a Bíblia em casa

1. Segundo Jesus, o que devemos examinar? 

R.: “Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. João 5:39

A “Bíblia Sagrada”, também conhecida por “Escrituras Sagradas”, é constituída por 66 livros distribuídos em dois Testamentos. Sendo que o Antigo Testamento é constituído por 39 livros, e o Novo Testamento é constituído por 27 livros. Segundo os ensinos ministrados por Jesus, você deve examinar as Escrituras Sagradas. 

Sendo que o ato de “examinar” a Bíblia implica em estudá-la todos os dias de forma sistemática, detalhada, e sempre refletindo cuidadosamente em sua mensagem. Também implica em analisar, aplicar e praticar integralmente a mensagem das Escrituras Sagradas em sua própria vida. 

Você deve examiná-la porque nelas encontra-se registrado o caminho que conduz para a vida eterna. E são elas que profetizam e testemunham a respeito da pessoa de Jesus Cristo. 




Quando Jesus pronunciou estas célebres palavras, Ele estava se referindo ao Antigo Testamento, uma vez que o Novo Testamento ainda não havia sido escrito. 

Portanto, Jesus Cristo, longe de denegrir a imagem do Antigo Testamento, na verdade o exalta, e também orienta todos aqueles que desejam ter a vida eterna para que o examine, pois no Antigo Testamento além de encontrarmos o caminho para a vida eterna, ainda encontramos o testemunho a respeito da pessoa de Jesus Cristo. 

2. Como se Estuda a Palavra de Deus? 

R.: “Porque é mandamento, sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra: um pouco aqui, um pouco ali”. Isaías 28:10 

Aproximadamente 40 escritores participaram na produção da Bíblia Sagrada, durante um longo período de 1600 anos. Entre eles se encontravam sábios, reis, pastores, historiadores, agricultores, médico, legisladores, sacerdotes, juízes e pescadores. 

O primeiro escritor bíblico foi Moisés, que viveu aproximadamente 1500 anos antes de Cristo, e escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia. O último desses escritores foi o apóstolo João, que viveu até ao final do primeiro século da era cristã. Esses escritores eram provenientes de diferentes classes sociais, e possuíam diferentes níveis intelectuais. 

E devido a essa grande diversidade de escritores não é possível examinar as Escrituras Sagradas como se examina um livro qualquer. As instruções e orientações contidas na Bíblia foram dadas de forma esporádica, mas progressivamente no decorrer dos séculos, razão pela qual os seus ensinos encontram-se esparsos nos sessenta e seis livros que constituem as Escrituras Sagradas.

Diante desse fato fica claro que a Bíblia Sagrada foi estruturada em mandamentos sobre mandamentos e de regras sobre regras, localizadas um pouco num texto e outro pouco em outro texto, motivo pelo qual em seu estudo devemos percorrer os vários livros da Bíblia “comparando as coisas espirituais com as espirituais” (I Coríntios 2:13) para poder compreender exatamente o que a Palavra de Deus tem dizer sobre determinado tema. 

“Vedes aqui, isto achei diz o pregador, conferindo uma cousa com a outra para achar a causa”. (Eclesiastes 7:27). 

E para facilitar a localização dos preceitos bíblicos, os tradutores a dividiram em livros, capítulos e estes por sua vez em versículos. O estudo de um determinado tema bíblico deve sempre ser conduzindo buscando-se a harmonia completa que existe nas páginas das Sagradas Escrituras. 

Uma passagem, a princípio de difícil compreensão, se torna mais clara à medida que buscamos na Palavra de Deus alguns textos sobre o mesmo tema, e que podem estar localizados um pouco aqui e outro pouco ali. Empregando esse método de pesquisa podemos compreender o real significado das passagens bíblicas. 

INSPIRAÇÃO DIVINA 


3. O que é divinamente inspirado? 

R.: “Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. II Timóteo 3:16 

Nessa passagem o apóstolo Paulo diz que toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa na vida do cristão. E por “divinamente inspirada” ele quer dizer toda Escritura inspirada por Deus. 

Tecnicamente, a palavra “toda a Escritura” inclui tanto o Antigo Testamento como o Novo Testamento. Que o Antigo Testamento foi escrito sob a inspiração divina, fica claro com o emprego da expressão: “Assim me disse o Senhor”, “Veio a mim a palavra do Senhor” ou outra equivalente que são citadas mais de 1300 vezes no Antigo Testamento. 

Além disso, Jesus Cristo e os apóstolos sancionaram e aprovaram a veracidade e autoridade do Antigo Testamento. Eles citaram constantemente seus textos para apoiarem seus ensinos, e viveram em conformidade com os seus sagrados preceitos. Portanto, toda a Escritura inspirada por Deus - entende-se os sessenta e seis livros que constituem toda a Bíblia Sagrada - é proveitosa para ensinar as verdades que conduzem o cristão no caminho da vida eterna. 

Serve para redarguir (responder, replicar) ao cristão sobre suas convicções ou atitudes. Ela serve para corrigir aquele que anda por caminhos desviados e que deseja fazer a vontade de Deus. Ela também é útil para instruir o crente em justiça tornando-o uma pessoa melhor na sociedade, e mais justa diante dos homens e de Deus. 

4. Os homens santos de Deus foram inspirados por quem? 

R.: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:20-21 

O apóstolo Pedro ensina claramente que nenhuma profecia das Sagradas Escrituras é de particular interpretação. Isto porque a mensagem da Bíblia não foi produzida pela vontade de qualquer homem. 

Mas homens consagrados a Deus falaram movidos ou inspirados pela terceira pessoa da santíssima trindade: O “Espírito Santo”. Observe o que disse um dos escritores do Antigo Testamento:

 “O espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca”. (II Samuel 23:2). 

A própria Bíblia admite que ela foi escrita por homens. Todavia não era qualquer tipo de homem. Eram homens santos que falaram da parte de Deus inspirados pelo Espírito Santo. Logo, o Antigo e o Novo Testamento não são produtos da mente humana, mas sim da mente de Deus. 

As várias formas de estilos com que as Sagradas Escrituras foram escritas atestam que, muito embora a mensagem inspirada seja de Deus, a forma de expressá-la é dos homens santos de Deus. 

Já foi dito que a Bíblia Sagrada contém 66 livros distribuídos em dois Testamentos. Os quais foram escritos durante um período de aproximadamente 1600 anos, abrangendo uma enorme variedade de tópicos. 

Além disso, foi escrita por 40 diferentes autores provenientes das mais diferentes classes sociais, e que viveram em diferentes períodos históricos. Apesar dessa enorme diversidade de autores e assuntos, existe uma perfeita unidade de tema e propósito em toda a Bíblia Sagrada. Um escritor não contradiz o que foi escrito por outro. 

A unidade dos textos bíblicos fornece uma forte evidencia de que o verdadeiro autor das Sagradas Escrituras é Deus, que inspirou os homens santos a escreverem as mensagens que desejava comunicar à humanidade. 

Além da unidade apresentada pelos livros que compõem as Sagradas Escrituras, uma outra evidência sobre a origem divina da Bíblia está relacionada com as profecias. Com base nas profecias cumpridas temos suficientes evidências para confiarmos em seus ensinos. 

Também temos evidências para crer que as profecias que ainda não se cumpriram, certamente se cumprirão com precisão absoluta. Quando você toma um exemplar da Bíblia Sagrada em suas mãos, esteja absolutamente certo de que ele contém a Palavra de Deus, e que conserva íntegro todo o seu conteúdo original. 

A análise de milhares de pergaminhos e papiros, contendo antiquíssimos textos bíblicos, espalhados pelos principais museus do mundo, atestam - sem deixar margem para dúvidas - que o conteúdo das Bíblias atuais correspondem exatamente ao conteúdo dos primeiros escritos da Bíblia. 

Portanto, pode-se concluir que o conteúdo bíblico não sofreu nenhum processo de alteração no decorrer dos séculos. A Bíblia que temos em mãos corresponde exatamente aos manuscritos bíblicos originais. 

PARA QUE SERVE


5. As Escrituras foram escritas para o ensino de quem? 

R.: “Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança”. Romanos 15:4 

Nos primórdios da Igreja Cristã o Novo Testamento ainda não tinha sido escrito. Portanto, os cristãos liam e praticavam os ensinos das Escrituras contidos no Antigo Testamento, acrescidos pelas orientações e ensinos que os apóstolos pregavam. 

O apóstolo Paulo, divinamente inspirado, diz que tudo o que antes foi escrito, - evidentemente este “antes” refere-se ao Antigo Testamento – foi escrito para o ensino e orientação daqueles que creem que as Sagradas Escrituras é a mensagem de Deus aos homens. 

O estudo diário da Palavra de Deus gera no coração do crente a convicção de sua verdade, e a prática diária de suas mensagens gera no espírito do crente a paciência diante das provações, gera o consolo ou conforto diante das perdas que todos sofrem, a fim de que o cristão tenha sempre esperança no porvir. 

6. O que é a verdade? 

R.: “Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade”. João 17:17 

Em sua oração intercessora a favor de todos aqueles que iriam crer em Seu nome, Jesus solicitou ao Pai que todos Seus seguidores fossem santificados na verdade. Talvez você esteja se perguntando: mas que verdade? Jesus mesmo responde: “a tua palavra é a verdade”. Portanto o cristão deve ser santificado na Palavra de Deus. 

Só a Bíblia é a Palavra de Deus, e nada mais! Tradições, teologias, literaturas, catecismos, sermões, tudo o mais é produto da mente humana, e não faz parte da Palavra de Deus, porque não são inspirados por Deus. 

Ser santificado na Palavra de Deus significa que o crente deve estudá-la diariamente para conhecê-la cada vez melhor, bem como se alimentar e absorver seus sagrados ensinos de tal maneira que venham fazer parte do caráter do cristão, pois era assim que os santos homens de Deus de alimentavam. 

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos”. (Jeremias 15:16). 

Significa viver e morrer em função do que ensina a Palavra de Deus, praticando diariamente seus santos preceitos. 

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. (Mateus 4:4). 

Portanto, os ensinos bíblicos devem constituir-se na norma de conduta para todos cristãos, em todos os momentos de sua vida, pois o cristão precisa ser puro e santo. 

E para ser santo precisa praticar, e se conduzir unicamente pelas orientações, princípios e regras bíblicas. Só as Sagradas Escrituras devem ser empregadas como regra de fé, doutrina e conduta cristã, o que passar disso é de procedência humana e deve ser desprezado. 

O conselho divino para o cristão é o seguinte: 

“segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hebreus 12:14). 

7. O que o conhecimento da verdade faz por você? 

R.: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32 

Neste versículo Jesus ensina que o “conhecimento da verdade” tem o poder para nos libertar. Já sabemos que a “Verdade” é a “Palavra de Deus”. Logo o conhecimento dos ensinos bíblicos possui o condão para nos libertar, posto que eles são divinamente inspirados. 

Então você pode estar se perguntando? Mas de que coisas o conhecimento da Palavra de Deus nos liberta? A resposta é muito simples: aquele que passa a conhecer os ensinos bíblicos torna-se livre do poder do pecado, no qual se encontra escravizado. (Romanos 6:18). 

Torna-se livre do poder das superstições que o prendem nas correntes do medo e receios. O conhecimento da verdade tem o poder para libertar o pecador da escravidão dos vícios e das paixões carnais. 

O conhecimento da Palavra de Deus possui o poder para despertar e desprender os homens dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (II Timóteo 2:26). 

8. A fé é pelo ouvir o quê? 

R.: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Romanos 10:17 

Esse versículo bíblico informa que a fé somente poderá ser concebida e gerada em sua inteligência espiritual (Colossenses 1:9) a partir do momento em você passar a ouvir as mensagens da Palavra de Deus. E este ouvir implica em estudar, conhecer, refletir, meditar, analisar, praticar e familiarizar-se com os ensinos das Sagradas Escrituras. 

O grande evangelista D. L. Moody em certa ocasião disse que freqüentemente orava pedindo a Deus que lhe concedesse fé, mas a fé não veio. Um belo dia ele leu “que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Então resolveu abrir a sua Bíblia e começou a estudá-la. Desde então sua fé passou a aumentar cada vez mais. 

A Bíblia não opera transformações na vida do homem apenas com base no conhecimento de seus ensinos, mas principalmente com base na crença que você possa depositar nesses conhecimentos. 

O simples conhecimento intelectual das Escrituras Sagradas não possui virtude alguma para conduzir qualquer pessoa ao caminho da salvação, mas é necessário que o seu estudo esteja acrescentado da fé em sua mensagem. (Hebreus 4:2). 

A convicção de que a mensagem bíblica é divinamente inspirada pode ser gerada no coração do crente a partir de várias evidências. A principal delas é representada pelas profecias que já se cumpriram. 

Pois as profecias já cumpridas geram no espírito do homem a plena convicção de que as demais profecias ainda não cumpridas, também se cumprirão com perfeição. 

Essa constatação também gera no espírito humano a convicção de que as demais mensagens das Sagradas Escrituras são realmente dignas de fé por parte do crente. 

ETERNIDADE DA PALAVRA 


9. O que passarão e o que não hão de passar? 

R.: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”. Mateus 24:35 

Jesus Cristo disse que o céu e a Terra passarão, isto é algum dia cessarão de existir. Em contraste com a duração do céu e a Terra, Jesus disse que Suas Palavras jamais iriam cessar de existir. Isto significa que a Palavra de Deus permanece para sempre, enquanto que o céu e a Terra, por serem corruptíveis, são temporários. 

Por permanecerem para sempre, as Escrituras Sagradas não podem ser modificadas, não podem ser alteradas ou mesmo ignoradas pelo homem, pois é a Santa Palavra de Deus. 

Assim diz o Senhor: “tudo o que eu vos ordeno, observareis; nada lhe acrescentarás nem diminuirás”. (Deuteronômio 12:32). 

A Palavra de Deus é santa e verdadeira, e se cumpre com exatidão, pois foi inspirada por Deus. 

10. Por quanto tempo subsiste a Palavra de nosso Deus?

R.: “Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente”. Isaías 40:8 

O profeta Isaías, inspirado pelo Espírito Santo, afirmou que a vida é tão fugaz como a erva do campo que se seca; ou que a beleza do homem é como as flores do campo que um dia murcham e caem. 

Em contraste com a transitoriedade da vida humana o profeta afirmou que a Palavra de Deus permanece para sempre. 

“Mas a palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que entre vós foi evangelizada”. (I Pedro 1:25). 

Mais uma vez o Espírito Santo reforça a ideia de que a Bíblia - perfeita expressão da vontade de Deus para com os homens - não pode ser mudada ou alterada, mas permanece para sempre. Portanto, as Escrituras Sagradas são um instrumento útil a todos os povos, línguas e nações de geração em geração. 

CONCLUSÃO 


11. Ao que Jesus assemelha aquele que pratica a palavra? 

R.: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-loei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”. Mateus 7: 24-25 

Jesus Cristo ensinou numa alegoria que o homem prudente é aquele que escuta as Suas palavras e as coloca em prática. Fazendo isso, esse homem constrói sua casa sobre um firme alicerce: “a rocha”. Com isso, Jesus está dizendo que o homem prudente edifica sua vida sobre as estruturas sólidas de Sua Palavra. 

E vindo provações, perdas, aborrecimentos e as desilusões que a vida traz a todos, esse homem pode suportar firmemente esses dissabores, uma vez que estava edificada sobre a rocha, pois pela paciência e consolação das Escrituras ele tinha esperança (Romanos 15:4). 

12. Ao que Jesus compara aquele que não cumpre a palavra? 

R.: “E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda”. Mateus 7:26-27 

Jesus também ensinou em Sua alegoria que o homem insensato é aquele que ouve as Suas palavras, mas não as pratica. Cristo comparou esse homem àquele que edifica sua casa sobre a areia. 

Com isso Jesus quis dizer que o homem insensato é aquele que constrói a sua vida sobre fundamentos frágeis, e vindo perdas, provações, aborrecimentos e as desilusões da vida, esse homem não pôde suportar, e grande foi a sua queda. 

E isto porque ele ouviu a Sua Palavra, mas não a colocou em prática em sua vida, portanto não foi santificado na verdade, razão pela qual também não encontrou conforto ou a esperança oferecida somente pelas Escrituras Sagradas. 

Tanto o homem prudente como o insensato, ouviram as Palavras de Jesus. Mas a diferença entre ambos é que o homem prudente colocou-a em prática, enquanto que o homem insensato não a praticou, com isso os dois tiveram destinos totalmente diversos. 

Qual desses dois homens você gostaria de ser? De tudo o que foi dito no presente estudo você precisa crer que a Bíblia Sagrada é uma coleção de livros inspirados por Deus. E que por essa razão você precisa tê-la em alta conta, aceitando-a como regra de fé e conduta, devendo examiná- la e praticar seus sagrados ensinos diariamente, para o seu próprio benefício e crescimento espiritual.

FONTE: Esse artigo é de autoria de Leandro Bertoldo, para conhecer e adquirir o conteúdo integral acesse 👉 Leandro Bertoldo clube de autores.