Explicando 'Ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias'

ai das gravidas biblia

Vamos aprender hoje qual o significa para a expressão 'Ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias' dita por Jesus no evangelho (Lc 21:23). De acordo com a explicação nos escritos do antigo testamento. 

Essas palavras foram ditas por Cristo como advertência no famoso sermão profético que trata sobre os últimos acontecimentos, e cujas profecias estavam interligadas com a destruição de Jerusalém pelos romanos no ano 70 D.C

'Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo'. (Lc 21:23)



SIGNIFICADO


Existem 3 motivos básicos por que as grávidas sofreriam no tempo do fim, diante da angústia referente à ira vindoura:

OPÇÃO 1 Pela própria dificuldade da gravidez, que já em tempo de paz requer grandes esforços por parte da mulher, impossibilitando que a mesma tenha autonomia. 

OPÇÃO 2 Por que o povo de Deus estaria em fuga, contexto que apresenta maior dificuldade tanto para mulheres grávidas, como para os responsáveis por elas , porque estariam tendo além do trabalho de salvarem a própria vida, ainda ter que carregar um fardo extra.

Essa seria uma situação bastante angustiante. 

OPÇÃO 3 Por que elas seriam tentadas a comer os próprios filhos recém nascidos, diante da fome terrível que as abateria.

Essa terceira opção parece ser a mais apropriada para interpretar as palavras de Jesus, inclusive na ocasião em que Cristo era levado para ser crucificado algumas mulheres que lamentavam foram advertidas por ele que disse:

'... Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram, nem amamentaram'. (Lc 28:29)

EXEMPLO DO ANTIGO TESTAMENTO


No tempo de Eliseu houve uma fome em Samaria tão avassaladora que duas mulheres combinaram de comeram os próprios filhos em conjunto, comeram o filho da primeira mas ao chegar o tempo de matarem o filho da segunda ela o escondeu, então a primeira recorreu ao rei de Israel reclamando num episódio bastante horripilante diga-se de partida.

Essa história está registrada em 2 Reis 6:26-30. 

Moisés previu situações extremas como essa, veja: 

'A situação será tão terrível, que até a mulher mais delicada e carinhosa, que nunca precisou andar a pé quando saía de casa, ficará tão desesperada, que comerá, às escondidas, seu bebê recém-nascido e a placenta também. Ela será tão má, que não dará nenhum pedaço para o seu querido marido, nem para os outros filhos'. (Dt 28:56 NTLH)

E isso de fato ocorreu na destruição de Jerusalém no ano 70, evento predito por Cristo (Mt 24:15,16)

"Maridos roubavam de sua esposa, e esposas de seu marido. Viam-se filhos arrebatar o alimento da boca de seus pais idosos. A pergunta do profeta: "Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria?" (Isa. 49:15) recebeu dentro dos muros da cidade condenada, a resposta: "As mãos das mulheres piedosas cozeram os próprios filhos; serviram-lhes de alimento na destruição da filha de Meu povo." Lam. 4:10.  (EGW GC Pg 32)

CONCLUSÃO


Como vimos aqui, a expressão 'Ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias' diz respeito a um tempo em que a fome se tornaria tão grande na terra que as mães seriam tentadas a comerem os próprios filhos logo que nascessem, e nem tanto elas, mas todos os que estivesse por perto, conforme citado nas passagens bíblicas mencionadas. 

Essa certamente não seria uma boa ocasião de se gerar filhos, e se algo dessa natureza ocorreu no passado imagine quando vier o '... tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro'. (Dn 12:1)

VEJA TAMBÉM


- Guia Sobrevivência no Inferno
- Baixar Coletânea de Louvor
- Salmo 91 Explicado