CSI: Descoberto o maior crime da história

Maior crime da historia

Se algum de nossos médicos houvesse vivido há 20 séculos e o houvessem levado a 200-250 metros da porta de Damasco, para assinar o atestado de óbito do condenado cujo cadáver pendia de um madeiro naquela colina do Calvário que teria escrito nesse atestado de óbito?

1 – “Certifico que no dia da data, à hora sexta, faleceu Jesus o nazareno"... de quê?

O que quebrantou o sagrado coração de Jesus?

B – Talvez alguém poderia argumentar que não podemos assim à distância praticar-lhe uma autópsia.

1 – É verdade. Contudo, a Bíblia nos dá vários elementos de juízo que nos permitiriam tirar conclusões de confiança.



I – FOI ACASO DEVIDO AOS TORMENTOS E À CRUZ?


A – Em 1977, publicou-se um livro escrito por Martin Henrel cujo título é crucifixion, que trata da história da crucifixão e outros aspectos que incluíam a forma como se levava a cabo.

1 – Estes dados permitem-nos entender que as dores de um crucificado eram muito mais cruéis do que habitualmente imaginamos.

2 – Os pintores começaram a pintar quadros de Jesus crucificado depois que esta forma de execução se havia extinguido. Os achados arqueológicos nos indicariam que “ficam a dever muito” em seus quadros.

B – Os condenados à crucifixão primeiro eram cruelmente açoitados.

1 – O açoite era um instrumento de castigo sumamente desumano.

2 – O chicote que utilizavam consistia em quatro ou cinco bolas de chumbo que estavam unidas a um cabo de madeira por meio de cadeias. De cada bola, que media uns 2 cm de diâmetro, saiam pequenos grilhões de ferro em todos as direções.

3 – O açoitamento não somente rasgava a pele, mas também destroçava os músculos e os tecidos, e se o açoitassem em excesso, o réu poderia morrer por isso.

4 – Os carrascos que o açoitavam, cuidavam para que o condenado não morresse durante os açoites e que estivesse suficientemente vivo e consciente para sofrer as agonias da crucifixão que viria depois. Isso é o que fizeram com Jesus nosso Senhor. S. Mateus 27:26 (p., NT) “Soltaram Barrabás e após terem açoitado a Jesus. Este foi entregue para ser crucificado”.

¨Quer dizer que Seu sagrado coração, embora sofresse muito,não foi quebrantado pelos açoites?
¨De que morreu Jesus?


Vejamos o que significava ser crucificado:

C – A execução foi pública.

1 – Depois de açoitado, todo ensangüentado, o réu era conduzido a alguma rua, praça ou lugar repleto de público para a sua execução.


2 – Era submetido a escárnio e castigo de vergonha pública.

D – Os condenados a cruz eram despidos completamente de suas roupas e pendiam da cruz completamente despidos, expostos ao ridículo e às críticas do público.

E – Sêneca refere que os impiedosos e sádicos soldados cravavam às vezes, inclusive, os órgãos sexuais dos homens crucificados.

1 – Embora os artistas cobrissem em seus quadros piedosa e compassivamente a Jesus com uma tanga. Ele não foi poupado da vergonha de ser despido antes de ser crucificado. Assim testemunham as quatro evangelhos. 

S. Mateus 27: 35 (p., NT); S. Marcos 15:24 (p., NT); S. Lucas 23:34 (p., NT); S. João 19:23 24 (p., NT) 
“repartiram  entre si as Suas vestes”. Repartiram em 4 partes as vestes e a túnica foi lançada sorte.

2 – Foi Deus o Pai que, mediante escuras trevas, ocultou misericordiosamente a indecorosa cena dos olhos impúdicos da multidão durante as últimas três horas de vida de Jesus. S. Mateus 27 45, 46 (p., NT); S. Marcos 15:33; S. Lucas 23:44.

F – Embora  as dores da cruz fossem intensas, outros detalhes do relato bíblico nos sugeriam que não foram os tormentos da cruz que mataram a Jesus.

II – ALGUNS DETALHES SIGNIFICATIVOS


A – São Lucas, que era médico, escreveu em seu evangelho que o Senhor, havendo clamado em grande voz, morreu. S. Lucas 23:46.

B – São Mateus, declara o mesmo: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. “S. Mateus 27:50.

C – Do monte da Caveira, Seu corpo se convulsionou e enquanto densas trevas cobriram a terra, um agudo e penetrante grito de dor rasgou os ares e morreu.

D – São João, que estava ali e viu tudo com seus próprios olhos, acrescenta: “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água .” S. João 19 34 (pág., NT).

1 – Dois líquidos diferentes. Se estivessem misturados, se teriam visto como sangue, mas eram sangue e água.

E – Seu tétrico grito ao morrer, água e o sangue brotando de Sua ferida poderiam mostrar que Cristo morreu de angústia mental.


III – QUAL FOI A ANGUSTIA QUE QUEBRANTOU SEU SAGRADO CORAÇÃO?


A – Podemos ter certeza de que não foi porque sentira pena de Si mesmo.

1 – Assim demonstra Sua atitude enquanto caminhava rumo ao Calvário. S. Lucas 23. 27, 28.

2 – Da cruz, pensou melhor na proteção e amparo de Sua mãe que em sua dor. S. João 19:25-27.

3 – Longe de Se compadecer por todas as injustiças e humilhações às quais estava sendo submetido, orou em favor de Seus malfeitores. S. Lucas 23:33, 34.

B – Depois de convertido, São Paulo recebeu uma revelação que esclarece completamente o quadro. I Coríntios 15:3 (p., NT)

C – A piedosa escritora cristã, Ellen G. White, dá a seguinte e significativa explicação em seu livro “O Desejado de Todas as Nações”, p. 561: 
“Não era o temor da morte que O oprimia. Nem a dor e a ignomínia da cruz lhe causavam a inexplicável angústia. Ele sofreu o que há de experimentar o pecador quando não mais a misericórdia interceder pela raça culpada.”

D – Certo cristão sonhou que estava presenciando o momento em que açoitavam a Cristo. Seu coração se comprimia de dor diante da temível cena a tal ponto que no sonho se lançou sobre a malfeitor para impedir que continuasse com o castigo. 

Agarrado em sua mão, deteve o chicote. Foi então quando o malfeitor virou o rosto e olhou fixamente para o cristão que, horrorizado, comprovou que o rosto do malfeitor era o seu. Desesperado, despertou sentindo que foi ele que havia ferido Jesus.

C – Isso é justamente o que nos dizia São Paulo. (I Coríntios 15:3) “Vos entreguei o que também recebi que Cristo morreu por nossos pecados”

F – Por que foi assim?

1 – Não foi por incapacidade, poderia haver chamado 12 legiões de anjos para que O protegesse. S. Mateus 26:52-54.

2 – De fato, o poder do Senhor derribou os soldados por terra. São João 18:4-6. Mas Ele suportou tudo para nos salvar.

ILUSTRAÇÃO

Castigo professor

Devido à desordem reinante em uma classe, o professor e os alunos resolveram redigir um regulamento que garantisse a disciplina. Como o regulamento sem sanções não vale nada, decidiram que o castigo mínimo seria dez fortes reguadas sobre as costas despidas. A oportunidade para colocar em prática o documento não se fez esperar. Roubaram o lanche que João, um rapaz forte da classe, levava para comer durante o recreio. No momento não se sabia quem havia cometido tal roubo, mas dias depois, o professor anunciou diante de todos o nome do culpado; o ladrão era Pedrinho, um pequeno e raquítico rapazinho. Todos, inclusive o professor, teriam perdoado com gosto o malfeitor; mas fazer isso era passar por cima do regulamento. 

Fizeram  passar Pedrinho em frente do professor e ordenou que lhe tirasse seu velho casaco. O rapazinho, desfeito em lágrimas, suplicou que lhe perdoassem, pois havia roubado porque em sua casa não havia o que comer. Ao perceber que não lhe perdoariam, fez uma última súplica: que não tirassem o casaco. Mas o professor, compreendendo que  tinha que ser inflexível para o bem de todos, não aceitou a petição. Então aconteceu algo que lhe encheu de lágrimas os olhos de muitos. Ao tirar o casaco de Pedrinho, viu que não tinha camisa e que sustentava sua calça com uns cordões que lhe passava sobre os ombros! O professor pegou a régua e começou a bater às costas despidas do rapazinho, mas não chegou a dar mais que duas reguadas pois João, o ofendido, se apresentou com as costas nuas dizendo:
-“ Não o bata mais professor. Se o regulamento tem que ser cumprido eu estou disposto a receber o castigo. As outras oito reguadas, dê-as em mim.”
Nós temos violado, e muitas vezes não por fome, a lei de Deus, mas esta exige justo castigo. Porém um compassivo Salvador disse: “Não  os condenes, Senhor, eu pago o que eles devem.” I Timóteo 1:15.
“Fiel é a palavra e digna de aceitação que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal.”

CONCLUSÃO

A – O que quebrantou o sagrado coração de Jesus?

B – Não foram os sofrimentos dos açoites nem da cruz.

C – Nós o fizemos:

1 – Com nossas mentiras, cobiças, adultérios, roubos, idolatrias ou qualquer outros pecados.

D – E porque nos amou e quis pagar nossas culpas a fim de dar a Deus Pai o direito legal de perdoar-nos. Ocupou nosso lugar, carregou nossos pecados e estes fizeram estalar Seu coração de dor.

E – Que fará você agora? Diante do sacrifício do Senhor, somente aparece uma decisão sensata: Crer nEle. S. João 3:16.


SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE A MORTE DE CRISTO DA CRUZ





BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- AVISO: Não Case Antes de Saber Disso
- Os 3 Melhores Investimentos da Vida
- 6 Hábitos de Vida que Produzem Câncer