7 Passos para ter uma vida abundante

Vida abundante

No mês de agosto de 2000, a tripulação do submarino nuclear russo “Kursk” percebeu que esse gigantesco anfíbio estava afundando no mar de Barrents, perto do Oceano Ártico, por causa de uma explosão no compartimento de torpedos. 

Estavam a 118 metros de profundidade sem poderem salvar suas vidas. Se o governo russo não tivesse demorado em reconhecer a sua necessidade de colaboração dos países do ocidente, os tripulantes teriam sido salvos. Mas quando o fizeram, já era tarde demais. Os homens morreram pela falta de oxigênio.

Outro submarino, “Squalus”, teve uma sorte diferente do Kursk. Avariado no fundo do mar, eles dispararam bombas de fumaça e uma bóia com um telefone. Seriam descobertos por alguma das naves irmãs? Poderiam ser auxiliados? Toda ajuda possível teria que vir de cima. Esperaram em meio do silêncio agonizante, e cada hora que passava lhes parecia um século.



Três horas depois do fatal mergulho, o couraçado  “Sculpin” começou a busca e logo viu a bomba de fumaça.

A nave irmã fez submergir um gigantesco aparelho de salvamento de 10 toneladas de peso, sendo submergido e emergido diversas vezes; e a cada vez, vários dos tripulantes foram trazidos à superfície até que os últimos trinta e três homens, ainda vivos, dentro do submarino, tivessem sido resgatados dessas profundezas.

Ao ser baixado este grande aparelho de salvamento, ninguém recusou ser resgatado. Todos ficaram mais que contentes, e aceitaram ser salvos da morte certa.

Amigos, se devemos ser salvos e ter um lugar no reino de Deus, temos que aceitar o caminho de salvação que Deus nos oferece. Recordemos que qualquer ajuda que possamos receber virá do alto, e não deste mundo. A salvação provém de Deus.


C – Talvez já tenham ouvido falar da famosa escada que se encontra em Roma, tida como a mesma que Jesus galgou, quando conduzido ao Tribunal de Pilatos. Diz a tradição católica, que os anjos a transportaram de Jerusalém a Roma. Muitos sobem essa escada de joelhos, parando em cada degrau para dizer uma oração. Sentem eles que, ao fazer isto, bênçãos especiais lhes são asseguradas. Eu mesmo já tive ocasião de ver pessoas subirem escadas que conduzem  a relíquias religiosas. São sinceras na crença de que estavam subindo para obter o  favor de Deus.


D – Hoje vamos ver a escada espiritual revelada na Bíblia, cujos degraus contribuem na formação de uma personalidade dinâmica

1 – Cada degrau nos põe mais próximos da salvação.

2 – Cada passo é a nossa resposta ao plano de Deus em nos resgatar das profundezas do abismo do pecado.

I – Degraus para a Salvação   


A – ARREPENDIMENTO (Atos 3:19)

1 – Na medida em que conhece a vontade de Deus, vem a convicção dos pecados e o arrependimento.

2 – Convicção somente não basta. É preciso parar de pecar. Uma coisa é acordar às 5 horas, outra coisa bem diferente é levantar-se às 5 h.

- “Vai e não peques mais” – disse Jesus a  Maria  Madalena

3 – Por isso, o arrependimento verdadeiro é tristeza e afastamento do pecado.

4 – Se alguém tem o hábito de usar palavras más, cessa de praguejar.
  • – O ladrão que se arrepende, cessa de roubar.
  • – O mentiroso começa a falar a verdade.
  • – O que se destrói como álcool e fumo, larga esses vícios.
5 – Aqui está porque muitos erram: Acham que primeiro precisam arrepender-se antes de ir a Cristo. Mas a Bíblia ensina que você  deve levar a Ele seus vícios, defeitos, temores, amor ao mundo e dar todo coração, pois em Romanos 2:4, diz que a bondade de Deus  leva ao arrependimento. O arrependimento vem de Deus.
     
Jeremias pergunta: 
“Pode o etíope mudar a pele, ou o leopardo suas manchas? Então podereis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal”? Jer 13:23.

B – CONFISSÃO

1 – Quando alguém se arrepende e se entristece pelo mal feito, é levado a confessá-lo.

– “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I S. João 1:9 - pág., NT).

– Se não confessarmos não devemos esperar perdão.

2 – Exemplos de confissões:

a – Filho pródigo: 
- “Pai, pequei contra o céu e contra ti, não sou digno de ser chamado teu filho”.

b – Publicano : 
- “Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador”- Luc 18:13

3 – Não dê desculpas para o pecado: - “A mulher que me deste por companheira me deu da árvore” - Foi a falsa confissão de Adão.

4 – Seja  específico:“... confessará aquilo que pecou”. Lev 5:5
Talvez haja um pecado em sua vida. Satanás murmura: “oculta-o, nega-as. Talvez nunca sejam descobertos.” Mas o Espírito Santo insiste: -“Confessa-os. Arrepende-te”
“O que encobre o pecado nunca prosperará, mas o que confessa e deixa, alcançará misericórdia”. Prov. 28:13.

5 – Restituição: O verdadeiro arrependimento significa fazer tudo para corrigir os males que tenhamos cometido contra Deus e contra os homens.

ILUSTRAÇÃO

Zaqueu o publicano

Há algum tempo, certo indivíduo cometeu um crime punível com prisão perpétua; mas escapou à pena, comprometendo um homem inocente. Esse criminoso, que vivia nas grandes cidades do continente americano, ouviu em um programa de rádio, mensagens que convidavam a todos a se arrependerem de seus pecados e entregarem suas vidas a Cristo. Após ouvir vários programas, este homem arrependeu-se então dos seus pecados e entregou o coração a Deus. Após isso, escreveu uma carta pedindo orações especiais em seu favor. Disse ele que decidira corrigir seus males da melhor maneira possível; e estava de viagem para outra cidade, a fim de tomar seu lugar na cela, e libertar a inocente vítima. 

O verdadeiro arrependimento é, às vezes, difícil, mas é o quinto passo na direção do céu. Em Lucas 19, lemos de Zaqueu, homem perito em finanças, e que evidentemente tomara parte em negócios desonrosos. Zaqueu era de pequena estatura e não podia olhar por cima da multidão para ver Jesus, que Se aproximava. Era porém, homem expedito e resoluto, um dos que crêem que “onde há vontade há caminho”. Assim , ele subiu em uma árvore para vê-lo passar. Mas foi descoberto por Jesus que disse:

- “Zaqueu, desce depressa; porque importa que Eu fique hoje em tua casa”.

Desceu, levou Jesus para casa e se alegrou. Por quê?

Porque se arrependeu e restituiu. - “Zaqueu levantando-se disse a Jesus: - Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres, e se em algumas coisa defraudei alguém, lhe restituirei quadruplicado” (Lucas 19:8 - pág., NT).

E Jesus disse: “Hoje entrou a salvação nesta casa”.

6 – Confiar no Perdão de Deus (Hebreus 8:12 - pág., NT).

a – Depois de dar os  passos precedentes, alguns ainda não sentem que Deus lhes perdoou. Mas o sentimento aqui não deve ser o mais importante.
– “Pois, se o vosso coração nos acusar, certamente Deus é maior do que o vosso coração e conhece todas as causas” (I S. João 3:20).
– Se confessarmos... Ele é fiel e justo para nos perdoar” (I S. João 1:9.

b – Promessas de Perdão.

– Salmos 103:12 (420 AT) “Quanto até longe o oriente do ocidente, Ele afasta de nós as nossas transgressões”.

– No céu oriental, há estrelas mais próximas que os astrônomos dizem estar a 100 mil anos luz distantes de nós. Um raio de luz a 300 mil Km/s levaria 100 mil anos para chegar a nós. No ocidente há outros igualmente distantes.

– Isaías 38:17 ”...Tu lançaste para trás das minhas costas todos os meus pecados.”

Talvez tenham ouvido falar do velho na estrada rural que levava grande trouxa às costas. Ao passar uma carroça foi convidado a subir para uma carona. Andou um bom trecho com a trouxa amarrada às costas. O condutor disse: - Por que não descansa também a trouxa na carroça? - Assim muitos fazem. Vêm a Cristo para ter salvação e tentam levar o fardo do pecado através da vida. Necessitam ler Romanos 8:1: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo”.


CONCLUSÃO


A – Dois bêbados, à noite, se encaminharam onde haviam amarrado o barco. Embarcaram e começaram a remar. Remaram a noite inteira sempre preocupados porque não chegavam ao outro lado do rio. Cansados dormiram. 

No dia seguinte descobriram  que não tinham desamarrado o barco, e portanto, permaneciam no mesmo lugar.

Muita gente hoje quer entrar no céu, mas não conseguirão porque estão amarrados no mundo. Que cortem a corda!
Jesus disse que quer fazer total mudança em sua vida. Apoc. 3:20 (pág., NT)

B – Homens do Squalus foram salvos porque aceitaram a oportunidade de resgate que veio do couraçado Sculpin. Quão terrível é ver um homem que perece por negligência, ao recusar a salvação divina! 

Que acharíamos de uma pessoa que recusa o salva-vidas que lhe oferecem para flutuar sobre a água? Ou do homem que, envenenado, recusa tomar antídoto?  Ou do ferido que abre de novo sua ferida? Qualquer pessoa que fizesse assim estaria condenando-se à morte. E que diremos do homem que deseja a salvação que Cristo lhe oferece, mas que escolhe a condenação eterna?

Vem a Ele hoje!

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE SALVAÇÃO



BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- O Alto Clamor Com Fernando Iglesias
- Pregações em Áudio Pr. Luis Gonçalves
- 8 Lugares Com Água Colorida