Por que pessoas inocentes sofrem?

POR QUE_INOCENTES_SOFREM

Se Deus é amor e misericordioso, por que permite o sofrimento? Por que mulheres e crianças inocentes sofrem enquanto pecadores contumazes gozam a vida?

1 – Numa cidade, um incêndio destruiu um asilo de crianças órfãs  e deixou intacta uma fábrica de pinga.

2 – Num assalto, um policial atira em direção ao facínora que foge com o dinheiro, enquanto a bala perdida deixa sem  vida uma garotinha que por ali passava.

3 – Um jovem embriagado, em alta velocidade, choca-se com o automóvel de uma jovem família matando o casal e deixando órfã a garotinha de 6 anos. O embriagado foi sem nenhum arranhão. Não é fácil entender o problema da dor.



B – Sendo Deus um ser de infindo amor e suprema compaixão (Êx. 34: 7), nenhum sofrimento pode ser atribuído a Ele. Então, de onde vem? Qual a fonte de sofrimento e morte?

I – Quem é culpado da dor?


A – Um cliente recebeu uma encomenda de relógios de uma casa mundialmente creditada. Ao desembrulhar ficou surpreendido por encontrar os mostradores partidos.

Que coisa esquisita pensou! Nunca tal aconteceu. É impossível que me tenha sido enviados assim da fábrica! O seu serviço de tantos anos , o seu crédito, a sua reputação fazem-me pensar que a encomenda foi aberta no caminho. Quem o fez? 


Quem estragou o mundo?

– Jesus contou-nos uma história que ilustra estas questões básicas: Mat. 13:24-43

1 – Um homem semeou boas sementes em seu campo. Mas enquanto todos estavam dormindo, seu inimigo veio, semeou joio em meio ao trigo e depois fugiu. Quando o trigo germinou e cresceu, apareceu o joio. Os servos do fazendeiro lhe perguntaram: - “ Senhor, você não semeou boas sementes em seu campo? De onde vieram essas ervas daninhas?“ – “ Um inimigo fez isso” - ele respondeu.

Jesus replicou que o “campo é o mundo.”  Não havia tristeza, doenças ou morte. Mas um inimigo semeou o mal. Deus não é o responsável por isto. O inimigo é Satanás 


C – ILUSTRAÇÃO

Faz algum tempo, havia um terrível bando de salteadores, que deixava em pânico as pessoas da cidade. Os habitantes do lugar tomaram então precauções especiais, o que dificultava os planos dos delinquentes.

Um dia, o chefe do bando estudou um pano maquiavélico. O bando deixou de agir e espalhou a noticia, através de seus comparsas, de que o chefe havia sido assassinado. De início, as pessoas ficaram na expectativa. Finalmente, porém, acabaram acreditando. Pouco a pouco foram deixando de proteger-se. Nos finais de semana abandonaram suas casas, e assim por diante. O chefe enviou então seu pessoal às casas com maior disposição possível, despojando de seus bens os habitantes do lugar além de semearem a destruição  e temor.

Essa foi, mais ou menos, a estratégia de Satanás. Primeiro espalhou  algumas idéias ridículas, como as que expressam muitas pinturas medievais (como o diabo com calda de três pontas, etc.) e depois insinuou, que o diabo não existe. 

É então que ele causa a maior destruição.

D – Vicente Risco escreveu uma obra muito documentada intitulada: 

“Satanás – A História do Diabo”, editada pela Aymá de Barcelona, na qual faz um estudo a cerca de Satanás.

1 – apresenta  57 reproduções de obras de arte.

Pinta-o como uma criatura feia, com pés de cabra, asas de morcego, orelhas pontiagudas com grandes chifres e uma grande cauda terminada em afiados ganchos.

a – Alguns dizem: Não há diabo, cada um tem um diabo dentro de nós. Há expressões : "Fulano está com o diabo no corpo".

b – Jesus cria: “Eu via o diabo caindo do céu  como um relâmpago (Lc 10:18)

¨ “Tendes por pai o diabo”  (João 8:44)
¨ “Agora será expulso o príncipe deste mundo.”(João 12:31)
¨ Satanás tentou a Cristo 3 vezes no deserto.
¨ Precisamos conhecê-lo para não sermos enganados

II – DE ONDE ELE VEIO? COMO VEIO?


A – Deus não criou um diabo, mas anjos. Um deles chamava-se Lúcifer, que quer dizer “Portador de Luz”. Assim ele foi criado perfeito, mas escolheu o mal.

ILUSTRAÇÃO: Uma mãe tem um filho, cria-o com amor, aos 15 anos ele sai para estudar, e aos 30 anos torna-se bandido,por escolha pessoal. A mãe tem culpa? Nós também não podemos culpar a Deus.

B – ORIGEM DO MAL

1 – Lúcifer, “filho da alva”, era o 1º Querubim cobridor. Permanecia na presença de Deus. Abaixo de Cristo era o mais honrado no céu. Os Anjos deleitavam em obedecer-lhe as ordens. Era o regente do coral Celestial.

2 – Ez. 28:13-15 (571 V.T.) – “Estavas no Éden. Eras perfeito em formosura. Tu eras Querubim ungido para proteger... no monte santo de Deus estavas, no meio de pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que fostes criado, até que se achou iniqüidade em ti”.

3 – Pouco a pouco começou a ter desejo de exaltação própria. “Elevou-se o teu coração por causa da tua beleza... Tu dizias no teu coração:....acima das estrelas de Deus exaltarei  o meu trono....Serei semelhante ao Altíssimo.”

4 – Começou a difundir o espírito de descontentamento entre os Anjos. Agia em misterioso segredo. Insinuava dúvidas com respeito às leis que governavam os anjos, dando a entender que para os habitantes dos mundos não era necessário leis, nem de restrição aos anjos.

5 – Muitos anjos ficaram cegos pelos os enganos de Lúcifer. A divisão de sentimentos crescia entre os anjos. Os fiéis aconselhavam com rogos a renunciarem a rebelião e a se unirem a Deus. Muitos quiseram fazê-lo. Lúcifer porém engana-os, dizendo que tinha ido longe demais para voltarem; que ele  conhecia as leis divinas e sabia que Deus não perdoaria, seriam desposados de sua honra e rebaixados de sua posição. 

C – A GUERRA NO CÉU

1 – Foi uma guerra mais excitante do que “Star Wars”(Guerra  nas Estrelas). Apocalipse 12:7-9 (p., NT), descreve esse confronto. Cada anjo teve de se posicionar de um lado ou de outro e decidir.

Um terço dos anjos tiveram de ser expulsos porque eles escolheram a mentira de Satanás (v. 3,4).

2 – E por que Deus não os destruiu?

Por que Deus não destruiu o diabo

a – Suponhamos que o Presidente do Brasil seja culpado de grande fraude ou desvios de verbas. Suponhamos que um dos Senadores mais achegados a ele o acuse de enviar milhões de dólares ao exterior. E que o Presidente, como comandante-chefe das forças armadas, assine um decreto ordenando aos generais prendê-lo e assassiná-lo. Com sua caneta o presidente pode silenciá-lo numa noite. Mas isso provaria que o presidente não desviara o dinheiro? Não, só provaria o contrário. Por isso Deus não eliminou Satanás, para que suas mentiras não parecessem verdadeiras.

III – A GUERRA SE DESLOCA PARA A TERRA


A – Usando uma serpente como instrumento, que estratégia utilizou Satanás para envolver o homem nesse conflito? II Cor 11:3 (p., NT).

1 – Satanás insinuou dúvidas quando perguntou a Eva: - “É assim que Deus disse?” - As dúvidas que vêm à mente são plantadas não por Deus, mas por Satã. Se você duvida que pode ser um cristão, isso vem de Satanás, se você duvida que terá força para vencer o pecado, isso vem de Satanás

2 – Satanás introduziu o pecado que tornou uma barreira entre ele e Deus (Isa. 59:2)

3 – Separados de Deus, tornou-se separados da fonte da vida. Imediatamente as sementes da morte entraram em seus corpos, tornando-os em escravos de vícios, inveja, ódio, etc..(Rom 6:16)

B – Outros Truque de sua estratégia

1 – Falsos Ministros (II Cor 11:14,15 - p., NT).

a – No Éden, serviu-se de um Instrumento incrível: a serpente. Hoje disfarçado com o manto da religião e das “boas obras” tem ministros da justiça que propagam o erro e distorcem a Bíblia.

2 – Operam sinais e milagres (Mat 7 :21-23; Mat 24:24 - pág., NT).

a – Satanás é capaz de citar a bíblia, isolada de seu contexto, como fez com Cristo na tentação do deserto. Usou as magias do Egito para imitarem através do ilusionismo a transformação de varas em serpente. Ele o faz para confundir e enganar (II Tes 2:9; Apc. 16: 13-14).

IV – OS DESDOBRAMENTOS DESTA GUERRA


A – A guerra continua em atividades Ef. 6:11-12 (pág., NT).
Esta é uma guerra intergaláctica. É uma guerra pelo controle de seu coração, sua mente, sua aliança. Satanás sussurra aos seus ouvidos, “viva a sua vida! você tem direito de ser feliz. Saia e divirta-se. Beba!. Aproveite os prazeres do sexo. Experimente os prazeres das drogas. Faça de seu carro, de sua casa, dos esportes um deus.”

B – A experiência de Jó.

1 – Satanás viu a integridade de Jó e desafiou a Deus: “Jó O serve porque ele tem uma boa casa, carruagens e um grande rebanho. Jó serve porque ele tem boa saúde, uma bela e atraente esposa e filhos saudáveis. Mas se Você tirar a sua casa e outras posses, ele O amaldiçoará. As pessoas O servem, Deus, porque elas têm boas coisas e não por amor. Seu serviço é motivado pelo egoísmo.”

2 – Mas Deus disse: 
- “Satanás, suas acusações não são verdadeiras acerca de Jó. Tire dele o que quiser, e eu sei que ele ainda servirá. Tudo está em suas mãos, mas não fira o seu corpo".
¨ Então Satanás desceu e tirou tudo de Jó.
¨ E ainda Jó permaneceu fiel a Deus (Jó 1:21).

3 – Satanás então disse: 
- “Deus, se eu pudesse tocar o corpo de Jó, ele O amaldiçoaria”.

4 – O Senhor permitiu a Satanás testar o Seu  servo contanto que a sua vida não fosse tirada. O anjo mau causou úlceras, doenças terríveis, mas ainda Jó servia a Deus. E o que mantinha Jó confiante em meio ao sofrimento?

5 – Mesmo que o corpo fosse destruído, ele veria Jesus no dia da Ressurreição. (Jó 19:25-27).

6 – Satanás quer que pensemos que as coisas más que nos acontecem vem de Deus.
C – Contra quem estará Satanás pessoalmente ocupado nesses últimos dias? (Ap. 12:27- p., NT).

D – Como podem os seres humanos vencê-lo? (Ap. 12:11).

O Diabo sabe que está perdido, por isso se apresenta como leão que ruge(I S. Ped. 5:8), pois ao final do milênio será destruído  no lago de fogo em enxofre( Ap. 20:10, 14; Ez. 28 :18-19)


ILUSTRAÇÃO

Um homem ainda moço ficou viúvo. Tinha uma filhinha. Um de seus amigos convidou-o para passar alguns dias em seu lar, mas ele resolveu enfrentar a situação em sua própria casa, a despeito das muitas lembranças  da esposa, que nela havia. Ao vir a noite, leu a Bíblia e fez oração com a criança. Em seguida, vestiu-lhe um pijama, colocou-a na cama  e se retirou para o seu quarto, para descansar. O jovem viúvo,  porém , não conseguia dormir. Era meia-noite quando ouviu o os soluços da criança. Levantou-se e a abraçou. Disse-lhe então a menina:
– Papai, não quero chorar; quero ser forte, mas não consigo... Paizinho, você já viu uma noite tão escura quanto esta? É tão escura que não posso ver-lhe o rosto. Mas não é verdade, paizinho, que embora não possa ver seu rosto, você me ama?
O pai estreitou-a nos braços  e poucos minutos depois a criança estava dormindo. Então, voltando a seu quarto,  ele se ajoelhou e, usando quase as mesmas palavras de sua filhinha, orou a seu Pai Celestial:

– Pai, a noite é muito escura. Quase não posso ver-Te o rosto, mas sei que me amas, e que posso confiar em Ti.


Sim, na hora da crise, da angustia e da dor; quando parece que tudo se desmorona e é como se o poder demoníaco estivesse para destruir-nos, é hora de buscarmos a Deus; é hora de nos apegarmos, pela fé, à mão de Jesus, pois,  Ele venceu a Satanás, continua vencendo e o vencerá definitivamente no fim dos tempos.

SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE A ORIGEM DO MAL



BAIXAR MATERIAIS


Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 80 Livros de Ellen White Grátis!
- 45 Frases Motivacionais Inspiradoras
- 8 Orações Poderosas da Bíblia