Se Deus é amor por que permite o sofrimento no mundo?

Por que Deus permite o sofrimento

A figura triste da criança morta em uma praia na Turquia em decorrência do êxodo migratório das pessoas que fugiam dos conflitos nos países do oriente médio trás a tona uma questão bastante intrincada: Por que Deus permite o sofrimento❔ 

Situações tristes ocorrem com todo mundo, é duro enfrentar momentos de desespero e tribulação que parecem querer destruir nossa esperança, é muito triste ver coisas ruins atingindo pessoas que não merecem, isso nos deixa sem entender o porquê.

São várias as causas e condições gerais pelas quais o mal ocorre em nossa vida, A questão que atormenta a mente de muitos é: Se Deus é amor por que permite o sofrimento? 


Nesse artigo você descobrir 5 razões pelas quais o sofrimento ainda existe e quando ele há de terminar, veja:


1 POR QUE QUEM PLANTA, COLHE

Todo ser humano é dotado de livre arbítrio, podemos decidir o que plantar, mas não podemos alterar o que colheremos.

Quando alguém fuma e bebe muito, a probabilidade de sofrer reveses é grande, primeiro por que sua saúde fica afetada podendo inclusive desenvolver diversas doenças incuráveis, segundo por condicionar o organismo ao vício tornando-o escravo dos maus hábitos, e terceiro que é o pior de todos, por afetar diretamente os relacionamentos e a vida social do indivíduo ficando vulnerável aos conflitos e separações.

O mesmo se aplica em outras áreas como má alimentação que produz câncer, a imoralidade que gera infidelidade, a preguiça que gera estagnação e fracasso.

E diante disso percebemos que a grande parcela de males sofridos são resultados de nossas próprias escolhas.  

2 PARA DESENVOLVER O CARÁTER

Algumas pessoas sofrem por sua fidelidade a Deus, e esse tipo de angústia na verdade é motivo de alegria por saber que grande será nossa recompensa no céu, Paulo e Silas cantaram no cárcere após terem sido açoitados (Atos 16), Pedro afirma que devemos nos: 

“alegrar na medida em que somos participantes dos sofrimentos de Cristo” (I Pedro 4:14-15) 

E o próprio Jesus chamou bem aventurado aquele que sofre perseguição por causa dele. (Mateus 5:11,12).

Poucas pessoas no mundo atual se enquadram nesse perfil.

3 PARA EDUCAÇÃO E APRENDIZADO

Em outros casos, o sofrimento é correção vinda da parte de Deus com o fim de provar e conservar nossa fé, temos como exemplo disso além do famoso caso de Jó, o espinho na carne que Paulo suportou por toda sua vida, para que não se ensoberbecesse (II Coríntios 12).

No Salmo 119:67 é dito: 

“Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra”, veja também o verso 71.

Deus nos ama tanto e está tão empenhado na obra de redenção, que em certos casos para conseguir nos salvar, não encontra outra alternativa a não ser permitir que enfrentemos a aflição para entendermos o quanto somos dependentes Dele e não cometamos a loucura de abandona-lo. (Veja Deuteronômio 8:3).

4 POR CAUSA DO CONFLITO CÓSMICO

As catástrofes naturais também provocam enorme sofrimento na terra, muitos perguntam: por que Deus permite que ocorram tantos desastres se Ele tem o poder para impedir?

O mundo desabou sobre mim

Nesse contexto é preciso visualizar o plano de fundo da guerra cósmica, tenha em mente a premissa de que o criador fez tudo muito bom (Genesis 1:31) e o ser humano foi o responsável por estragar o que Deus fizera com tanto carinho, essa passagem de Isaías deixa isso claro:

“Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por isso, serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão” (Isa 24:5,6)

A situação no mundo tende a piorar, Jesus já deixou predito em Mateus 24 que haveriam guerras, fomes, terremotos, e até fogo caindo céu.

O ponto relevante que você deve entender é que isso nunca foi plano de Deus, o fato dele não impedir as tragédias não significa que esteja sendo indiferente ao clamor dos sofredores, tudo o que acontece de ruim na natureza é resultado das péssimas escolhas do homem e de sua contínua rebelião contra a ordem estabelecida no céu, por influência do diabo.

Há um guerra espiritual que acontece de forma invisível ao nosso redor, e dentro da mente de cada pessoa os dois maiores poderes antagônicos do universo lutam pela supremacia, todo habitante desse planeta vive num campo de batalha, e dependendo do preparo que esteja fazendo fica sujeito a ser atingido por ataques mortais do lado oposto; e isso não é tão desesperador se o atingido estiver consciente por quem está lutando, pela perspectiva que temos da vida futura.  

5 O MAL EM SI É INEXPLICÁVEL

Em todos os caso anteriores a ocorrência de sofrimento é consequência de algum fator pré-existente, porém quando uma criança indefesa nasce com deficiência, quando alguém honesto é morto injustamente ou quando um motorista embriagado atropela uma família de bem, os porquês ficam sem resposta.

O mal só é mal por causa disso! Se apenas ladrões, assassinos e criminosos sofressem, não seria mal; seria justiça.

A questão é tão profunda quanto incompreensível, se o mal pudesse ser explicado ele seria justificado. No íntimo do coração humano estão perguntas que só a eternidade irá responder, é difícil suportar perdas e mais difícil ainda quando elas são absurdamente injustas, não há teoria que preencha o vazia de uma alma traumatizada pela dor.

DECIDA RECOMEÇAR SEMPRE

Mais cedo ou mais tarde todos irão se deparar com algum tipo de sofrimento ou trauma na vida, isso é absolutamente comum no mundo em que vivemos, infelizmente.

A Pergunta é: o que você fará a partir disso? 

A resposta será o principal ingrediente de sustentação de seu futuro.

Ao invés de absorver a carga negativa e entrar em estado de amargura, canalize esse mal de forma a lhe impulsionar no caminho da vitória.

O essencial do que temos dito é que ninguém precisa estacionar na desgraça e ficar o tempo todo se lastimando por que isso é bem prejudicial, o melhor a fazer é tocar a vida em frente por mais impossível que pareça.

Ao agir assim descobrimos o tamanho da força do pensamento PROATIVO, o 1º dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Analise por exemplo a história de Emílio Figueira...

Por causa de problemas ocorridos durante o parto ele adquiriu paralisia cerebral, esse incidente o lesionou de forma irreversível, o prejudicando diretamente na coordenação da fala e dos movimentos.

Emílio Figueira Sucesso

Entretanto ele nunca se deixou abater por sua deficiência, e desde jovem encara uma rotina empolgante de atividades nas artes, no jornalismo, e também como autor de uma vasta produção científica, parece inacreditável mas ele também é psicólogo, psicanalista e teólogo.

Já escreveu mais de 50 livros e tem cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Eu confesso que só de vê-lo falando me deu um “nó na garganta.”

Num de seus livros digitais mais recentes ele apresenta um método prático de superação das dificuldades em 4 passos, que incluem:

1 Aprender a mudar crenças limitantes

2 Fortalecer a autoestima

3 Criar hábitos de resiliência

4 Estabelecer a superação de forma racional

Vale a pena conhecer a fundo exemplos como esse, um testemunho assim prova que o fator mais determinante para uma caminhada de vitória não são as coisas que nos acontecem, mas sim como reagimos diante das coisas que nos acontecem.