Estudo Revela: Pedro nunca foi a pedra fundamental da igreja cristã

Pedro não é a rocha da igreja

Nesse post vamos busca explicar o que Jesus estava dizendo quando afirmou que iria edificar sua igreja sobre uma pedra, e ver se essa pedra era uma referência ao apóstolo Pedro ou a ele mesmo. 

Levando em consideração que para compreendermos mais sobre esse trecho das escrituras é importante evocarmos a essência do ensinamento dado ao longo de toda a Bíblia, nesse artigo você vai poder perceber como devemos analisar uma passagem bíblica à luz de outras escritas sob a direção do mesmo Espírito, tendo em vista que seus ensinos devem ser comparados com a ideia central de seu contexto geral.


O texto diz o seguinte:


“Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mat 16:17,18)

Uma leitura superficial aqui dá a entender que Jesus afirma claramente que Pedro seria a pedra sobre a qual a igreja seria edificada, porém esse ensino é contrário a tudo o que a escritura prega sobre o fundamento da igreja, por isso é necessário entender alguns pontos que com certeza darão esclarecimento sobre como entender melhor essa expressão.

1 O ORIGINAL GREGO



Deve-se levar em consideração a tradução do texto, tendo em vista que o significado da palavra Pedro ‘petros’ no grego é pedregulho, imagine se você escolheria edificar sua casa tendo como alicerce pedregulhos? Se esse pensamento não é cogitado por nós quanto mais por Deus o criador? 

Já a palavra Pedra do grego (petra) de que Jesus fala, significa rocha projetada, penhasco ou grande pedra e é uma perfeita representação dele mesmo. 

2 MUITO VULNERÁVEL


Pedro demonstrou estar desqualificado para tal obra e definitivamente não era uma rocha inabalável, inclusive poucos instantes após esse dialogo ter ocorrido, numa outra ocasião, Jesus o repreendeu e até o identificou com o satanás, o inimigo de Deus. Devido ter proposto a Cristo que não levasse a cabo a sua missão de morrer pela humanidade, se bem que tenha dito isso conforme as melhores intenções do seu coração, estava naquele momento sendo vítima dos enganos diabólicos, e em decorrência disso jamais Jesus poderia estabelecer sua igreja sobre alguém tão vulnerável aos ataques satânicos. 

Para Jesus, em muitos momentos Pedro na verdade era uma pedra, mas de tropeço. (Mt.16:23)

Nem Pedro nem nenhum ser humano poderia ser considerado suficientemente habilitado para ser colocado como fundamento da Igreja a não ser Cristo. 

Moisés falhou, Paulo falhou, Davi cometeu graves erros e por mais que encontremos outros personagens bíblicos que tenham sido exemplares em sua conduta, ainda assim não haveria outra coluna mais segura do que Jesus, por que o ser humano é falho e a própria Bíblia chama de maldito aquele que faz consistir sua força na carne humana. (Jer.17:5)

3 A VERDADEIRA ROCHA


Ao longo de toda a Bíblia a Pedra é uma clara referência a Cristo.
Moisés escreveu:

“Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto”. (Deu_32:4)

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio”. (Sl_62:7)

“Lembravam-se de que Deus era a sua rocha e o Deus Altíssimo, o seu redentor”. (Sl_78:35)

“Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna”. (Isa_26:4)

Em nenhum momento essas passagens se referem a Pedro, senão a Cristo.

4 UM TESTEMUNHO REAL


O próprio Pedro afirma que Jesus é a rocha principal e não ele.

“Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular”. (At 4:11)

“Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular”. (1Pe 2:6,7)

A Bíblia nos recomenda:


“Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação”. (Sl 146:3)

E por fim em Efésios 2:20 lemos:

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”.


CONCLUSÂO


Vimos nesse artigo que está equivocada a ideia de que o apóstolo Pedro teria sido a pedra na qual o Senhor Jesus edificaria a sua igreja, tendo em vista que todas as evidências apontam para o próprio Cristo e não para Pedro como sendo o fundamento sólido no qual sua obra iria ser consolidada e levada avante até o fim.

VEJA TAMBÉM


- 12 Erros que Transformam Crianças em Delinquentes
- Vídeos 'A Última Esperança' AQUI
- Os Mais Estranhos Nomes de Igrejas