8 Sinais de que você pode está estudando a Bíblia da forma errada

Como ler e entender a Bíblia corretamente

A Bíblia é um livro fascinante e poderoso, mas também é um dos mais controversos devido ser constantemente usado de forma errada por líderes mal informadas, e quando não, mal intencionados, para confundir as pessoas e gerar contenda e divisões nas religiões cristãs como também na sociedade.

Nesse artigo você vai conferir 7 sinais ou formas pelas quais alguém esteja estudando e entendendo a Bíblia de forma equivocada, e em seguida irá descobrir qual é a maneira correta de ler e compreender a palavra de Deus. Se você tem sinceridade em sua fé e busca maior comunhão com Deus, tenho certeza que o conteúdo abaixo fará grande diferença nessa jornada.


Basicamente o modelo padrão de estudar a palavra de Deus é usando do bom senso, isentar-se dos próprios interesses para não fomentar ensinamentos tendenciosos, ter humildade e ler a Bíblia toda várias vezes, não há como amadurecer na fé sendo um estudante superficial. Uma conduta contrária a esses princípios é que fatalmente desencadeará os erros que passaremos a comentar a seguir.

Os 8 sinais de que você pode estar estudando a Bíblia da forma errada são:


1 – ISOLAR UM VERSÍCULO DO SEU CONTEXTO


Essa é uma maneira clássica de se criar heresias, tomemos, por exemplo, 1Co 10:25: 
“Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência”.
Muitos usam essa passagem para dizer que no Novo testamento as leis de animais imundos foram abolidas, apesar de Paulo estar falando de carnes sacrificadas a ídolos e não de animais imundos. Eu não quero entrar nessa polemica, mas confesso que jamais na minha vida teria coagem de comer tudo o que se vende no açougue.

Veja essa outra...
“Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem”. (Mat.15:11)
Se você for pegar esse versículo ao pé da letra pode criar um problema, por que está mais que provado que veneno entra pela boca e contamina sim o homem, a mulher ou qualquer que o ingerir. 

Só que Jesus não estava generalizando ali, ele estava se referindo ao fato dos fariseus só comerem após realizarem um ritual de purificação das mãos, e que se não o fizessem estariam contaminados ou impuros para a refeição, ao mesmo tempo em que não percebiam que sua impureza não era exterior e si interior. Não saber desse contexto pode fazer com que numa leitura rápida, alguém venha entender errado.

Isso é importante, por que é inegável que existem diversos versículos que confundem as pessoas.

2 – CORTAR UMA PASSAGEM PELA METADE


“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto...” (Êxo 20:4,5)
Observe bem, essa passagem não está proibindo ninguém de fazer imagens de escultura. Sério? Será que li errado?

Note que a proibição consiste em se fazer uma imagem ou escultura com a finalidade de adorá-la ou prestar culto, entender isso de outra forma é cortar a passagem pela metade.

Até mesmo por que o próprio Deus ordenou a Moises que fizesse imagens e figuras de anjos para colocar no santuário (Ex.25:18), e também mandou uma vez, que ele confeccionasse uma serpente de bronze para as pessoas ‘olharem’ e não ‘adorarem’. (Num.21:9) Só que depois que ele morreu as pessoas alteraram o motivo inadvertidamente, e no tempo do rei Ezequias essa serpente teve de ser destruída por que o povo estava lhe queimando incenso. (2Re.18:4)

3 – INVERTER AS COISAS


A Bíblia tem histórias, poesias, profecias, cartas e simbologias diversas, inverter as coisas é quando alguém pega uma citação histórica e usa como profecia, ou pega uma parábola e a interpreta literalmente, ou até usa um fragmento de uma passagem para constituir uma doutrina.

Veja um exemplo de como isso pode ocorrer:

Em I coríntios 14:34 Paulo afirma que “as mulheres devem ficar caladas na igreja...” alguém pode usar esse argumento para proibir de fato as irmãs de pregarem ou até pedirem oração nos cultos, mas isso seria errado, por que? 

Porque Paulo está falando a uma igreja específica, de um período específico e em uma cultura específica da história. Então isso seria criar uma doutrina a partir de um fragmento de uma passagem aplicada a um contexto diferente.

4 – EXEGESE E HOMILÉTICA


Exegese é o estudo da Bíblia pela ótica original do texto, observando essencialmente o local, a época e o contexto em que foi escrito, para quem foi escrito e quem escreveu.

Por exemplo, em Mateus 8:21,22 é registrado que um homem ofereceu-se para seguir Jesus, com a condição que só iria após sepultar o pai. Cristo o respondeu dizendo que ele deveria ‘deixar aos mortos sepultar os próprios mortos’

Para entender essa passagem é preciso compreender o que significava exatamente aquela expressão naquele contexto, época e local, ou seja, a exegese. 

(Leia o artigo completo sobre isso aqui > Deixai aos mortossepultar seus próprios mortos).

Já a homilética é a pregação bíblica aplicada à nossa realidade atual de versículos escritos milhares de anos atrás. 

Por exemplo: 
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. (Mat_11:28) 

Essa frase Jesus dirigiu para a multidão que o acompanhava, no entanto não deixa de ser um convite para qualquer pessoa viva hoje em qualquer lugar do mundo.

Um erro exegético é quando tentamos trazer a aplicação de um trecho da Bíblia para a realidade contemporânea em que vivemos sem considerar por que o mesmo foi escrito e sua época, um exemplo prático seria o fato de alguém querer ter várias mulheres, usando como argumento a vida marital do rei Davi.

Um erro homilético clássico é considerar que tudo o que foi escrito no antigo testamento foi apenas para o povo Judeu, e que o que Paulo escreveu é que foi destinado aos cristãos dispersos. Quando o próprio Paulo fala que:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (2Tm 3:16)

5 – ADULTERANDO A BÍBLIA


O apóstolo Pedro falou em sua segunda carta que já naquele tempo as epístolas de Paulo tinham: 
“... coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles”. (II Ped.3:16)

Uma vez ouvi falar de um pastor evangélico que proibiu os membros de sua igreja de tomar banho na praia por que a besta de Apocalipse 13 iria sair do mar! Pode parecer cômico isso, mas infelizmente é a realidade religiosa de uma geração que vive enganando e sendo enganada.

Porém a maior adulteração do texto bíblico não está em movimentos de caráter grotesco como esse, mas em sutis concessões feitas por grandes e renomados líderes e autoridades eclesiásticas que fazem a Bíblia dizer o que eles querem, seja por meio de dogmas ou produzindo uma versão própria da escritura.


6 – MOTIVOS ERRADOS


Conta-se uma estória, de que num jardim florido três visitantes ilustres compareceram em dias alternados para conhecer o lugar, o primeiro foi um botânico que procurava entender a constituição física de algumas flores para embasar seu estudo acadêmico, esse obteve excelentes respostas ali. O segundo foi um cidadão comum que passava por acaso nos arredores e entrou para observar e contemplar a beleza do recinto, esse também saiu com boas impressões. Porém o terceiro foi o mais beneficiado, tratava-se de um beija-flor que desde que chegara não parava de sugar o néctar precioso de cada flor que encontrava.

Moral da estória... 

Muitas pessoas leem a bíblia para fins de estudo, o que não é ruim, outras pessoas gostam de observar algumas passagens bíblicas, o que também não é ruim, porém o melhor da Bíblia é desfrutado por quem se alimenta dela, por quem aceita o desafio de coloca-la em prática, esse então poderá sentir o toque silencioso do Espírito Santo em seu interior e ser transformado completamente.

Você pode ler a Bíblia por ser um historiador, um leigo aprendiz, um professor universitário em busca de erros para refutá-los, um pesquisador de religiões que visa apenas saber as diferenças entre elas, ou mesmo um teólogo que deseja mais embasamento filosófico. 

Porém para ser verdadeiramente abençoado com o ensino da Bíblia, vai precisar se desfazer de tudo isso e ser como aquele beija-flor, aproveitando cada minuto da leitura para provar o sabor daquele alimento, sobrevoando o ambiente do jardim e alimentando-se do que Deus lhe preparou para ter uma vida muito mais abundante e feliz.

7 – SÓ PRA DEBATER


O evangelho de Jesus precisa de testemunhas e não de advogados, a própria experiência de Cristo nos mostra que é em vão tentar usar a Bíblia apenas para pleitear em debates e discussões teológicas. Caso isso fosse frutífero Jesus teria tido sucesso com os fariseus, porém quanto mais os convencia de seus erros, mais eles o odiavam. Mesmo ele sendo o filho de Deus! imagine nós, meros mortais.

Não é difícil encontrar irmãos estudiosos da Bíblia que se demoram em contender com outros acerca de doutrinas e pontos polêmicos das escrituras na intenção de convencê-los de possíveis equívocos ou má compreensão.

A melhor recomendação que temos a respeito disso é: 
“Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor”. (Tito 3:9)

A palavra de Deus deve ser suficiente para nós mesmos, sendo recebida na alma terá poder de transformar-nos de dentro pra fora, isso acontecendo fará com que muitos sejam atraídos sem necessidade de pressão psicológica ou convencimento forçado.

8 – EU ACHO...


Todas essas maneiras errôneas de estudar a Bíblia surgem da predominância e supremacia dos desejos humanos acima da vontade divina, quando o ser humano exerce a liberdade de ‘achar’ por ele mesmo que está certo, vai encontrar milhares de ganchos para apoiar sua pretensão. Mas quando ele se esvaziar de si, e pedir que Deus mesmo o oriente, estará com isso evitando muitos problemas para o mundo e para si próprio no juízo final.
“Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo”. (Jo.7:17)

Como não entender a Bíblia errado


AGORA VEJA 6 DICAS DE COMO ENTENDER A BÍBLIA CORRETAMENTE


O método que fará qualquer pessoa ler e entender a palavra de Deus da forma correta envolve não apenas a leitura em si, mas também a postura a ser assumida pelo estudante, conforme exemplificado na lista de fatores mencionada abaixo:
  • 1 Você deve desfazer-se de crenças pré-concebidas e permitir que a mensagem bíblica, se preciso, modifique seus princípios e valores elementares cultivados ao longo dos anos.
  • 2 É preciso respeita-la como suprema autoridade acima de qualquer outra coisa. 
Algumas religiões colocam a Bíblia em pé de igualdade com as tradições e decisões tomadas por seus líderes, isso faz com que o efeito dos seus ensinos se tornem praticamente nulos. (Mt.15:8,9)
  • 3 Examinar e não apenas ler, averiguar profundamente.
  • 4 Ter disposição para aceita-la, e não querer apenas ajustá-la aos próprios interesses.
Esse é um dos principais fatores responsáveis pela imensa variedade de denominações evangélicas atualmente, cada indivíduo pode dar o sentido que quiser a determinado ensinamento bíblico, ajustando-o como melhor lhe convier. O problema não está na Bíblia, está na falta de disposição que as pessoas têm de mudar as próprias opiniões.

Quando o diabo tentou Jesus ele usou desse sofisma, citando o Salmo 91 como possível justificativa para Cristo saltar de um monte com o fim de provar se Deus viria salvá-lo. Hoje é fácil saber que ali Jesus estava com a verdade, mas imagine que ao invés de Jesus fosse o pastor de uma igreja, e no lugar do diabo fosse o pastor de outra igreja?

Estudantes superficiais da Bíblia não saberiam distinguir quem seria o verdadeiro, por que os dois citaram a escritura, concorda?

  • 5 A Bíblia explica a si mesma, basta usar uma chave bíblica ou referência cruzada, que os textos se complementarão, dando o sentido. Recomendo para isso, o aplicativo Android MySword.
  • 6 E por último, ore pedindo a direção do Espírito Santo, por que só Ele pode fazer a palavra ser assimilada e discernida, enquanto que para a maioria das pessoas, parecerá loucura.

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (1Co 2:14)

CONCLUSÃO


Você acompanhou aqui os 8 sinais que identificam se alguém está estudando a Bíblia da forma errada, e também viu 6 maneiras de ler e compreender as escrituras da forma correta. Espero que tenha gostado do artigo e o aproveitado ao máximo.



Texto longo em? Parabéns por ter chegado ao final. Agora pra encerrar com chave de ouro é só deixar um comentário abaixo com sua opinião e não esqueça também de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.


VEJA TAMBÉM


- Vídeos do Pr. Ivan Saraiva AQUI
- Vídeos 'A Última Esperança' AQUI
- Seminário 'O Grande Conflito' Lições AQUI