Se a Bíblia condena a feitiçaria por que Saul consultou uma médium? (Ver Resposta)

Saul consultou uma medium

Desde seu chamado a vocação, Saul teve patenteado diante de si (1Sm.12:14-25) a luz e as trevas, a vida e a morte, o bem e o mal (Dt.30:15-20), de um lado a misericórdia e a benignidade de um Deus perdoador, do outro a malignidade das armadilhas satânicas, das quais, a última o levou a ruína completa.

O (Vs6) nos diz que Saul “consultou ao Senhor”, porém a passagem correlata de (1Cr.10:13, 14) diz que não...

Qual das duas estará correta? São contraditórias?

Afinal, Saul consultou ou não ao Senhor?

Isso pode ser explicado da seguinte forma: em (1Cr.10:14) a palavra consultar abrange um sentido amplo, que envolvia primeiro: o pedido, segundo: a resposta, e terceiro: a atitude em relação a ela.

Saul parece não ter ficado satisfeito com o silêncio de Deus, que diretamente era uma forma do Senhor responder, e foi em busca de outra fonte, não permitindo assim, haver a concretização da consulta, quando podia ter se humilhado, confessado seus pecados, convocado o povo ao arrependimento e se submetido a uma reforma, com isso, certamente obteria êxito e o Senhor lhe seria favorável, entretanto continuou obstinado (1Sm.15:23) buscando o favor divino a despeito de não querer pôr em ordem a sua vida, preferiu o sacrifício de animais ao sacrifício do coração: 
“Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.”(Sl.51:17) 




TERIA SIDO REALMENTE SAMUEL? 


Acompanhe as seguintes passagens na sua bíblia, para certificar-se que não sou, mas ela mesma que diz: 

“assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono.” (Jó. 14:12) 

“Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios.” (Sl. 146:4)

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Ec.9:10)

Jesus afirmou: “... a Escritura não pode falhar...” (Jo. 10:35)

Se ela diz que o morto não sabe nada é porque não sabe mesmo;

Você esteve dormindo esta noite? Sabe dizer o que estava acontecendo a sua volta enquanto dormia?

É claro que não, só se estivesse fingindo que dormia!

A morte é um sono (Jo. 11:13) e o cemitério é o dormitório, como a própria palavra grega o define.

“Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Is. 8:19)
É certo que não podia ser o verdadeiro, por que a despeito de qualquer coisa, como já dito não havia a possibilidade de ser nem Samuel, nem morto algum, pois os tais: 
“... não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento... ( ) ... para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Ec. 9:5, 6)

Segundo, vê se não concorda comigo;
Se fosse Samuel de fato, então deveria “descer do céu” e não “subir da terra” (Vs13) não é mesmo?

Todos nós somos cientes de que Samuel era justo e como tal receberá a sua herança no reino de céus, se você acredita que ao morrer, os justos receberão recompensa imediata, então como explica o fato de Samuel emergir das regiões inferiores, e não celestiais?

O QUE É NECROMANCIA



A necromancia é condenada por Deus (Lv. 20:27)(Dt.18:11, 12) o próprio Saul foi morto, entre outras coisas, também em conseqüência do pecado de consultar uma necromante (1Cr.10:14).

É inconcebível aceitar que Samuel, profeta de Deus, santo homem escolhido e puro, utilizasse tal meio para dar qualquer mensagem, ou que Deus o permitisse assim fazer, isso seria contra o que Ele mesmo ensinou e asseverou; uma comunicação com o verdadeiro Samuel teria sido indiretamente, uma comunicação de Deus, devido ser ele seu representante, e tacitamente é dito que: 
“... o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.” (1Sm.28:6)

Interessante notar a médium haver dito que era “Vejo um deus que sobe da terra.” (Vs13) Como um deus?

Há duas hipóteses consideráveis:

Uma que o mesmo vocábulo ai traduzido como deus em (Ex.21:6) e (22:8, 9) é transcrito como “juízes”, direto do original hebraico, sendo aceitável do ponto de vista que Samuel: 
“... julgava a Israel...” (1Sm.7:17)

QUEM ERA DE FATO


O Samuel que a médium feiticeira “fez subir” e que conversou com Saul era o famigerado príncipe das trevas, o Inimigo de nossas almas, “...o acusador de nossos irmãos...” (Ap.12:10), isso é comprovado nas escrituras, do contrário por que teria sido Saul rejeitado?

# Por que teria proibido Deus o contato tais instrumentos? Não é exatamente por serem as armadilhas de Satanás?

Sim, toda a estrutura do mal e seus enganos são identificados na feitiçaria antiga e espiritismo moderno, os fundamentos de suas avassaladoras mentiras, e as maiores demonstrações sobrenaturais do erro, arrojando milhões à perdição e ruína, como o fizeram com o insensato rei de Israel.

Nosso eterno Senhor, todo poderoso, não se faz inimigo de ninguém, as pessoas é que lhe voltam as costas voluntariamente, satanás é identificado claramente nas palavras do suposto Samuel, aquela voz não dava uma mensagem de Deus, mas do diabo, isso é assegurado pelo (Vs.6), o qual afirma que: 
“... o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.”(1Sm.28:6), e (1Cr.10:13, 14) 

Diz que Saul consultou a necromante, 
“e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.” (1Cr.10:13, 14)

Ao falar de maneira dura, a entidade procurou zombar do rei e a-maldiçoá-lo de tal forma a destruir todas as suas esperanças, fazendo-o desprovido de forças, apresentou a Deus como sendo o responsável por sua miséria, e deseja até hoje que muitos assim o pensem, quando ele mesmo havia incitado o monarca a contínua rebelião, levando-o a fazer escolhas que o afastariam cada vez mais do único que o poderia salvar.

GRANDE PECADO


Esse é um típico e triste exemplo do pecado contra o Espírito Santo (Mt.3:29), Saul recusou ouvir a essa voz e obedecer durante tanto tempo, que ele terminou por apagar-se em sua consciência, e no lugar satanás colocou angústia e medo (Vs.20) fazendo sobrevir ao pobre homem tudo o que ele mais temia, e ainda para concluir e caracterizar seus propósitos, fez parecer que essa era a vontade de Deus, o que nunca foi verdade: 
“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o SENHOR Deus. Portanto, convertei-vos e vivei.” (Ez. 18:32)


Houvesse o arrependimento, é certo que a história não teria tido esse fim, Deus não rejeitou aquele que, antes Ele havia ungido por preferência, mas por que ele próprio se fez aborrecível, ele mesmo plantou e colheu, persistiu na maldade rejeitando a justiça, sorveu o amargo cálice da rebelião por iniciativa individual.

O Pai Eterno, que sonda mentes e corações e conhece o fim desde o começo, sabia como tudo ia acabar e tratou de eleger Davi em seu lugar, no entanto nunca interferiu nas decisões íntimas e particulares de Saul, ele morreu pelo seu próprio pecado.


NOTA: Esse é um trecho do e-book dimensão corpo, alma e espírito que pode ser baixado aqui como cortesia.

Por que Saul foi enganado e aceitou a mensagem falsa como sendo do verdadeiro profeta? (Vs14) E, porque a Bíblia no (Vs.15) usa a expressão:

 “... Samuel disse...” Se não era ele mesmo que estava falando?

ENTENDA



Se você observar atentamente, vai perceber que pelo diálogo entre Saul e a médium, transparece ao bom senso que este primeiro nada via, apenas recebia as informações da mulher, e de tanta ânsia que estava, aceitava tudo como sendo autêntico; tipo aquela pessoa que busca uma cura, não importa de onde venha, e que no fundo, só o que quer é isso mesmo sem nenhum outro compromisso, quando deveria comprovar pela Bíblia, se aquele (a) que a curou é genuinamente filho da luz; Ou como aquele que diz: 


“todos os caminhos levam a Deus! se faz o bem como pode ser mal?”

Saul caiu na armadilha satânica e foi enganado a ponto de, mesmo sem ver, “entender que era Samuel, inclinar-se e prostrar-se” (Vs14) 

VEJA ISSO! - 10 Provas que o inferno é uma invenção pagã...

Isso ocorreu por tentar angariar a benção eximindo-se do compromisso exigido, deu credibilidade a quem não merecia, tornado-se presa fácil do maligno, que caçoou dele como bem quis, ao o ver cegado pelo ódio e inveja.

DETALHE FINAL


Sabemos que a Bíblia não usa de linguagem lisonjeira, mas simplesmente descreve os fatos como aparentam ser; ao falar dos patriarcas, de Davi, de Salomão e outros servos de Deus, ela conta a história, porém não exclui as vergonhas e ignomínia, apesar de Jacó ter enganado, de Davi haver adulterado, de Salomão possuir muitas mulheres, isso não é descrito como sendo aceitável, apenas é relatado por que assim o era; Deus nunca aprovou e também não buscou esconder que seus escolhidos tinham defeitos, seus exemplos foram deixados a todos: 

“... para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm.3:16, 17)

Quando em 1Sm.29:15 lemos: “... Samuel disse...”, podemos entender que o texto está claramente relatando o sucedido, sem tentar provar ou validar literalmente que tenha sido ele mesmo que falou ou uma personificação, por esse estudo que fizemos diante dos argumentos bíblicos, são notórias as evidências de que aquele era um espírito enganador fazendo-se parecer o profeta falecido, isso é contundentemente compreendido pelo contexto interno e externo do caso e à luz de outras passagens das escrituras.

Se fosse de fato o profeta Samuel, este teria de ter aparecido em Ramá, onde havia sido sepultado e não em Em-dor, e ali, Saul ter presenciado sua ressurreição, pedindo que ele saísse do túmulo para então manter contato com o mesmo em corpo, alma e espírito, como ocorreu na ressurreição de Lázaro (Jo.11) e não que “subisse da terra” o que constata o engodo da feitiçaria.

LEIA TAMBÉM


O Poder do Subconsciente Humano
12 Armas que o Diabo Usa
A Parábola do Rico e Lázaro