Existe um Anjo da guarda para cada pessoa na terra

Anjos

Esta é uma história semelhante a de Pedro, depois de haver sido libertado da prisão de Herodes: Uma colportora (vendedora de livros) “tornando a si”, reconheceu que fora libertada por um anjo.

Essa moça havia alugado um jeep com seu motorista e estava entregando livros numa região um tanto deserta das Filipinas. Geralmente, nossas colportoras trabalham de duas em duas naquele país, mas por qualquer motivo, ela estava sozinha nessa determinada ocasião.

Já estava escuro quando ela chegou a um pequeno bairro ou vila, e bateu à porta da pequena casa de um de seus fregueses. Um idoso senhor abriu a porta e a convidou a entrar. Mas, quando ela lhe procurou dar o livro, ele o recusou. 

E quando a nossa colportora se esforçou para entregar o livro, ficou furioso, tão furioso de  fato que, puxou uma grande faca e avançou contra ela gritando que ia matá-la.



Nessa mesma hora a colportora verificou que a casa estava sendo cercada pelo povo. Reconheceu então que estava sendo vítima de uma conspiração, e que corria grave perigo.

Nesse momento a porta se abriu e entrou um jovem policial com atitude de comando. Ordenou ao homem idoso que depusesse a faca. Então lhe disse que pagasse o livro que encomendara. Ainda que com relutância, o homem obedeceu. 

Entregue o livro, o policial escoltou a colportora até o jeep e se assentou na parte traseira, enquanto ela ficava na frente com o motorista.
Depois de terem percorrido longo trecho na escuridão, o policial disse à nossa colportora: 

“Onde está a sua companheira? Não sabe que não deve trabalhar sozinha?” 

Ela se voltou para responder. Não havia ninguém ali.

Depois de se refazer da surpresa, o motorista disse à colportora: 
“Não compreendo isto, o policial simplesmente desapareceu. E quando ele ia entrando naquela casa, uma luz estranha brilhou em redor por uns momentos. Não compreendo isto”. 
Com grande emoção a colportora compreendeu: Sabia que Deus enviara um anjo para libertá-la das mãos dos que lhe poderiam ter tirado a vida.

I – QUEM SÃO ESSES ESPÍRITOS MINISTRADORES?


A – A Bíblia Diz que são seres poderosos, invisíveis, a serviço dos que herdarão a salvação.

1 – Hebreus 1:14 (p., NT) “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?”

2 – O livro Profetas e Reis fala dos anjos como tendo suave toque e voz gentil . P. P. 186

3 – “Eles não são tão altos como Jesus, mas são mais poderosos que os demônios.” G. C. 643

4 – Salmos 103:20 (pág., VT) “Anjos magníficos em poder que cumpre as Suas ordens.”


B – Origem dos anjos bons:

1 – Já existiam antes da criação do mundo (Jó 38:4-7). 
“Onde estavas tu, quando eu fundava a terra, quando as estrelas da alva (anjos) juntos cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?”


2 – Criados maiores que os homens (Salmos 8:5).

C – São seres reais e não corpos fluidos e etéreos

1 – São invisíveis, só podem ser vistos se Deus nos abrir os olhos - Quando o profeta Eliseu foi cercado pelos soldados Sírios em Dotã, o seu criado ficou apavorado e gritou: “Ai meu Senhor, que faremos?”- “Não temas, mas são os que estão conosco...”

a – Eliseu orou para Deus abrir os olhos e o moço viu os montes cercados de anjos em carros de fogo (II Reis 6:16 e 17).

2 – Ver exemplo de Balaão - Números 22:31 (p., VT) O anjo no caminho com uma espada na mão.

II – CATEGORIA E ORDENS DE ANJOS


São três ordens:

1 – SERAFINS - É a mais alta ordem de anjos.


a – Serafins no hebraico quer dizer: ardente, nobre.

b – Possuem seis asas. Isaías viu Jesus no trono. “Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, e com duas os pés e com duas voavam”. Isaías 6:2.

2 – QUERUBINS - Quer dizer “seguro”, “estacionário”.


a – Estão ao redor do trono e dali raramente saem.

b – Estão ligados ao Serviço Celestial junto de Deus (II Reis 19:15 - p., VT).

3 – ANJOS  MENSAGEIROS 


- É a ordem mais numerosa, citados 278 vezes nas Escrituras.

a – Jesus citou doze legiões - “Não penses que eu poderia agora orar e Ele me daria mais de doze legiões de anjos?” - Cada legião são 6.000 - então são 72.000 anjos!

b – “Todos os anjos comissionados para visitar a terra, levam um cartão de ouro 
e, ao entrarem e saírem, apresentam-no aos anjos que ficam às portas da cidade” (V.E, p. 96).

4 – QUAL O NÚMERO DELES?


a – João viu milhões de milhões, milhares de milhares de anjos ao redor do trono de Deus. Apoc. 5:11.

b –Alguns nomes específicos de anjos: Gabriel e Miguel - Miguel, arcanjo, é o título de Jesus o “Comandante dos anjos”.

¨Gabriel - É o anjo da anunciação, que apareceu aos  pastores e a Maria, apareceu a Daniel, saudou Jesus na manhã da ressurreição. Ele tomou lugar de Lúcifer.  Gabriel significa “Fortaleza de Deus”.

III – ASPECTO  DO MINISTÉRIO DOS ANJOS


A – Ministério a favor dos servos de Deus:

1 – Pedro na prisão - Atos 12:7 (p., NT)

O anjo do Altíssimo penetra por entre os guardas da prisão, fechando-se as portas sem ruído por trás dele. Ele entra na cela, mas Pedro não acorda. 

Segurando-lhe pela mão ouve uma voz: - “Levanta-te depressa”. - As portas e ferrolhos se abrem e fecham sem ruídos, Pedro, mudo de espanto, segue até a rua. Ele desaparece...

2 – Um Anjo matou 185.000 assírios, nos dias de Ezequias.

3 – Tiraram Ló de Sodoma - Gênesis 19:15-17.

B – Outros detalhes: - Aparecem Freqüentemente:

1 –  “Tem aparecido trajando vestes como homens no aspecto de viajantes. Anjos têm aparecido sob forma de homens de Deus. Têm dormido como se estivessem cansados, sob os carvalhos ao meio-dia. Têm aceitado a hospitalidade humana. Têm guiado viajantes surpreendidos pela noite”.

“Ainda que os governadores não sabiam, os anjos têm sido muitas vezes oradores em suas reuniões. Olhos humanos os têm visto; ouvidos humanos escutaram-lhes os apelos”. G. C. 636.

2 – Presentes em cultos: “Devemos ter sempre presente que em cada assembléia de crentes na terra, anjos de Deus estão escutando os testemunhos, os hinos, as orações. Nossos cânticos são acompanhados por eles.” (Test. Seletos Vol. III, p. 33).

3 – Presentes em quartos de dormir:

“Embora invisíveis, seus anjos visitam-nos na sala de trabalho, no quarto de dormir” (Test. Sel. Vol. I,  p. 588)

C – Promessas para os que vivem em demanda ao céu:

1 – Sal. 91:11-14 (p., VT) “Aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos para que não tropeces com o teu pé em pedra”.

2 – Cada pessoa tem um anjo de guarda.


Anjo da guarda


3 – ILUSTRAÇÃO

Uma solitária viúva vivia numa cabana no Alasca. Ela era uma recente cristã que começava então a crescer na fé em Jesus. Ela ficou doente ao tempo desta história, sendo incapaz de cuidar muito de si mesma. Bondosos membros da igreja ajudavam-na, mantendo acesa sua lareira e trazendo-lhe alimento. 

Mas um dia especialmente frio, com a temperatura muito abaixo de zero, todos se esqueceram dela. A viúva, Louise Duboy, compreendeu com desespero que estava sem lenha e o fogo da lareira quase extinto. 

A casa começou a esfriar e então a congelar. Louise se viu em face do desagradável fato de que morreria congelada, a menos que alguém viesse em seu socorro. Subitamente a porta da cabana se destrancou, e um jovem entrou com uma grande braçada de lenha. 

Com o rosto mantido longe de Louise, ele depressa refez o fogo e então trouxe mais lenha até que o depósito ficou cheio. Louise estava por demais surpresa para poder falar mas em sua mente uma pergunta surgiu: 

Será uma anjo? 

Ela estava ainda pensando nisto quando o estranho voltou o rosto para ela e fez com a cabeça um sinal afirmativo. E então ela ficou só no aconchegante calor da cabana. Fora não havia nenhum rastro de neve.

4 – Salmos 34:7 (p., VT) 

- “O anjo do Senhor se acampa ao redor dos que o teme e os livra.”

5 – “Anjos ministradores guardam criancinhas consagradas a Deus”.

D – Secretários do Juízo: Ecl. 5:6 (p., VT) “Não consintas que a tua voz...”

1 – Sobem e descem levando relatórios (Mat. 18:10): “Não desprezeis estes pequeninos, porque vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face do meu Pai que está nos céus”.

2 – “Engano, falsidade e infidelidade podem ser escondidos dos olhos humanos. Os anjos de Deus registram nos livros do céu essas pequenas transações reveladas do caráter”. Test. Sel. Vol. I  p. 508

3 – Não falar, não freqüentar lugares que os entristeceria.

4 –  “Bondade e paciência farão do lar um paraíso e atrairão os santos anjos para o círculo da família, mas eles fugirão da casa onde há palavras desagradáveis, rixas, atritos e brigas”. Lar Adventista, p.  422

5 – Acompanharão Jesus em Sua vinda. S. Mateus 24:30-31 (p., NT).

CONCLUSÃO


Quando João viu toda a visão do futuro que o anjo lhe revelara, quis adorá-lo. No final, quando sairmos da sepultura, o primeiro que veremos será o nosso anjo de guarda, e é possível que tenhamos o impulso de adorá-lo também. Mas ele nos dirá que nos levará para adorarmos a Jesus.

A grande promessa é que seremos iguais aos anjos: S. Mateus 22:30 (p., NT) 

- “Ao ressuscitarem, não casarão nem se darão em casamento, mas serão como os anjos do céu.”

BAIXAR MATERIAIS


Palestra sobre o santuário ' O templo misterioso...'

Faça o download dessa palestra para usar em seu trabalho evangelístico, no link abaixo estão inclusos:

- Slides de Abertura;
- De 1 a 4 Vídeos do Conteúdo;
- Palestra completa em Power Point;
- Áudios para Fundo Musical;
- Slides com Dicas Diversas;
- Testes Específicos e etc.

VEJA TAMBÉM


- 101 Igrejas Esquisitas do Brasil
- 7 Evidências de que o Diabo Existe
- 11 Pregações em Áudio