POR QUE SE GUARDA O DOMINGO?
Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento, bem como pelo próprio Jesus e Seus seguidores, nos tempos do Novo Testamento, a maioria dos cristãos, hoje, santifica o domingo.
Quem fez ou autorizou a mudança?
Tem ela o apoio das Escrituras?
Neste estudo, essas questões serão esclarecidas.
A palavra domingo não aparece na Bíblia.
O que encontramos é a expressão “primeiro dia” em oito versos do Novo Testamento
(Mateus 28:1; Marcos 16:1, 9; Lucas 24:1; João 20:1, 19; Atos 20:7; 1 Coríntios 16:2).
Nenhum desses textos refere-se ao domingo como dia de adoração.
Por que a maioria dos cristãos guarda o domingo e não o sábado?
O cristianismo primitivo, influenciado pela cultura greco-romana, absorveu vários elementos de origem pagã, dentre os quais se destaca o culto ao Sol no primeiro dia da semana (domingo).
Os mitraístas romanos, por exemplo, veneravam o Sol Invictus cada domingo e celebravam anualmente o seu nascimento no dia de 25 de dezembro. Tentando harmonizar alegoricamente o Sol Invictus com o “sol da justiça” do cristianismo (Malaquias 4:2; João 8:12), muitos cristãos começaram a adorar a Cristo no domingo como “dia do Sol” (Sunday em inglês).
A guarda do domingo ganhou força no dia 7 de março de 321 d.C., quando o imperador romano Constantino, um devoto adorador de Mitra, decretou
“que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol”.
Esse decreto foi seguido por várias medidas eclesiásticas para legalizar a observância do domingo como dia de guarda para os cristãos.
O próprio Catecismo Romano, 2. ed. (Petrópolis, RJ: Vozes, 1962), p. 376, reconhece a atuação da Igreja Católica nesse processo, ao declarar:
“A Igreja de Deus, porém, achou conveniente transferir para o domingo a solene celebração do sábado.”
O sábado é o selo de Deus (Apocalipse 7:1-3)
O ato de selar é um costume bíblico (Ester 3:12; Daniel 6:17).
Antigamente, um selo real possuía três características, continha: o nome, a função e a jurisdição do governante. O quarto mandamento é o único na lei que revela essas três características divinas:
Nome: Senhor Deus;
Função: criador;
Jurisdição: o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.
Portanto, o sábado é o selo, ou sinal de Sua autoridade (Ezequiel 20:12,20).
PERGUNTAS PRÁTICAS
1. Quantos e quais são os textos bíblicos que falam do domingo?
Mateus 28:1; Marcos 16:1, 9; Lucas 24:1; João 20:1, 19; Atos 20: 7; I Coríntios 16:2
Nenhum desses oito textos refere-se ao domingo como dia de adoração. Na Bíblia, o símbolo da ressurreição de Cristo é o batismo e não o domingo (Rm 6:3-8)
2. O que ocorreria na igreja cristã antes da volta de Jesus? 2Tessalonicenses 2:3, 4; Daniel 8:12
A verdade seria____________por__________.
A igreja de Cristo passaria por um período de apostasia (abandono da verdade) e seria dominada por pessoas que não seguiriam a verdade, introduzindo nela costumes e práticas pagãos.
3. Que prática era observada entre os pagãos nos tempos de Moisés? Deuteronômio 4:19; 17:2, 3
( ) Adoração dos astros.
( ) Adoração a Deus.
( ) Adoração de animais.
4. Que costume havia entre o povo de Deus nos tempos de Moisés? Êxodo 16:22, 23; Atos 15:21
( ) Observância do sábado.
( ) Adoração ao Sol.
( ) Adoração à imagens.
5. Que hábito Jesus e o apóstolo Paulo tinham em comum? Lucas 4:16; Atos 17: 2
( ) Observar o sábado.
( ) Observar o domingo.
( ) Observar a sexta-feira.
6. Como Jesus considera certas práticas cristãs que não têm fundamento bíblico? Marcos 7: 6-8, 13
E em vão me adoram, ensinando________________ que são____________preceitos de___________.
7. Quem ordenou a guarda do domingo e quando isso ocorreu?
Foi o imperador Constantino, no dia 7 marco do ano 321 d.C. A igreja romana adotou oficialmente a observância do Domingo no ano 364 d.C. (concílio de Calcedónia). Constantino era adorador do deus Sol. Converteu-se superficialmente, trazendo para a igreja cristã essa e outras práticas pagãs.
"O Mandamento da Igreja determina e especifica a Lei do Senhor: Aos domingos e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa." — Catecismo da Igreja Católica; edição revisada de acordo com o texto oficial em latim (Edições Loyola, 10ª edição, julho de 2000), p. 570.
8. Quem instituiu a observância do sábado e quando isso ocorreu? Génesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11 (marque V ou F)
( ) Judeus, no Monte Sinai. ( ) Romanos, na Palestina. ( ) Deus, na criação.
9. Quem deve ter prioridade em nossa obediência? Atos 5:29; Tito 1:14
Antes importa obedecer a______________. Não se importem com mandamentos de___________desviados da_____________.
Jesus é o centro de nossa adoração e serviço. Separou o sábado como dia especial de relacionamento com Ele. Ser fiel na observância do sábado é demonstrar amor a Jesus.
Recapitulação
A palavra "domingo" não aparece na____________e sim "primeiro dia da semana". Constantino trouxe o domingo (dia do Sol) do paganismo e permanece até os dias de hoje. Os pagãos adoravam o_________ no primeiro______da semana. O decreto de Constantino data de_____de marco do ano______d.C.
Compromisso de fé
( ) Creio que não existe base bíblica para a observância do domingo.
( ) Rejeito o domingo como dia do Senhor, porque é uma imposição humana.
( ) Confirmo o sábado como o verdadeiro dia de adoração a Deus em minha vida.
MUDANÇAS OCORRIDAS NA HISTÓRIA, DURANTE A IDADE MÉDIA
1. Orações pelos mortos começaram em cerca de 300 d.C.
2. Prática do sinal da cruz, a partir de 300.
3. Utilização de velas de cera, a partir de 320.
4. Primeiro decreto dominical, promulgado pelo imperador romano Constantino, em 7/3/321.
5. Mudança do sábado para o domingo, como dia de repouso, efetuada pelo Concílio de Laodiceia -364.
6. Veneração dos anjos e de santos, e utilização de imagens — em 370.
7. Começo da exaltação de Maria e uso da expressão Mãe de Deus, a partir do Concílio de Éfeso — 431.
8. Sacerdotes começaram a se vestir de forma distinta dos leigos — em 500.
9. Prática da extrema-unção — 526.
10. Estabelecimento da doutrina do purgatório, por Gregório I — em 593.
11. Orações dirigidas a Maria, santos mortos e anjos — em 600.
12. Título de Papa ou Bispo Universal, dado a Bonifácio III, pelo imperador Focas - em 607.
13. Prática de beijar o pé do papa teve início com o Papa Constantino em 709.
14. Autorizado o culto à cruz, imagens e relíquias — em 786.
15. Água benta com um pouco de sal e abençoada por um sacerdote — em 850.
16. Primeira canonização de santos mortos, feita pelo papa João XV — em 995.
17. Jejum às sextas-feiras, durante a Quaresma — em 998.
18. Celibato sacerdotal decretado por Gregório VIII (Hildebrando) — em 1079.
19. Inquisição, instituída pelo Concílio de Verona — em 1184.
20. Venda de indulgências — em 1190.
21. Transubstanciação, proclamada pelo papa Inocêncio III — em 1215.
22. Confissão auricular de pecados, ao sacerdote em lugar de Deus, instituída por Inocêncio, no Concílio de Latrão — em 1215.
23. Proibido acesso dos leigos à Bíblia, incluída no índice de livros proibidos pelo Concílio de Valença — em 1229.
24. Dogma do purgatório, proclamado pelo Concílio de Florença — em 1439.
25. Confirmação da doutrina dos Sete Sacramentos — em 1439.
26. Ave Maria (parte da última metade foi acrescentada 50 anos depois, e aprovada pelo Papa Sixto V no final do século 16) — em 1508.
27. Tradição, declarada, pelo Concílio de Trento, como autoridade igual à da Bíblia - em 1545.
28. Livros apócrifos foram acrescentados à Bíblia, pelo Concílio de Trento — em 1546.
29. Proclamada a Imaculada Conceição da Virgem Maria, pelo papa Pio IX — em 1854.
30. Silabo de erros, proclamado pelo papa Pio IX e ratificado pelo Concílio Vaticano, condenando a liberdade de culto, de consciência, de pregação, de imprensa e os descobrimentos científicos que são desaprovados pela Igreja Católica Romana, sustentando a autoridade temporal do papa sobre todos os governantes civis - em 1864.
31. Proclamada, pelo Concílio Vaticano, a infalibilidade papal em matéria de fé e de moral — em 1870.
32. Assunção da Virgem Maria (ascensão corporal ao Céu, pouco depois de sua morte), proclamada por Pio XII — em 1950.
33. Proclamação de Maria como mãe da Igreja, pelo papa Paulo VI — em 1965.
SEMANA DE ADORAÇÃO DOS ROMANOS
Domingo - Dia o Sol (Feriado pagão)
Segunda-feira - Dia da Lua
Terça-feira - Dia de Marte
Quarta-feira - Dia de Mercúrio
Quinta-feira - Dia de Júpiter
Sexta-feira - Dia de Vênus
Sábado - Dia de Saturno
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