484 Como foi o batismo dos discípulos

respostas escola biblica


Não há muitas referências bíblicas sobre o assunto, mas o pouco que temos nos ajuda a entender que o batismo era um ensinamento de Cristo, e que foi praticado pelos apóstolos e pela igreja cristã primitiva. A partir dessas referências, podemos obter várias conclusões.


Em primeiro lugar, não é difícil crer que Paulo tenha sido batizado por Ananias. 


“E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele” (Atos 22:16).


Inclusive, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo em sua carta à igreja de Roma, no livro de romanos, capítulo 6. Nesse texto, fica clara a teologia Paulina sobre o batismo. 


Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, isso é uma referência ao sepultamento de Cristo e ao sepultamento do cristão para o mundo de pecado. A melhor analogia para essa teologia é o batismo por total imersão. 


Quando a pessoa ressurge das águas batismais, a analogia se torna completa porque Cristo também ressurgiu da sepultura da morte para vida. Assim, quem é batizado por imersão, ao sair das águas representa o novo nascimento para uma “vida nova” (Romanos 6:4). 


Se Paulo ensinou o batismo por imersão, podemos concluir que ele foi batizado dessa maneira, pois só existe um batismo (Efésios 4:5), o batismo exemplificado e ensinado por Cristo (Mateus 3:13-17; Mateus 28:19).


Outro texto importante é o de 1 Pedro 3:20 e 21 que faz uma alusão ao dilúvio e àqueles que foram salvos "por meio da água" (ver verso 20). As águas do dilúvio, que sepultaram os pecadores que "desobedeceram" nos dias de Noé, foram o meio para salvar aos que estavam dentro da arca de salvação, e assim se lhes conservou a vida. 


A possível razão para Pedro referir-se a esse episódio é uma lição que pode ser deduzida, pois da mesma maneira que no passado "foram salvos por meio da água", assim também o "batismo agora nos salva". O batismo é um símbolo da morte e ressurreição de Cristo que paralelamente deve significar a morte para o pecado e o ressurgimento em novidade de vida para uma nova vida em Cristo. 


Cremos que os apóstolos conheciam as palavras de Jesus em Marcos 16:16 que diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” Assim, concluímos que todos eles foram batizados (1 Coríntios 10:1 e 2).

Forte abraço e que a graça e paz de nosso Senhor esteja com você.


Pr. Frederico Branco.