Mesmo depois de muitos anos lendo a Bíblia e de ter aceitado a salvação que Cristo nos oferece, não me sinto culpada pela morte de Cristo na cruz. Isto é errado? I.A, Safiranga, RS.
O sacrifício que Jesus fez por nós vindo à Terra e morrido por nós tem como objetivo oferecer a todos nós a salvação (João 3:16). Salvação do quê? A salvação dos nossos próprios pecados.
A nossa tendência quando pensamos no pecado é que, quando pecamos, estamos machucando ou ferindo Deus. Esta concepção está certa, afinal, Deus nos deu Sua lei como forma de proteção para nós, e quando pecamos estamos passando por cima destas leis e isto O entristece (1 João 3:4).
Mas há uma outra visão importante sobre o pecado. O pecado não somente machuca Deus, mas nos machuca! Isto acontece porque, ao passarmos por cima das leis que Jesus deixou para nós e que nos foram dadas para que sejamos felizes, estamos fazendo mal a nós mesmos! E, quando fazemos mal para nós mesmos, isto também atinge Jesus porque Ele quer nos ver bem e felizes!
Quando damos um presente a um amigo, não esperamos que ele se sinta endividado conosco pelo que recebeu, mas sim que se sinta feliz. Deus nos deu o presente da salvação e Ele não deseja que nos sintamos culpados pela Sua morte.
Devemos nos sentir culpados pelos pecados que cometemos, mas não pela morte de Jesus. Jesus morreu levando sobre Si todos os pecados da humanidade e deu a Sua vida por amor a nós. Ele escolheu morrer por nós e devemos nos sentir, em vez de culpados, felizes pelo ato amoroso de Jesus!
A partir do momento que Jesus morreu por nós, Ele nos ofereceu o perdão de todos os nossos pecados e a justificação para todos aqueles que O aceitarem como Senhor e Salvador pessoal (Isaias 43:25; Miquéias 7:19; 1 João 1:9).
Ele tirou de nós a culpa e colocou sobre Si: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores, levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4 e 5).
Portanto, a nossa preocupação deve ser em sentirmos arrependimento pelos nossos erros (Atos 3:19) e irmos até Jesus a cada momento para que, através do arrependimento e da confissão de nossos pecados, Ele, a cada vez, nos perdoe e nos justifique, fazendo com que nos tornemos limpos mais uma vez perante Ele.
Que você sinta alegria pelo sacrifício que Jesus fez por você e pela oportunidade que Ele nos deu de sermos salvos de nossos próprios pecados quando nos colocamos aos Seus pés!
Thais Seidel de Souza
Conselheira e Instrutora Bíblica