377 Apocalipse – um livro simbólico ou literal?

respostas escola biblica


Alguns acreditam que o Apocalipse seja um livro plenamente literal. Outros defendem a ideia de que seja totalmente simbólico. Mas qual seria a verdade? Para descobrirmos, devemos saber quando o Apocalipse foi escrito, para quem e com que finalidade. 


Para entendermos o Apocalipse e as demais Escrituras, se faz necessária a presença do Espírito Santo em nossas vidas. Peça a Deus que Ele o acompanhe em seu estudo.


Realmente, grande parte do livro contém símbolos. Há muitos simbolismos, sendo que existem motivos históricos para isso. Veja a nota de explicação da Bíblia na Linguagem de Hoje:


“Apocalipse quer dizer "revelação", e por isso este livro se chama também A Revelação de Deus a João (Apocalipse 1:1). Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao Imperador romano, que chamava a si mesmo de "Senhor" e "Deus". 


O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por ter anunciado a boa notícia do evangelho (Ap. 1:9). Ele escreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia (Ap. 1:4,11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos”. 


Depois das cartas às sete igrejas (Ap. 2-3), João descreve uma série de visões que teve. Elas mostram que as forças do mal não vencerão, que a vitória pertence a Deus e a Jesus Cristo, e aqueles que continuarem fiéis na sua fé receberão o prêmio da vida eterna no novo céu que Deus vai preparar. 


João usa figuras estranhas, símbolos e números que os seus leitores entendiam, mas que não seriam entendidos pelas autoridades romanas. 


Os leitores de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões de João, mas a lição principal do livro é simples e clara: "O poder para governar o mundo pertence agora a Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que ele escolheu. E o Messias reinará para todo o sempre!" (Ap. 11.15).  


Este livro é composto dos seguintes tipos de figuras de linguagem:

- Profética;

- Simbólica;

- Literal, entre outros.


É um livro profético e histórico, no qual obtemos informações (em linguagem figurada e simbólica) acerca do conflito entre o bem e o mal e como tudo isto terminará.


Quais as razões de Deus ter dado o Apocalipse em símbolos? São várias, mas podemos destacar algumas das principais:


Porque os inimigos de Deus eram (e são) muitos; se soubessem (no passado o Império Romano) que o Apocalipse continha uma mensagem que dizia respeito a eles, poderiam ter destruído o livro; assim, somente os sinceros filhos de Deus poderiam entender o livro;


Para que não somente o livro fosse protegido, mas também os cristãos que acreditassem e aceitassem esta mensagem.


O Apocalipse cita praticamente todos os outros livros da Bíblia, e tem como personagem central, Jesus, “o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29), que morreu por nós pecadores “desde a fundação do mundo” (Ap. 13:8, Ap 5:8, Ap. 7:10, etc).


No geral, com base em todas estas informações, vemos que o apocalipse é um livro de simbolismos que nos levam a uma grande realidade; sua mensagem é literal apesar de conter simbolismos. 


Cristo nos ama, vai voltar, e deseja nos levar para um lindo lugar no céu. Se existe algo no livro de apocalipse que é 100% literal, são suas promessas. Creia nisto e estude o livro; você verá que o mesmo tem uma grande mensagem para você e que pode mudar sua vida.