Nossa vida de hoje é muito complexa.
Trabalho com data para entregar, contas a pagar, estudos, fazer isto, aquilo, sãos coisas que vão se acumulando em nossa mente; e neste turbilhão de pensamentos, de coisas a se fazer, muitas vezes nos perdemos, nos encontramos em grandes apuros, e não sabemos como reagir da melhor forma.
Mas muitas vezes a saída está mais próxima do que imaginamos.
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido”. (Salmos 34:18 RA).
Vencer as dificuldades depende de nossos esforços unidos ao poder divino. Nossa perseverança em nossos objetivos, e a certeza de que vamos alcançar a vitória. E para que possamos estar firmes sempre, temos um importante aliado – Jesus Cristo, que sempre nos oferece sua poderosa mão para nos ajudar. Ele diz:
No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16:33)
Existem certas dificuldades que parecem insolúveis – coisas que não vemos possibilidades de serem superadas – mas quando olhamos para Jesus, podemos conseguir a vitória. Tendo fé, seremos sempre vitoriosos. (1 João 5:4). Eis algumas sugestões de como agir a fim de superar uma dificuldade.
1) Não entre em desespero;
2) Acalme-se;
3) Ore a Deus pedindo auxílio;
4) Aja, a fim de resolver os problemas. Não fique de braços cruzados;
5) Tenha fé de que vai conseguir a vitória..
Há uma frase muito comentada entre o meio cristão, que diz “Não diga para Deus que você tem problemas, mas diga aos seus problemas que você tem um Deus!”. Aqueles que conseguem viver em paz, seguir firmes em sua luta diária e ter esperança no Senhor são os que conseguem ver de maneira positiva os seus problemas, os que ‘olham com outros olhos’ aquilo que outros dizem já estar perdido.
Conta-se uma estória, que a um anjo Deus deu uma importante missão. Salvar a vida de uma pessoa que esteja a ponto de se suicidar. Mas este anjo não poderia usar nenhum poder fabuloso. Apenas poderia convencer através de palavras.
Assim sendo, o nosso amigo Anjo começou a procurar o problema voando sobre uma cidade. De repente viu um carro parar sobre uma enorme ponte e um homem saiu do veículo, então pensou: Como não achei nada até agora vou dar uma espiada para ver se aquele homem não esta precisando de uma ajudinha. Porém, ao se fazer corpo e se aproximar do tal sujeito, viu que ele começava a subir no parapeito da ponte...
Anjo: Ei, amigo, o que está fazendo ??? Desse jeito pode cair...
Homem: Não se aproxime. Pois é isso mesmo que vou fazer.
Anjo: Ei, amigo espera aí, por que você quer tirar a própria vida? Sabe que isso não é uma boa né?
Homem: O que você sabe se é uma boa ou não? Você não conhece a minha vida.
Anjo: Está certo que eu não conheço a sua vida, mas acredito não haver motivo nenhum no mundo que possa levar alguém a tirar a própria vida. Isso é contra o primeiro e mais forte instinto de qualquer ser vivente, que é justamente o da sobrevivência, isto é, manter-se vivo a qualquer custo.
Homem: Pois bem, eu te dou meus motivos e aceitando ou não quero que vá embora, certo? Anjo: Certo, então tente me convencer.Então o Anjo pensou: "É o tempo que preciso para encontrar um jeito de impedir esse homem de fazer tal loucura."
Homem: Eu nunca consegui nada neste vida miserável, sempre lutei muito mas nunca tive oportunidade para ser alguém de fato, nasci em um país do terceiro mundo onde só quem tem dinheiro é alguém ou consegue alguma coisa, estou muito cansado; já não agüento mais nadar contra a maré.
Anjo: Espera aí amigo, você está falando em ter oportunidades como se alguém tivesse que dá-las para a gente, acho que não é bem assim, quem cria as oportunidades somos nós mesmos.
Homem: Deixa disso, o sistema, o estado, o país em que você nasce é o maior responsável pelo o que você pode vir a ser, se você não tiver meios você não vai a lugar nenhum. Veja: se eu tivesse nascido nos Estados Unidos provavelmente eu conseguiria ser alguém e só não o seria se não quisesse. Entendeu ?!!!
Anjo: Não, não entendi ou melhor acho que entendi um pouquinho, quer dizer que se você tivesse nascido em um país do primeiro mundo tudo seria melhor?
Homem: É claro, e agora me dá licença, deixa eu terminar o que comecei.
Anjo: Espera um pouquinho. Você colocou seu ponto de vista, deixa eu colocar o meu e aí você tira ou não suas conclusões e faz o que bem entender. Topa? Não vai levar mais que cinco minutos. Você me deve esta, afinal de contas queira ou não eu já estou envolvido nesta situação.
Homem: Ok!... você tem cinco minutos, pode começar.
Anjo: Você me disse que se tivesse nascido em um país do primeiro mundo tudo seria diferente, pois bem, quero fazer um joguinho de faz de conta com você. Vamos imaginar que eu tivesse poderes para fazer você nascer em um país do primeiro mundo, como você mesmo disse nos Estados Unidos, por exemplo, ainda assim você tentaria se matar?
Homem: Claro que não, lá eu teria muitas oportunidades.
Anjo: Supondo que você nascesse em uma família muito pobre nos subúrbios do Brooklin em Nova York, mesmo assim você acha que teria alguma chance?
Homem: Mas é lógico, lá é a terra das oportunidades mesmo para quem nasce pobre.
Anjo: Bem, além se ser pobre, você seria negro (discriminado) e filho de uma prostituta de quinze anos, ainda sim você acredita que teria chance de vencer na vida?
Homem: Ei, assim você tá jogando pesado! Nascer nos Estados Unidos tudo bem, mas pobre, discriminado e filho de uma prostituta é jogo duro. Mas pensando bem, mesmo assim acredito que teria mais chances lá do que aqui.
Anjo: Só mais uma condição. Além de ter nascido nos subúrbios do Brooklin, pobre, negro e filho de uma prostituta de quinze anos, você também nasceria cego. O que acha, qual seriam as suas chances agora?
Homem: Espera aí, você deve estar louco! Nestas condições ninguém teria chance alguma em lugar nenhum do mundo.
Anjo: Quero uma resposta direta: Onde você gostaria de ter nascido? Nos Estados Unidos nas condições em que mencionei ou aqui com suas condições atuais?
Homem: Não é preciso nem pensar, é claro que aqui, pois da outra forma não é possível sequer ser gente.
Anjo: Assim, então por que você não vai dizer isso para Stevie Wonder?
O homem pensou por um instante e lentamente desceu do parapeito da ponte, olhou para o Anjo, deu um sorriso tímido, entrou no carro e saiu bem devagar...
Stevie Wonder é apenas um nome entre vários, de pessoas que conquistaram o sucesso vindo de situações difíceis. E estas pessoas que conseguiram vencer não devem seu sucesso simplesmente ao acaso, à sorte. Todos aqueles que alcançam a vitória lutaram muito, conservaram fixo um objetivo, e persistiram a te o fim até conquistar a vitória.
Na Bíblia encontramos a história de um homem, que se viu em meio a muitos problemas, e que não sabia como agir. Seu nome é Josué. Ele tinha a responsabilidade de ser o sucessor de um dos maiores, senão o maior, nome entre o povo Judeu – Moisés.
Josué não via possibilidades de ser o líder daquele povo, e se via fraco diante de tantos desafios e dificuldades. Mas ele confiava em Deus, que lhe deu o segredo para que ele fosse sempre vitorioso:
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9 RA)
Durante toda sua vida, Josué permaneceu fiel a Deus, crendo em suas promessas, e aplicando estas palavras a sua vida. E em Josué 23:14 lemos que ‘nem uma só promessa caiu de todas as boas palavras de Deus; ...nem uma delas falhou.’. Como Deus é maravilhoso! Como Ele é fiel!
Deus hoje deseja que você confie plenamente em Sua palavra, e que se esforce, pois Ele vai te ajudar. Confie na promessa, e repita consigo mesmo, várias vezes esta palavra, que é para você:
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13)
Que Deus te abençoe.