340 Por que Lutero e Calvino não guardavam o Sábado?

respostas escola biblica


Por que homens de Deus como Lutero, Calvino, Wesley e outros, citados por Ellen White, guardaram o Domingo e não o Sábado? 


O verso de Provérbios 4:18 pode auxiliar-nos no entendimento dessa questão:


“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.”


Esse verso nos ensina que a revelação de Deus aos seus filhos é algo progressivo. Os servos de Deus de todas as épocas viveram de acordo com a luz que receberam dEle. Como exemplo temos Daniel, que compreendeu apenas parte das profecias que foram reveladas a ele, pois muitos fatos só seriam compreendidos no “Tempo do Fim”:


Daniel 12:8-9: “Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim.”


Deus chamou homens como Lutero, João Calvino, John Huss, Wesley , Miller e outros, para trazer de volta algumas verdades que haviam sido esquecidas. Cada reformador foi chamado para trazer de volta uma verdade.


Lutero, ao ler Romanos 1:17, trouxe de volta a verdade da justificação pela fé em Jesus Cristo, mas algumas outras verdades não foram vistas claramente por Lutero. Os Anabatistas trouxeram de volta a verdade do batismo por imersão. 


Wesley trouxe outra verdade não ensinada por Lutero ou pelos Anabatistas, a da prática de boas obras em consequência da fé (Tiago 2:14 e 26).Veja que cada reformador foi trazendo à luz uma verdade revelada por Deus.


Calvino, mesmo destacando que o homem só é salvo pela graça de Deus, caiu no erro de ensinar a pré-destinação.


Não podemos dizer que as doutrinas bíblicas que não foram ensinadas por outros reformadores são heresias. 


O Sábado, por exemplo, foi uma revelação posterior, passada primeiramente aos Batistas do Sétimo Dia. Se rejeitarmos o Sábado porque Lutero não o guardou, devemos rejeitar também outras doutrinas não ensinadas e observadas por ele, como o batismo por imersão, as boas obras em consequência da fé genuína entre outras.


Mateus 16:27 afirma: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”


Em outras palavras, cada servo de Deus será julgado de acordo com as suas obras, o que envolve ser julgado de acordo com a luz que recebeu. 


Lutero e os demais reformadores serão salvos por viverem de acordo com a luz que tinham no passado. Já eu e você, seremos julgados de acordo com a luz que temos no presente. E, se no presente, sabemos que o Sábado deve ser guardado e santificado ao Senhor, somos indesculpáveis se não o fizermos: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” Tiago 2:10. 


A Igreja Adventista do Sétimo dia é a que melhor reúne as descobertas reveladas por todos os outros reformadores. Temos o compromisso de viver de acordo com a Palavra de Deus e aceitar as revelações que Ele traz através de seus servos fiéis.


Atenciosamente,


Ana Paula Accioly Shirai

Leandro Quadros