314 Qual é o pecado contra o Espírito Santo?

respostas escola biblica


Sua pergunta diz respeito ao texto de Mateus 12:31 e 32 que trata do pecado imperdoável: “Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia  contra o Espírito não será perdoada. 


Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.”  


A existência de um pecado de natureza imperdoável parece contradizer o evangelho da graça, pois em Seu grande amor pelo ser humano Deus veio a este mundo para morrer pelos pecados e proporcionar a toda a humanidade a chance de ser salva. 


A Bíblia diz que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Afirma também que nosso Salvador é “grande em misericórdia” (Salmo 86:15, 103:11, 109:21, etc). 


E, nos conforta com a certeza de que mesmo os nossos pecados sendo os piores possíveis, recebemos de Deus o perdão caso nos arrependamos (como vimos em 1 João 1:9, os pecados devem ser também confessados). Leia Isaías 1:18; Atos 2:38.


Para entendermos o que é o pecado contra o Espírito Santo (é bem provável que João esteja referindo-se ao mesmo pecado em 1 João 5:16) é fundamental compreendermos (1) a obra Dele em favor da humanidade e (2) o contexto bíblico no qual Jesus fez menção a este tipo de transgressão.


A Bíblia diz que o Espírito Santo foi enviado para ser nosso guia e consolador (João 14:16; 26) e que Ele trabalha em nossa mente a fim de “nos convencer do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). 


Esta ajuda que Ele nos presta é feita com “gemidos inexprimíveis” (Romanos 8:26) e com uma forte atuação em nossa consciência dizendo: “isso que você fez não foi certo meu filho; pare com isso, pois não quero vê-lo prejudicado...” (quando nossa consciência pesa ao fazermos algo errado, é o Espírito Santo Quem está atuando ). 


Isso ocorre porque Ele tem um grande interesse por cada um e por desejar ardentemente que todos sejam salvos.


Com base nisso, podemos entender o porquê de Jesus ter feito menção ao pecado imperdoável aos fariseus. Eles haviam rejeitado a Cristo como Salvador desde a infância (não foram nem visitá-Lo quando nasceu) e esse processo de rejeição perdurou por toda a vida (lembre-se que aos doze anos Jesus estava no templo debatendo com os doutores da Lei, dando evidências de que Ele era o Messias. Ver Lucas 2:42-47). 


Consequentemente, o coração deles ficou tão endurecido que passaram a atribuir a obra do Espírito Santo, efetuada por meio de Jesus, a Belzebu (o diabo - Mateus 12:24). Ou seja, eles endureceram tanto o coração, por tanto tempo, que não mais puderam ouvir a voz do Espírito Santo em sua consciência dizendo que estavam errados. 


Negaram a Cristo por completo e aos apelos do Espírito Santo por tanto tempo e por tantas vezes que chegou um momento em que, devido a rebeldia deles, o Espírito de Deus deixou de trabalhar neles.


Isto é o pecado contra o Espírito Santo: É AFASTAR-SE TANTO DELE QUE AO PECAR A PESSOA NÃO MAIS SE ARREPENDE . Quando isso acontece, realmente não há mais perdão, pois a pessoa definitivamente negou a salvação e conscientemente, de livre e espontânea vontade, bloqueou qualquer possibilidade de atuação Divina em prol da própria conversão.


Tal é um indicativo de que não é difícil sabermos se pecamos ou não contra o Espírito. Basta fazermos uma análise interna e vermos se ainda nos arrependemos ao pecar e se continuamos tendo o interesse pela salvação em Cristo. 


Se isso ocorre com você, pode ter a certeza de que o Espírito Santo continua a atuar em seu coração! Só o fato de perguntar a respeito desse assunto já é uma prova de que Deus age em sua consciência. Portanto, tenha a certeza de que a Terceira Pessoa da Divindade (Atos 5:1-4) continua atuando em sua mente e que todos os dias lhe oferece a vida eterna (Apocalipse 2:7)!


Aproveite a chance que Deus está lhe dando e não brinque com o pecado. Peça perdão e forças para vencer, pois todos os recursos que precisa estão a sua disposição: “Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações”  Filipenses 2:13.


Deus lhe abençoe ricamente,



Leandro Soares de Quadros

Consultor e conselheiro

jornalista