313 No céu ainda será preciso guardar o Sábado?

respostas escola biblica


“A Bíblia diz que na Nova Terra não haverá a necessidade de Sol e Lua. Sendo que tais astros marcam o tempo, tal pressupõe que o texto de Isaías 66:23 está longe de apoiar a observância do sábado, sendo que este, juntamente com os astros, deixará de existir...” 


O fato de a cidade santa “não precisar do Sol nem da Lua” (Apocalipse 22:5) não significa que tais astros deixarão de existir ou que perderemos a noção do tempo. 


O texto diz que a cidade santa não precisa dessa luz, mas não menciona o mesmo no que diz respeito à “Nova Terra”. Certo é que mesmo na Nova Terra a glória do Senhor já será o suficiente. Porém, não devemos supor que os astros sejam destruídos, conquanto não mais sejam tão importantes.


No Céu e também na Nova Terra o Senhor Deus será adorado diariamente, mas haverá com certeza dias especiais. Um deles é a “Lua Nova” (Isaías 66:23), período mensal em que iremos comer da árvore da vida (Apocalipse 22:2). 


Outro dia especial será o Sábado, conforme nos apresenta o mesmo texto de Isaías. Será fundamental a adoração nesse dia a fim de que os remidos assinalem seu “eterno reconhecimento de que Cristo criou o paraíso do Éden e criou os novos céus e a nova terra, de justiça e santidade.”  


Veja-se que os verbos em Isaías 66:23 estão no futuro, indicando que o texto tem um cumprimento profético (veja o verso 24 que alude à condenação dos ímpios, algo que também está no futuro e que não deixará de acontecer).


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual