295 Por que o batismo deve ser realizado de forma pública?

respostas escola biblica


Ao compreendermos o significado da cerimônia, tudo ficará claro. O Batismo é uma evidência da crença e amor por Jesus Cristo. 


A fim de que outros saibam que amamos a Jesus e que tenham a oportunidade de testemunhar os efeitos da conversão no íntimo do crente, o mesmo deve ser feito publicamente. 


Jesus é bem claro a este respeito em Mateus 10:32-33: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 10:32-33)


Ao testemunharmos dEle publicamente, oportunidades são abertas para que outros o façam ao ver em nós boas mudanças.


A seguinte ilustração ampliará a compreensão do que quero passar:


Digamos que na época de noivado, sua (seu) amada (o) pediu-lhe para casar-se com você; em seguida respondes: “casamento? De forma nenhuma! EU AMO VOCÊ, MAS ESTE NEGÓCIO DE CASAR É ULTRAPASSADO”. 


Pergunto: que tipo de amor seria esse? Será que nessa atitude estarias provando à sua (seu) noiva (noivo) que a (o) ama? Certamente não, pois quando gostamos de alguém queremos dizer ao mundo inteiro que a (o) amamos!


O mesmo se dá com Jesus. Uma pessoa que está apaixonada por Cristo deve mostrar ao mundo e a Ele também que O ama; se não tem este desejo, algo está errado (isto deve ser descoberto logo).


Deus fica muito feliz com uma decisão pelo batismo; o Céu fica em festa quando pessoas unem-se a Cristo: “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”. (Lucas 15:7 e 10). 


Atenciosamente,


Leandro Soares de Quadros

Conselheiro Espiritual