282 Como ensinar que ainda devemos guardar o sábado?

respostas escola biblica


No mundo moderno, onde o pecado predomina, não é das tarefas mais simples ensinar sobre a importância da guarda do sábado (além do preconceito religioso que há para com a observância do dia); ainda assim, é uma tarefa empolgante, maravilhosa e gratificante.


Primeiramente, antes de falar do sábado, fale do “Criador do Sábado”, o Senhor Jesus Cristo. Ao darmos um estudo bíblico, deveríamos seguir a seguinte sequência:


1º: Falar de Jesus Cristo, seu sacrifício na cruz, sua disposição em perdoar, ou seja, estudar sobre o Plano De Salvação (na maioria dos casos torna-se necessário primeiramente fazer um estudo bíblico comprovando a ‘veracidade das Escrituras’ antes de mencionar qualquer outro assunto);


2º: Falar acerca das doutrinas (neste caso o sábado) .


Porque seguir essa sequência? Porque a pessoa, antes de aceitar uma doutrina, deve aprender a amar ao Senhor Jesus e assim aceitá-lo como seu salvador. Amando a Cristo, o obedecer será mais fácil! Sem gostar de Cristo, a obediência será um fardo ou mesmo não acontecerá.


Não há sábado sem Jesus; por isso, o estudo bíblico sobre o sábado deve ser cristocêntrico.


Use as Escrituras Sagradas para falar sobre o tema.


Pode haver circunstâncias em que tenhamos de falar do sábado antes mesmo de expor o plano de salvação; isso é natural, pois podem sobrevir-nos perguntas objetivas quanto ao assunto. Nesses momentos é importante pedir a guia do Espírito Santo e mesmo assim expor o assunto tendo a Jesus como o centro.


Após entender que Cristo é o Criador do Sábado, faz-se necessário que o aluno saiba que Ele separou um dia da semana para que pudéssemos lembrar em tempo integral de que um dia Ele nos fez e que devemos adorá-lo. 


O dia que Ele separou foi o sábado (Gênesis 2:1-3). Com isto, a pessoa é ensinada que o sábado é um memorial do poder criativo de Deus. Sendo que pessoas de todas as épocas foram criadas por Deus (Gênesis 1:27; Jeremias 10:16, etc), todas devem guardar o sábado.


A motivação ao santificar esse dia não deve ser a de obter a salvação, mais sim o fato de “estar salvo”. Quando somos salvos por Cristo, em resposta ao seu amorável dom, iremos obedecê-lo por amor. (João 14:15). O cristão não é salvo pelas obras, mas sim para a prática das boas obras (Efésios 2:8 e 10; Tiago 2:26). As obras não salvam, vêm em consequência da transformação efetuada pelo Espírito Santo em nosso coração após termos aceitado a salvação em Jesus. 


Deve ser exposto que Deus quer de nós obediência. O objetivo do Senhor é restaurar-nos à Sua imagem santa e, para que isto aconteça, temos de ser disciplinados; é necessário que nos coloquemos diariamente em Suas mãos para que nos transforme e nos ajude a sermos obedientes aos Seus mandamentos. 


A obediência (e a lei), apesar de não comprar a salvação para nós (pois a mesma é gratuita), faz parte do processo salvívico divino de restauração do ser humano, pois a “santificação” nada mais é do que a implantação do caráter santo de Deus na vida do crente. 


Deus irá cobrar de nós fidelidade em seguir as instruções que Ele nos deixou (resumidas nos Dez Mandamentos): “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más”. (Eclesiastes 12:13-14)


O aluno precisa ser informado acerca das vantagens que há em guardar o sábado. Pesquisas provam que as pessoas que separam um dia da semana para descansar (e adorar a Deus) vivem mais e têm menos propensão a sofrer de stress e depressão.


Caso as pessoas apresentem objeções quanto ao assunto (em especial textos bíblicos tirados de seu contexto), procure respondê-las com amor e conhecimento. Se não souber esclarecer uma dúvida no exato momento, diga-lhe que irá pesquisar mais sobre o tema a fim de poder ajudá-la (seja sincero). 


Lembre a esse querido que Jesus “não veio mudar a lei, mas cumpri-la” (cf. Mateus 5:17-19). A palavra “cumprir” no v. 17 vem da palavra grega pl'róÇ (plerós) e significa “completar”, “encher”. Uma lei que foi completada e aperfeiçoada por Cristo não pode ser abolida ou chegar nalgum momento que não mais seja válida. 


Os padrões morais do Criador, que nos ensinam acerca de nossas obrigações para com Ele (4 primeiros mandamentos do decálogo) e de nossos deveres para com o próximo (6 últimos mandamentos do decálogo) têm de vigorar enquanto houver seres humanos e o próprio Deus. 


Já algumas leis civis que foram aperfeiçoadas por Cristo (como podemos ver no contexto de Mateus 5:17 – 5:38-42), que não têm aplicação universal, podem sofrer alterações desde que os princípios divinos não sejam feridos.


Lembre-se de que seu papel é ensinar e não converter. Isto cabe ao Espírito Santo. Faça sua parte e deixe que as impressões na mente do ouvinte sejam feitas pelo Espírito de Deus. Ele sabe como fazê-lo e também o tempo certo para isto.


Estas são algumas das maneiras de ensinar sobre o sábado. Lembrando sempre que o ensino deve ser cristocêntrico.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico