277 Diferenças entre as doutrinas Adventistas e outras igrejas

respostas escola biblica


Quais são as diferenças doutrinárias existentes entre os Adventistas e as outras religiões cristãs?



Sobre as principais diferenças doutrinárias entre a Igreja Adventista e as demais denominações, temos:


Predestinação. Entendemos que Deus nos predestina para a salvação, mas que tal decreto não é imutável; a pessoa pode escolher rejeitar a salvação que Deus predestinou para ela (Ex 32:32; Ap 22:17, etc).


Batismo com o Espírito Santo. Cremos que há tal batismo, mas não que a manifestação do mesmo acontece por línguas estranhas ou gritos, etc. (Efésios 1:13; Gálatas 5 - um dos frutos do Espírito: paz, domínio próprio...) Jesus ao ser batizado com o Espírito Santo não falou em línguas.


Lei e Graça. A salvação é pela graça, mas esta não anula a lei. Os mandamentos devem ser guardados não como meio de salvação, mas como uma consequência de nossa conversão e relacionamento com Cristo. A graça de Deus nos habilita a obedecer. Efésios 2:8-10; Romanos 3:31; João 14:15, etc.


Dia de Guarda. Aceitamos o sábado como sendo o dia de guarda santificado por Deus como sinal de Sua atividade criativa e autoridade em instituir um dia de observância (cf. Gn 2:1-3; Ex 20:8-11; Lc 4:16; At 17:2; Mt 5:17, etc)


Doutrina da morte. Acreditamos no ensino bíblico que os mortos estão dormindo até a ressurreição - Salmo 13:3; João 11:11-15; Salmo 6:5; Salmo 115:17; João 6:40; I Tessalonicenses 4:13-17, etc....


Inferno de fogo. Cremos que haverá o lago de fogo, mas após o milênio; agora não. Cada um será castigado no fogo em proporção às suas obras - cf. Mt 16:27 [uns mais, outros menos] e não pela eternidade. Pessoas que pecaram 70 anos, por exemplo, e rejeitaram a Jesus, não podem receber a mesma pena que o diabo.


Segunda vinda de Cristo. Não professamos a crença no arrebatamento secreto, mas que Jesus virá de modo glorioso, visível e literal - Apocalipse 1:7; Mateus 24:30-31; Mateus 25:31; Atos 1:9-11; João 14:1-3; Apocalipse 6:15-17; Isaías 25:9; Salmo 50:3; Hebreus 9:28; Mateus 24:27; Jeremias 25:30-35; Mateus 24:31, etc.


A doutrina do milênio. Durante o milênio, os justos estarão no céu e os ímpios estarão mortos; a terra ficará desolada; somente satanás e seus anjos estarão aqui.


Céu e inferno. Acreditamos que há o céu, mas que os justos de todas as épocas só usufruirão quando Jesus voltar e ressuscitar - Hebreus 11:39-40; João 6:40, etc...). Sobre inferno, comentamos anteriormente.


Bode Azazel (Levíticos 16). Não interpretamos como sendo Cristo. Cremos que simboliza a satanás, que receberá a culpa por ter instigado o pecado (não que satanás seja nosso “co-salvador” como afirmam alguns; apenas ressaltamos que, assim como o bode azazel recebia a culpa dos pecados do povo no sentido de que era “responsabilizado”, tal se dará com satanás). 


A palavra expiação no texto de levíticos possui dois significados, com base no contexto.


Arcanjo Miguel. Possuímos também compreensão diferente quanto o “arcanjo Miguel”. Entendemos que este nome aplica-se à pessoa de Jesus. Não que Ele seja um anjo, mas apenas ressalta outro aspecto de Sua obra. Aceitamos como essencial à fé cristã a crença na divindade de Jesus. 


Em suma, podemos dizer que Jesus é chamado de Arcanjo Miguel, não porque é uma criatura, mas sim porque este é um dos nomes honoríficos de Cristo. A confusão desaparece quando entendemos o significado de Miguel em hebraico: “Quem é como Deus?”. O único que preenche este requisito é Cristo.


Dom de profecia. Este dom fornecido pelo Espírito Santo ainda é válido para os dias de hoje (cf. I Cor. 14:1;5; 12:28; Joel 2:28, etc), não em substituição ao que Cristo ensinou, mas para “testemunhar de Cristo” (ver Ap. 19:10). Na igreja Adventista do 7º Dia manifestou-se na pessoa de Ellen G. White.


Mesmo discordando em alguns aspectos doutrinários, nós Adventistas cremos que podemos amar e respeitar a todos os nossos irmãos. Se todos fizermos isto, estaremos demonstrando que realmente somos filhos do Pai Celeste (Mt. 5:46 e 47).


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual