243 O mandamento do sábado não se repete no Novo Testamento?

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Não existe mandamento no Novo Testamento para guardar o Sábado... O Novo Testamento fala: 50 vezes em pregar o evangelho; 23 vezes em pregar a Cristo; 7 vezes em pregar a Palavra; 8 vezes em pregar o reino; Zero vez em pregar o Sábado. Jesus e os outros escritores no N.T repetiram os mandamentos, menos o 4o – o Sábado...


Por que o Novo Testamento não ordena de forma direta a guarda do sábado?


1) Porque manda guardar de um modo indireto, através do exemplo dos apóstolos e de Jesus; não nos esqueçamos de que em muitas vezes “os atos valem mais do que as palavras”.

2) Porque a Bíblia é uma só. O Velho e o novo Testamento são um. O Novo Testamento faz cerca de 637 referências sobre o Velho Testamento. Veja o que Paulo diz:


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” II Timóteo 3:16.


Paulo diz que “TODA” a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino; ele não diz: “Só o Novo Testamento é útil para o ensino”.


O Novo Testamento não foi escrito para abolir o Velho Testamento, mas para confirma-lo e completá-lo. Não sei se você sabia, mas os nomes “Novo” e “Velho” Testamento, que é a identificação e divisão das duas partes da Bíblia foram feitos pelos homens. O Novo Testamento recebeu este nome no ano 200 D.C e o Velho no ano 326 d.C. 


Para Deus não existe Velho ou novo Testamento, pois considera as Escrituras como uma só. Esta divisão veio para nos facilitar a busca de versos Bíblicos.


Se Deus colocou o mandamento diretamente no velho Testamento, isto basta para todo cristão que segue completamente sua palavra; ela é um só. Deus disse “Lembra-te” (Êxodo 20:8) por que já sabia que os seres humanos iriam esquecer seu dia de guarda. Não estás esquecendo?


Alguns teólogos dizem: “o Velho testamento foi abolido”. Mas então porque eles continuam pregando sobre a importância de devolver o dízimo?


Há muita incoerência em afirmar também que a guarda do sábado foi abolida. É incoerente o argumento de muitos autores a respeito deste assunto, pois eles pegam o que lhes convém no Velho Testamento (caso do dízimo) e lançam fora o que não lhes convém (a guarda do sábado). Ora, como vamos aceitar um ensinamento e rejeitar outro, sendo que ambos estão unidos? Lembre-se: “a adoração e o ato de dizimar estão ligados um ao outro”. 


Muitos afirmam que o mandamento do sábado não foi repetido no Velho Testamento; mas uma ordem de dizimar também não o foi; assim como o dízimo, a guarda do sábado foi “confirmada” no novo testamento; não foram repetidos por que não havia necessidade, pois as pessoas da época seguiam muito bem estas instruções. (lembrando de que a guarda do sábado é mencionada no Novo Testamento).


Se tivéssemos de abolir a guarda do sábado porque este mandamento não foi repetido de modo “direto” (foi repetido “indiretamente” através do exemplo de Jesus, Virgem Maria e dos apóstolos), também teríamos de abolir em todas as igrejas evangélicas o ato de dizimar.


Vejamos uma pesquisa sobre o assunto, realizada por um estudioso das Escrituras:


“Os adversários da verdade apresentam um quadro comparativo, ardilosamente engendrado e incompleto em que procuram demonstrar que o quarto mandamento não consta no Novo Testamento. 


Será que não lêem com atenção o Novo Testamento? Pois nele, tanto Cristo quanto os apóstolos nos são apresentados em várias ocasiões pregando ou adorando aos Sábados, como se esse procedimento fosse a coisa mais natural. Porque não fez constar no quadro Lucas 23:5 que se refere á guarda do sábado “conforme o mandamento”? 


“Para contraditar aquele gráfico omisso, apresentamos um quadro verdadeiro quanto a observância do Sábado no Novo Testamento:


“Reuniões no sábado Mencionadas no Novo Testamento.


Textos Num. de Reuniões Local Data Histórico


  Marcos 1:2


11 Cafarnaum AD 28


Cristo ensinava seus patrícios no Sábado. Ensino religioso. Realizou a cura do endemoninhado. Objetivos espirituais.    

  Marcos 3:1

  Mateus 12:1

  Lucas 6:6


1 Cafarnaum AD 28


Cristo entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar. Curou o homem que tinha a mão mirrada, o que irritou os fariseus. Demonstração do poder de Deus no dia de Sábado.


Lucas 4:16 e 17.

1   Nazaré AD 28


Cristo foi á casa de culto. Diz o texto que o fez “segundo o seu costume”. Quer dizer que sempre ia ao culto no Sábado. O que fez lá dentro foi puramente ato de culto. Leitura e exposição da Palavra de Deus. Não foi com objetivo de agradar os judeus, porque os desagradou bastante, a ponto de ser expulso da sinagoga e da cidade. Quiseram atira-lo ao precipício.


Lucas 4:31     ? Cafarnaum AD 28 Cristo usualmente ensinava nos Sábados. Nenhuma insinuação quanto ao dia de guarda.


Lucas 23:56     1 Jerusalém AD 31 As santas mulheres, seguidoras de Cristo, inclusive sua mãe, respeitosamente guardaram o “Sábado conforme o mandamento”. Nada sabiam acerca do domingo!!! 


Atos 13:44 e 42-44     2 Antioquia AD 45 São Paulo em reunião de culto. Como os judeus abandonassem a sinagoga, no Sábado seguinte “quase toda a cidade” (gentios) se ajuntou para ouvir a Palavra de Deus. Boa oportunidade para Paulo lhes dizer que, como não estavam na sinagoga com os judeus, o dia de guarda seria o domingo... 


Atos 16:12 e 13     1 Filipos AD 53 Reunião de culto ao ar livre. Longe de sinagogas, que talvez não houvesse na cidade. Os apóstolos procuraram um lugar tranqüilo para o culto Sabático.


Atos 17:1 e 2     3 Tessalônica AD 53 Na sinagoga. Reunião de culto. Paulo “como tinha por costume” foi ao culto no Sábado. O dia de guarda não se alterara na era cristã. Reunia-se indistintamente com judeus e gentios, ou sem eles ao ar livre. O que interessava era a guarda do dia...


Atos 18:1-4 e 11    78 Corinto AD 54 Temos aqui a considerar o seguinte: v. 4 “todos os sábados”; v. 11 “ficou ali um ano e meio ensinando”. Nesse ano e meio transcorreram 78 sábados, tempo mais que suficiente para Paulo ensinar que o dia de repouso fora mudado...; v. 3 Paulo “trabalhava em fazer tendas”. 


No Sábado não trabalhava. Cumpria a lei de Deus que manda trabalhar seis dias. Logicamente não descansou no domingo. A Bíblia diz que o fazia no sábado e preferimos ficar com a Bíblia; v. 4 diz que Paulo estudava a Palavra de Deus com “judeus e gregos”. Também com os gentios no sábado. 


“Temos aí aproximadamente 90 reuniões religiosas no sábado, ‘conforme o mandamento’” .


Deus quer passar um tempo de vinte e quatro horas com você no Sábado, além do tempo que dispões na semana (que não é de vinte e quaro horas, devido ao trabalho e outras atividades), assim como o fez com Cristo enquanto Ele esteve aqui na terra (o próprio Jesus desfrutou da guarda do Sábado juntamente com seus apóstolos e em nenhum momento disse-lhe que o dia de guarda havia sido abolido ou mudado; muito pelo contrário, Ele confirmou a importância da lei – ver Mateus 5:17-19, João 14:15, 15:10, etc); não negue isso a Ele se o ama de todo o coração.