242 Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado

respostas escola biblica


“Cristo não guardou o Sábado como mandava a tradição: João 9:16 - Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado...”


“Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles”. (João 9:16 RA).


É verdade; Cristo não guardou o sábado como mandava a tradição judaica da época, mas sim como Deus mandava.


Deus não exigia uma observância do Sábado do modo como os fariseus queriam; eles tinham fanatizado a guarda do Sábado. 


Jesus guardou o Sábado do modo correto (ver Lc 4:16). Deus nunca proibiu alguém de curar no Sábado ou de pegar uma espiga para comer. “Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem”. (Mateus 12:12 RA).


É lícito (de acordo com a lei) fazer o bem aos Sábados. 

O Objetivo de Jesus ao curar no sábado e permitir que os discípulos colhessem espigas para comer não era abolir, mas sim ensinar o povo da época a guardar o Sábado do modo correto.

Se não tivesse guardado o sábado, estaria transgredindo a lei, ou seja, pecando; pois “pecado é a transgressão da lei” (I João 3:4). Se Cristo fosse um pecador, Ele não poderia ter morrido por nós na cruz (ler Hebreus 4:15). E se alguém supõe tal coisa, está cometendo uma heresia.

A Bíblia nos ensina que Jesus foi obediente por toda a sua vida, guardando os mandamentos de Deus:


“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”. (João 15:10 RA).


“A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. (Filipenses 2:8 RA).