236 Ap 7.15 e Ap 14.11 são argumento a favor da existência do inferno?

respostas escola biblica


“Se os justos vão servir a Deus em seu templo dia e noite, e isto representa um tempo sem fim, então os ímpios também terão que sofrer de dia e de noite para todo o sempre, pois a mesma expressão (dia e noite) é aplicada a eles”.


“razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo.” Apocalipse 7:15.


“A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.” Apocalipse 14:11.


O argumento, se não for analisado com atenção, pode confundir; mas graças a Deus que há o Espírito Santo que nos auxilia a entender a Palavra. A expressão dia e noite refere-se há um tempo sem fim, mas no caso dos justos e não no caso dos ímpios. 


Por que? Porque os justos, ao estarem no templo de Deus, já terão recebido a imortalidade; já os ímpios não receberão a vida eterna (I João 3:15). A vida eterna é somente para os salvos. (Romanos 2:7, etc.). Deus não dará uma imortalidade aos ímpios a fim de atormentá-los para todo o sempre. Isto seria uma contradição com as Escrituras que afirmam que a vida eterna é apenas para os justos e que creem no nome de Jesus:


“... a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade” Romanos 2:7. “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” 1 João 5:13.


A expressão dia e noite pode referir-se a um tempo sem fim ou a um tempo findável; vai depender de a qual sujeito está ligado (se aos justos que receberão a imortalidade ou aos ímpios que não receberão a imortalidade). A expressão “nem de dia nem de noite” é usada no texto do Apocalipse a fim de dizer que o tormento é contínuo; mas nem de perto insinua que um dia este tormento não terá fim. Se o inferno fosse eterno e o diabo fosse atormentado por toda a eternidade juntamente com os pecadores, teríamos de aceitar pelo menos outras 4 heresias:


1a) Que o diabo, os demônios e os pecadores são e serão eternos. Deus não conseguirá um dia destruir o diabo definitivamente? Que dizer dos seguintes textos: Malaquias 4:1-3; Romanos 16:20; Hebreus 2:14? 


2a) Que o pecado é eterno – se os ímpios fossem atormentados com o diabo eternamente, nunca iriam deixar de ter raiva de Deus por estarem no fogo, e continuamente o blasfemariam. Estariam constantemente pecando.


3a) Que muitas pessoas que pecaram 70 ou oitenta anos irão sofrer a mesma penalidade que satanás, que pecou desde o princípio e que foi o originador do pecado. Isto não estaria de acordo com os seguintes textos Bíblicos: Apocalipse 20:11-13 e Lucas 12:47 e 18 (alguns receberão “muitos açoites e outros poucos”).


4a) Que Deus nunca iria terminar com o sofrimento. A Bíblia ensina claramente que um dia não existirá mais o sofrimento (Apocalipse 21:4, etc).


Graças a Deus que não é assim; logo o Senhor irá terminar com todo o pecado e sofrimento.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico – Conselheiro Espiritual