235 A Conferência de Mineápolis em 1888 e a Justificação pela Fé

respostas escola biblica


O Adventismo só recebeu a fé cinquenta anos após o movimento milerita, na conferência de 1888.


Não é verdade que a igreja Adventista do Sétimo Dia só aceitou a mensagem da justificação pela fé 50 anos após seu início. Confira abaixo um resumo da verdadeira história de 1888:


No início do movimento Adventista, a maioria das demais igrejas cristãs entendia o assunto da salvação pela fé, mas não dava atenção à importância da guarda dos mandamentos.


Desde o surgimento do movimento Adventista em 1844, bem como a partir de 1863 já como uma denominação devidamente constituída, os membros achavam que era seu dever conclamar os demais cristãos a atentarem para a perpetuidade da Santa Lei de Deus e do Sábado Bíblico.


A ênfase na guarda dos mandamentos gradualmente começou a tornar-se uma ênfase em salvação pela obediência aos mandamentos, e embora essa nunca tenha sido um doutrina da igreja, a falta de se salientar o poder e os méritos da graça de Jesus estava produzindo uma religião árida entre os seguidores do movimento Adventista.


Entre as vozes que mais exaltavam a Cristo, dentro do movimento Adventista, estava Ellen White.


Na reunião mundial da igreja (Conferência Geral) de 1888, realizada na cidade de Mineápolis, nos EUA, vieram delegados de todas as partes do mundo. Estavam agendadas diversas palestras bíblicas. Jones e Waggoner pronunciaram mensagens enfatizando a Justificação pela Fé e a salvação unicamente pelos méritos do sacrifício de Cristo.


Esta era uma mensagem conhecida pelos Adventistas, mas “nova” no sentido de que era pouco proclamada. Muitos líderes da igreja mais conservadores temeram que estivessem entrando dentro da igreja o espírito das demais igrejas protestantes da época de desconsideração para com os mandamentos da Lei de Deus. O presidente mundial da igreja Adventista, na época, pastor Daniels, opôs-se à maneira e ao conteúdo das mensagens apresentadas. Combateu as ideias de público. Então as pessoas se colocaram de um lado e de outro.


No final da Conferência Geral, Ellen White se pronunciou dizendo que o Espírito Santo estivera por traz das pregações apresentadas por Jones e Waggoner para que eles trouxessem aquela mensagem tão necessária ao povo.


Podemos compreender que essa declaração de Ellen White não agradou ao líder maior da igreja e seus apoiadores.


Nos meses que se seguiram, Ellen White acompanhou os pastores Jones e Waggoner ao apresentarem esta mensagem em muitos lugares. Isto irritou também alguns administradores da Conferência Geral, que estavam relutantes em aceitar a mensagem.


Algum tempo depois, Ellen White foi convidada a trabalhar na Austrália. Nesse campo bastante distante, suas opiniões discordantes da liderança não teriam tanta influência.


Ellen White poderia ter se recusado a ir trabalhar na Austrália. Mas ela deixou um exemplo de submissão aos líderes constituídos do povo de Deus. Nem sempre eles irão acertar em suas decisões. Mas a influência deles não deve ser enfraquecida. Ela ponderou que achava que seria mais útil à causa de Deus onde estava, mas que estaria disposta a ir se a administração da igreja assim o decidisse.


Ellen White foi enviada para a Austrália. Lá trabalhou por cerca de dez anos. Deus tornou em bênção a ida dela à Austrália. A igreja que era bastante pequena cresceu muito no período em que ela permaneceu lá.


Finalmente Ellen White retornou aos Estados Unidos. O próprio pastor Daniels adotou uma postura mais humilde, e a mensagem sobre a justificação pela fé de 1888 passou a ser mais bem aceita por toda a igreja.


Até hoje alguns membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia têm dificuldade em compreender as momentosas verdades da salvação pela fé  e pelos méritos do sangue de Cristo. Mas o pensamento da igreja em seu corpo de crenças é de aceitação integral deste assunto bíblico vital para a vida cristã.


Nós Adventistas cremos que Cristo e sua justiça são nossa única condição para entrada nos portais celestes.


Devemos pedir o batismo do Espírito Santo a fim de que possamos amar a Cristo verdadeiramente. Aquele que é justificado, este sim pode observar a santa Lei de Deus.


Esta é resumidamente a história de 1888 e a posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre a justificação pela fé. Este acontecimento é uma advertência quanto a nós não nos considerarmos como donos da verdade. Deus pode estar querendo chamar-nos a atenção para verdades que não estamos dando a devida ênfase.


Que possamos estar bastante enraizados nesta verdade bíblica básica para a nossa salvação - somos salvos unicamente pelos méritos da justiça de Cristo. Nossa obediência não acrescenta nenhum mérito à nossa salvação. Nossa obediência é apenas uma evidência de que fomos perdoados e transformados por Cristo, mediante o seu Espírito.