219 Meus familiares não aceitam minha religião

respostas escola biblica


Devido às diferenças religiosas, meus familiares não se entendem. O que devemos fazer? 


Infelizmente isto ocorre com frequência nos tempos de hoje. Muitas pessoas na própria família não têm um relacionamento amigável devido às diferentes crenças.


Não é plano de Deus que seja assim, mas Jesus profetizou que isto iria acontecer: “Assim, os inimigos do homem serão os de sua própria casa”. Mateus 10:36.


O objetivo de Deus é que a família viva unida, sem brigas e rancores e que cada um respeite um ao outro. Vocês devem sentar-se e conversar sobre as diferenças existentes entre vocês e chegar a uma solução rápida. Uma pergunta cada um deveria fazer a si mesmo: “como poderia contribuir para a paz e a harmonia de minha família?”. 


É preciso expor a cada um os motivos que levam a existir essa barreira entre vocês. Depois desse passo, ao descobrirem o que deixa um magoado com o outro, cada um deve deixar de fazer aquilo que os outros não gostam. Pedindo a Jesus que direcione o relacionamento familiar, todos podem ter a certeza da felicidade.


Esta instituição, a família, é um dos principais alvos de ataque do inimigo de Deus: satanás. 


A família é comparada a uma “cerca de curral”. Para uma cerca estar segura contra os ataques dos lobos, ela deve estar “completa”, ou seja, com todos os palanques ligados a ela. 


No momento em que um (palanque) é tirado, abre espaço para os lobos entrarem e devorarem o rebanho. Se satanás conseguir tirar um “palanque” (simbolizando alguém da casa), ele abrirá espaço para entrar juntamente com seus demônios (simbolizando os lobos), para devorar o rebanho (os membros da família). Todos os membros da casa precisam estar “unidos” para vencer, juntamente com Jesus, os ataques malignos. 


Devem “vigiar”, através da oração e do companheirismo mútuo para que isto não aconteça em vosso lar. A família é algo muito precioso que temos; precisamos lutar para preservá-la. Já imaginou se, neste mundo cheio de problemas, não tivéssemos nossos pais e irmãos (e se os pais não tivessem os filhos) para recorrer quando precisamos de amor, carinho e compreensão?  


Os familiares precisam aprender a respeitar as diferenças um do outro. O amor cristão deve reinar em nossos lares. Deus é desonrado quando os cristãos, ao invés de darem um bom testemunho, brigam em casa, fazendo com que os vizinhos e parentes sejam incrédulos quanto ao poder transformador do evangelho.


Se cada um fizer a sua parte em respeitar e amar uns aos outros mutuamente, o lar será feliz e cumpridor do mandamento de Cristo.


Confie no Senhor; Ele sabe de suas lutas e irá intervir em seu favor. Lembre-se das palavras escritas em Romanos 8:31 e 37-39: 


“Que diremos, pois, a vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Em todas as coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Jesus). Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a  altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”. 


Nada poderá nos separar do amor de Deus.


Os relacionamentos são formados ao longo de muitos anos. Ao surgirem os problemas, tais relacionamentos são afetados. A solução não vem rapidamente; requer tempo. Recomendamos a leitura de um bom livro, em oração, que fala sobre o “amor incondicional”. 


O livro chama-se:


Os Sete Hábitos das Famílias Muito Eficazes – Stephen Covey – Editora Best Seller -Este livro é um excelente manual para a felicidade pessoal, conjugal e familiar. Seu objetivo é aumentar a compreensão, o diálogo e a cooperação entre os membros da família.


Um forte abraço,


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico - Conselheiro Espiritual