218 As orientações de Isaías 58 são para nós também?

respostas escola biblica


As orientações contidas em Isaías 58 são para nós também ou somente para o povo da época?  


Todos os ensinamentos da Bíblia servem para as pessoas de todas as épocas. As leis cerimoniais (entre outras) são exceções, pois deixaram de ter validade após a morte de Cristo na cruz. 


Mesmo assim, elas estão na Bíblia porque até desse tipo de lei, podemos tirar lições para nossa vida, como por exemplo, a fidelidade do povo antigo em cumprir as orientações divinas e, principalmente, o fato de mostrarem que toda a atividade religiosa girava em torno de Jesus e de Seu sacrifício, pois era para Ele a quem aquelas leis apontavam. 


As leis cerimoniais também nos ensinam que as mobílias do santuário simbolizam a Jesus; portanto, todo aquele ritual do Santuário era o “evangelho em símbolos” para o povo da época. Assim, podemos ver que Jesus é o centro da salvação das pessoas de todas as pessoas.


Será que o capítulo 58 de Isaías é para nós? Vejamos:


Neste capítulo, Deus diz que os seres humanos têm de ajudar aos necessitados (Isaías 58: 7-11);


Diz que não devemos profanar o Sábado (Isaías 58:13,14).


  Analisemos: Será que somente o povo de Israel tem o dever de atender aos necessitados? Não, pois isso é uma atitude que todo cristão deve tomar (leia Tiago 2:14-17).                                                                 


O mandamento de não profanar o Sábado foi somente para o povo de Israel? Não, pois foi dado para todos os povos (Isaías 56:1-8), Jesus o guardou, dando-nos o exemplo (Lucas 4:16) e Ele disse que a Lei não pode ser mudada (Mateus 5:17-19). O Sétimo Dia foi inclusive observado pelos apóstolos, pela virgem Maria e será observado na Nova Terra (Atos 16:13; Atos 17:2; Atos 18:3-4; Atos 25:8; Lucas 23:54-56; Isaías 66:22-23).   


Com isso, podemos concluir que estes ensinos morais de Isaías 58 se aplicam às pessoas de todas as gerações.


Leandro Soares de Quadros

Instrutor Bíblico