202 Levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens?

respostas escola biblica


Vamos entender Efésios 4:8, 9


“Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?” 


Nesse verso há uma citação do Salmo 68:18:


Subiu às alturas - Paulo aqui aplica as palavras do Salmista à ascensão de Cristo. Ele salienta que a ascensão de Cristo que é a garantia da habilidade de Jesus para conceder os dons do Espírito ao homem. 


Levou cativo o cativeiro – o significado aqui é sem dúvida “levou cativo em grupo de cativos”. Nos salmos, a referência é provavelmente aos inimigos do rei de Israel que haviam sido capturados. Em Efésios, pode ser compreendido como se referindo àqueles que estavam cativos pela morte, mas foram ressuscitados com Cristo por ocasião da ressurreição de Jesus (Mateus 27:51-53). 


As correntes da morte foram quebradas; os cativos de satanás foram agora capturados pelo poder de Cristo. A palavra “deu dons aos homens” no Salmo está como “recebeu”. 


Como sabemos, Paulo é um escritor inspirado, e está adaptando a declaração do Salmista ao trabalho de Cristo em distribuir dons espirituais imediatamente após a entrada triunfal dEle nos céus. Assim que Jesus foi entronizado, reconhecido como vitorioso no céu, Ele derramou os dons do Espírito através do pentecostes.  


Verso 9 – “Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido às regiões inferiores da terra?”


Temos aqui as expressões “subiu” e “desceu”.


Subiu ao céu - A ascensão de cristo ao céu implica que antes Ele havia descido do céu (João 3:13). Não somente o Filho de Deus desceu a esta terra; Ele tocou as próprias profundezas da experiência humana, tornando assim sua ascensão ao trono da glória ainda mais gloriosa. 


Desceu às regiões inferiores da terra – Esta frase pode ser entendida de duas maneiras: uma referindo-se á própria terra; a outra seria as partes inferiores da terra ou o inferno (hades = sepultura) aonde a alma (pessoa) de cristo é descrita como tendo ido por ocasião da morte (Atos 2:31).


Segundo esta última interpretação, a passagem poderia ser entendida como falando especificamente da morte e sepultamento de Cristo. Foi esta humilhação de cristo que permitiu a Sua exaltação (Filipenses 2:5-11). Ao entrar em tal experiência da morte e do sepultamento Jesus se tornou um sumo-sacerdote eficaz e compreensivo relacionado com todas as vicissitudes da vida humana inclusive a própria morte (Hebreus 2:14-18; 7:25-27).  


No verso 10 temos uma complementação do pensamento. A descida foi muito profunda, mas a ascensão é ainda mais alta do que a profundidade da descida. Aqui temos provavelmente uma expressão figurativa: “acima de todos os céus”, denotando a altura da exaltação.


Ao apóstolo falar “encher todas as coisas”, alguns acham que o verso está falando da Onipresença de Cristo que, como homem, tinha aceitado as limitações da humanidade; mas agora Ele está em uma posição de conceder os seus dons, derramar a sua graça e o seu poder e glória ilimitados, pois Ele é a luz do mundo, o Sol da justiça. Ele espalha seus raios doadores de vida em cada canto escurecido deste mundo e do universo. 


Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, volume 6, pág. 1022.