196 Método Como Deixar de Fumar em 5 dias

respostas escola biblica


COMO DEIXAR DE FUMAR EM 5 DIAS


Revolucionário Método de Desintoxicação do corpo e da mente para deixar de fumar em 5 dias - João Batista D. Costa


        Everett Koop, médico norte-americano de renome mundial, através de um estudo que totalizou 618 páginas, produtos das pesquisas de dezenas de cientistas dos principais países do mundo, conduzidas ao longo de duas décadas, mostrou que um dos componentes da fumaça dos cigarros, a NICOTINA, pode causar uma dependência tão completa quanto a produzida pela cocaína e a heroína, drogas pesadas que agem diretamente nas áreas vitais do cérebro. Os problemas dramáticos de abstinência dos fumantes foram erradamente desprezados por muitos anos. Eles sofrem tanto para se livrar do vício quanto o drogado em cocaína ou heroína.

         A nicotina também gera crise de abstinência, o que faz o ato de fumar bem mais completo e orgânico do que a simples tomada de decisão de nunca mais tomar sorvete, chupar uma bala ou mascar um chiclete.

          Os cientistas descobriram que o cérebro do fumante desenvolve um mecanismo que funciona como um “termostato”, à semelhança do dispositivo que liga o ventilador do radiador do automóvel, quando a temperatura do motor sobe acima do normal.

           Esse mecanismo recebeu o sugestivo nome de “NICOSTAT”, um tipo de detector do nível no liquor cerebral. Cada fumante tem o seu próprio índice de tolerância. Assim que o nível de nicotina circulante abaixa daquele ponto, por ter sido metabolizada, o “nicostat” dá o alarme.

            Você fuma não porque é bom fumar ou porque o fumo lhe dá prazer. Procure lembrar-se da primeira bala, do primeiro sorvete ou do primeiro chocolate que você provou. Foi agradável, não é verdade?

Procure lembrar-se quando você deu a primeira tragada da fumaça de um cigarro. Você não gostou, sentiu náuseas, tontura e lhe foi muito desagradável fumar. Você não fumou dois ou três cigarros, um após outro como teria feito com as balas.

              Você começou a fumar por fatores psicológicos, entretanto, continuou por força da dependência orgânica. Desta maneira, fica provado que o fumante não fuma para acalmar os seus nervos ou porque é gostoso, mas porque a ausência da nicotina lhe causa mal estar, irritação, depressão e desconforto, síndromes que logo desaparecem com a presença da nicotina do próximo cigarro fumado.

                É por esta razão que oferecemos a você o mais revolucionário método de desintoxicação de seu organismo, em relação à nicotina e as demais substâncias do fumo que serão excretadas rapidamente. Consta de exercícios respiratórios para purificar o ar e limpar os pulmões; de banhos relaxantes, da ingestão de alimentos cítricos, de alimentos de fácil digestão e do uso de medicamento naturais que ajudam a abandonar o TABAGISMO em poucos dias, diminuindo consideravelmente a síndrome de abstinência


DE MANHÃ CEDO


01.Seu primeiro pensamento: Decidi não fumar. Não importa quão forte seja a vontade, hoje não fumarei.

02.Tome um ou dois copos de limonada ao levantar.

03.Faça exercício respiratório indicado e uma caminhada de cerca de 40 minutos e respire profundamente.

04.Após a caminhada tome um banho de 5 a 10 minutos com água aquecida, friccione a pele com uma esponja, até a pele ficar

rósea, seguido de uma ducha fria rápida.

05.Não use café. Use frutas, pão, cereais, ovo cozido, fibra de trigo e vitaminas (batida).

06.Telefone a um amigo que também esteja deixando de fumar. Procure encorajá-lo e você estará se ajudando também. Repita o gesto durante o dia


NO TRABALHO


07.Evite permanecer perto de quem fuma

08.Não aceite cigarros, diga: Decidi deixar de fumar

09.Sentindo-se fatigado saia para respirar profundamente, o desejo de fumar passará em segundos.

10.Estando nervoso e angustiado, tome um banho e coma uma  fruta cítrica

11.Chupe gelo ou tome água gelada, imediatamente o desejo de fumar passará.

12.Se a vontade de fumar continuar forte, escove os dentes com mais frequência, isto alivia eficazmente o desejo de fumar.

13.Se lhe faltar alguma coisa na boca, pode colocar cravo-da-índia que faz aumentar a salivação e satisfaz a necessidade neuroorbicular, diminuindo a vontade de fumar.                         


AO MEIO DIA


14.Evite alimentos de difícil digestão. Se possível, use alimentos vegetarianos. Se usar verduras, não coma frutas, pois provoca fermentação. Se a sua alimentação contiver muito sal, não coma nada com açúcar pelo menos no espaço de 5 horas. Se você usar bastante açúcar, abstenha-se do sal. Isto também ajudará a não engordar.

15. Após o almoço vá ao ar livre e faça uma caminhada de uns 40 minutos, respirando profundamente.

 

Á TARDE


16.Na hora do lanche, evite a rotina, evite o cafezinho. Tome sucos de fruta a vontade, evitando permanecer perto de fumantes.

17.Se você por acaso for vencido hoje, não desanime. Você pode perder uma batalha, mas decida ganhar a guerra. Desanimar, nunca. O desengano deve ser o início de uma nova esperança. A vitória de quem persevera, avante.


MEDICAMENTOS E CHÁS DISTENCIONANTES E AVERSIVOS


18.Própolis Anti-Fumo Cód.011- Pingar 3 a 4 gotas na boca sempre que sentir vontade de fumar ( Produtos Naturais Rainha Ltda.).

19.Plântago Major C-1. Tomar uma gota ou comprimido 4 vezes ao dia. Não tem contra indicação. È excelente distencionante(Produto Homeopático).

20.Tome Tabaco-da-ìndia conforme indicação na bula. È bom para expectorar e é aversivo a nicotina.

21.Use chás de milhã, tansagem e carqueja. São aversivos ao fumo. Ponha o talo da carqueja na boca durante o dia. Isto diminuirá o desejo de fumar, alivia a ansiedade e satisfaz a necessidade neuroorbicular.

22.Não tome bebidas alcoólicas durante 5 dias pelo menos. O álcool poderá neutralizar o efeito de alguns dos medicamentos.

23. Se com tudo isso, após 5 dias, você não conseguir vencer o desejo de fumar, recomendamos finalmente que você coloque um cigarro em meio copo d’água durante 24 horas; tome o liquido em jejum. Repita a cada 48 horas, durante 10 dias. Tente fumar após tomar o liquido e você não vai conseguir, pois é terrivelmente aversivo


PARA EXCRETAR A NICOTINA


24.Descobriu-se, recentemente, que fumante com acidez na urina custam mais para excretar a nicotina, permanecendo a dependência do TABAGISMO por mais tempo. Recomenda-se, nesse caso, o uso de uma colher de café de Bicarbonato de Sódio em água, pela manhã e á noite. Entre 3 e 5 dias, cerca 90% da nicotina será excretada.


Á NOITE


25.Faça uma caminhada de 40 a 60 minutos, ou corra alguns quilômetros, se não houver contra indicação médica. Depois tome um longo banho quente, friccionando uma esponja na pele até ficar rósea, enxugando-se com uma toalha felpuda ou substitua o banho por uma sauna.

26. Não jante. Tome bem cedinho da noite um copo de leite morno ou quente com uma torrada ou bolacha d’água e só.

27.Para diminuir o stress, faça chá de folhas  e casca de limão. Tome bem quente e vá para cama. Você vai dormir muito bem e se levantará distensionado e revigorado para os embates do dia.


ANTES DE DORMIR


28.Você está muito tenso e precisa aprender a relaxar, soltar os músculos. Relaxar sem fazer esforço, passivo.

29. Fechar os olhos, ouvir uma música terapêutica, pensar em imagens ou cenários agradáveis, vistos anteriormente, respirando profundamente e expirando lentamente. Todo o relaxamento deve ser feito de preferência deitado, de modo cômodo, em quarto escuro.

30. Se você crê em Deus, procure fazer uma preceterapia. Fale com Ele e diga: “ Graça a Você e à minha força de vontade hoje eu venci. “ Se você seguir estas sugestões, você passará uma ótima noite e levantar-se-á descansado e calmo para enfrentar o dia com otimismo. Repita este programa durante no mínimo 5 dias.


DICAS PARA AS PRÓXIMAS 24 HORAS


          Faça pequenas refeições, comendo coisas leves, cinco ou mais vezes ao dia. Se a refeição contiver muito sal, não coma com açúcar antes de passar 5 horas. A combinação açúcar e sal engorda. Quando um for alto o outro deverá ser baixo ou nulo. É a regra certa para não engordar.

          Nunca ande de carro se o percurso pode ser feito caminhando. A melhor maneira de substituir um hábito pernicioso é substituí-lo por um hábito benéfico.

           A verdadeira beneficência consiste na emenda da vida e numa reforma dos costumes.

É através da reforma do querer, isto é, de praticar atos de vontade que se firma a vontade vencedora.

           Não compre mais cigarros e, quando alguém lhe oferecer um diga: Decidi deixar de fumar.

          Vá visitar um amigo não fumante. Ele poderá lhe ajudar muito. Se você for visitado por um fumante, tente convencê-lo a deixar de fumar. Isso fará bem para você e para ele.

          Nos dias críticos, não fique assentado confortavelmente naquela poltrona que você usava todos os dias, mude de lugar, ponha um lápis entre os dedos e um cravo-da-índia na boca.

          Retire a cabeça dos fósforos e coloque –os numa caixa. Quando estiver com vontade de fumar, coloque um no interior da boca e mastigue-o Aquela salivação que você sentia, aquele aperto na garganta, pela falta do cigarro, desaparecerá juntamente com a  vontade de fumar.

           Faça uma aposta com um amigo que também esteja deixando de fumar, que corresponda a um jantar para 4 pessoas, por exemplo. Aquele que fumar pagará a aposta. Se nenhum fumar durante 30 dias, com a economia feita, convidem as pessoas e jantem fora, comemorem, à vontade o sucesso.

           Não esqueça, saber sacrificar tudo a titulo de cumprir um dever é a principal e mais difícil ciência que nós todos temos de aprender.

           Sua consciência diz não. Seu desejo de fumar diz sim. Trava-se uma luta entre o desejo e razão. Apele para a razão. Vale a pena, por acaso, você continuar inundando sua maravilhosa máquina da vida com venenos do cigarro? Sua consciência lhe impele a dizer: Não fume mais. E sua vontade ditou a mesma sentença: Já decidi deixar de fumar. Não fumarei mais. A sua decisão é o preço da vitória o fiel da balança.

             Roosevelt disse: “ Não quero pregar a doutrina da vida vagarosa e indiferente e, sim, a doutrina da vida árdua, vida trabalhosa e esforçada, vida de luta e de labuta: quero pregar a mais elevada forma de êxito, não o indivíduo que apenas almeja uma tranqüilidade fácil, mas aquele, que não se furta ao perigo, não teme privações nem sacrifícios, aquele, enfim, que, a despeito de tudo, consegue a vitória final “.

SINDROME DA ABSTINÊNCIA


         A sintomatologia causada pela privação da nicotina é muito forte e difere de uma pessoa para outra. Duas pessoas que estejam simultaneamente deixando de fumar, apresentam, muitas vezes, sintomas antagônicos. As queixas mais frequentes são:

angústia, ansiedade, opressão, cérebro latejante e pesado, tontura, insônia, fadiga, cansaço, mal-estar, dificuldade de raciocinar e menor resposta intelectual. Muitas vezes dá ao fumante a impressão de que está ficando neurastênico ou em depressão nervosa, torna-se intolerante e agressivo. Apresenta dores lombares que podem estender-se aos membros inferiores, como que fossem dores ciáticas. Alguns fumantes declaram que há aumento de salivação, o que às vezes determina sintomas como de gastrite estomacal. Outros dizem que a salivação desaparece a tal ponto, dando a impressão de que alguém lhe está apertando o pescoço. Suores, calafrios, tremores, prisão de ventre, são sintomas que acompanham frequentemente a síndrome de abstinência ou privação da nicotina.

        Se o fumante seguir as orientações constantes do “Programa de Controle Pessoal”, a partir do quarto dia, gradativamente o seu organismo vai reagir, reduzindo consideravelmente a intensidade e a duração da síndrome de abstinência. Em poucos dias estes sintomas desagradáveis desaparecem totalmente.

Entretanto, o fumante que deseja ser bem sucedido na vitória contra a nicotina, deve parar totalmente de fumar. Ele não pode esquecer que bastarão algumas “pitadinhas” aparentemente inocentes, para reativar o desejo incontrolável pela nicotina em seu cérebro e, consequentemente, a potencialização da tortura da síndrome de abstinência, o que bem demonstra o alto grau de dependência orgânica que a nicotina causa no ser humano mas que, felizmente, logo desaparece para sempre.









RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR


SAÚDE


A Organização Mundial da Saúde afirma: “De cada três fumantes, um morrerá por doença causadas pelo fumo.”

As Doenças cardiovasculares causam 45% das 900 mil mortes registradas anualmente no Brasil

De cada 15 pessoas que morrem de infarto do miocárdio, com menos de 45 anos de idade, 14 são fumantes. No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas são fumantes e 120 milhões não-fumantes. Quem tem visão voltada para o futuro, e sabe o que quer e deseja levar vantagem em tudo, é o fumante ou não fumante?

De cada 6 pernas amputadas por tromboangeite obliterante, em nossos hospitais, 5 delas são de fumantes.

De cada 100 homens com cerca de 40 anos de idade com impotência sexual, 80 são fumantes.

90% dos cânceres pulmonares são fatais e estão relacionados ao fumo.

40% dos cânceres da cavidade oral são fatais, e, 90% deles, estão relacionados ao fumo.

80% dos cânceres existentes, da boca ao ânus, são fatais e, na maioria dos casos estão relacionados ao fumo.

70 anos de idade é a vida média dos não fumantes nos Estados Unidos da América do Norte.

58 anos de idade é a vida média dos fumantes de uma carteira de cigarro por dia.

49 anos de idade é a vida média dos fumantes de duas carteiras por dia.

12 anos de vida, em média, terá perdido o fumante aos 57 anos de idade, se começar a fumar aos 15 anos, o que corresponde a 25% de vida destruída prematuramente.

1 ou 2 de cada 3 homens que morrem entre 35 a 59 anos de idade, não teriam morrido se não fossem fumantes.

60% das pessoas que têm 25 anos de idade, já fumaram por algum tempo.

20%, apenas, das pessoas que têm 35 a 59 anos de idade, fumam: Onde estão as outras? Apagaram o cigarro? Algumas apagaram. A grande maioria morreu.

Sem sombra de dúvida não vale apena fumar: o cigarro inofensivo é aquele que não se fuma.


ECOLÓGICAS


1 árvore elabora oxigênio para duas pessoas. Cortar ou arrancar uma árvore é interromper o ciclo ecológico.

300 cigarros fabricados exigem a queima de uma árvore para a sua secagem em fornos movidos á lenha.

160 bilhões de cigarros são fumados anualmente no Brasil, o que corresponde à queima de 533 milhões de árvores, em um ano.

107.820 estufas a lenha, para a secagem do fumo, funcionam no Brasil (relatório da AFUBRA ano 1992).              

1 fumante de carteira de cigarros por dia, em um mês, é responsável pela queima de duas árvores de bom porte, 24 árvores em um ano.

60% dos incêndios nos Estados do Paraná, com vítimas, em 1985, foram causados por ponta de cigarros jogadas a esmo.

30% dos incêndios, em geral, são causados por baganas de cigarros.

840 vezes mais concentração de monóxido de carbono é encontrada na fumaça de um cigarro do que o máximo permitido nas indústrias.

6 vezes mais concentração de formaldeído.

16 vezes mais concentração de acetildeído

1.500 vezes mais concentração da acroleína. (São substâncias que podem matar as pessoas)

3 vezes mais poluição encontramos em cigarro queimado em uma sala de 20 metros quadrados do que o encontrado no ABC paulista.

1 fumante de 30 cigarros por dia recebe, por ano, uma radiação equivalente a dose superficial de 300 radiografias, pois o fumo de hoje contém substâncias radioativas.

70 substâncias cancerígenas, aproximadamente, são encontradas no fumo dos dias atuais.

470 substâncias prejudiciais à nossa saúde são encontradas em cada cigarro. Pode o fumante falar em ecologia, poluição e meio ambiente?



QUAIS AS VANTAGENS IMEDIATAS QUE VOCÊ TERÁ AO DEIXAR DE FUMAR

01. Após 2 a 6 horas sem fumar as células ciladas, que revestem os brônquios e bronquíolos, reiniciam a limpeza dos resíduos do fumo em seus pulmões e, entre 12 e 24 horas os pulmões já começam a funcionar melhor, podendo prever-se uma melhora acentuadíssima em três meses.

02. A bronquite crônica desaparece, em seis meses, em 80% dos ex-fumantes e, nos restantes 20% pode-se constatar uma melhora sensível.

03. O enfisema pulmonar estaciona, não progride. Os pulmões vão lentamente ficando mais desobstruído dos “entulhos” do fumo, o que acaba aumentando consideravelmente a capacidade respiratória, tornando a vida mais digna de ser vivida e o decorrer dos anos subsequentes mais felizes.

04. Após três semanas sem fumar, você vai notar que os exercícios físicos são executados com mais agilidade e menos esforço, e as suas energias aumentam de forma perceptível.

05. Lesões pré-cancerosas nos pulmões podem regredir e desaparecer. Se você, ao deixar de fumar não tiver em desenvolvimento um câncer nos pulmões, provavelmente não o terá posteriormente.

06. Após 20 dias sem fumar, você vai sentir uma sensação de limpeza das vias respiratórias e glândulas excretoras, o olfato mais sensível e o paladar mais aguçado.

07. As gastrites e as úlceras do estômago, se constatadas, tendem a melhorar ou desaparecer em poucos meses. O tubo digestivo eliminará as substâncias cancerígenas no menor espaço de tempo possível.

08. Numerosos estudos têm demonstrado uma drástica redução no risco de problemas cardíacos, uma vez abandonando o tabagismo. Após seis horas sem fumar, seu coração baterá em ritmo mais lento e sua pressão arterial começará a baixar, podendo normalizar-se num período de 30 a 60 dias. Palpitações, frios nos dedos das mãos e nos pés também apresentam sensível melhora ou desaparecem totalmente.

09. Decorrido um ano sem fumar, o risco de um ataque cardíaco vai ser reduzido em 50% e, após cinco anos sem fumar, o índice de incidência é igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

10. A memória tende a revitalizar-se e a visão a melhorar.

11. A energia e potência sexual melhoram consideravelmente.

12. Ao deixar de fumar, a pessoa vive mais e melhor, desfrutando de uma vida mais saudável e feliz. O ar deixa de ser poluído e a pessoa passa a pensar que se fumar era “bom”, deixar de fumar está mil vezes melhor.



O CÉREBRO COMANDA A VITÓRIA


          Em nosso cérebro, a combinação da eletricidade e da química é perfeita. Tudo o que ocorre no organismo humano exige a participação das reações químicas, da digestão à contração de um músculo.

          Em suas experiências, os cientistas injetam um preparado levemente radioativo no organismo humano, que vai se localizar nas áreas em que a atividade cerebral é mais intensa.

         Ao fotografarem tais áreas, com aparelhos mais sofisticados que o tomógrafo, os neurocientistas puderam constatar que os pacientes com depressão, apatia ou que não conservavam planos ambiciosos em suas mentes, apresentavam reações químicas e elétricas menos intensas e nas áreas cerebrais da região frontal direita, tais reações, ficavam praticamente apagadas. No entanto, em pessoas otimistas, altamente ativas que buscam incessantemente alcançar nobres objetivos, os cientistas descobriram que a região frontal direita de sua massa cerebral se ilumina e há presença de enzimas em abundância.

          A noracrenalina, produzida pelo nosso organismo, é um dos principais neurotransmissores utilizados pelo feixe lateral da base do cérebro composto de múltiplos elementos interligados pelos circuitos noradrenérgicos, o feixe lateral da base do cérebro se estende do lobo do tronco cerebral ao lobo frontal, passando pelo hipotálamo. De seu funcionamento depende algo muito importante para todos nós: o prazer de agir. Por isso a noradrenalina é considerada como o propulsor do           “espírito de empreendimento”.  Em outras palavras, ela nos empurra e impele à ação.

Realmente já se comprovou que as emoções fortes provocam um verdadeiro banho de noradrenalina no cérebro. Para deixar as coisas mais claras, é bom lembrar que, como a maior parte dos animais, os homens também dispõem de dois sistemas cerebrais para regulagem do prazer. Um deflagra ações e as acompanha, o outro proporciona o prazer quando, ao término da ação, o objetivo é atingido. De fato, para agirmos não basta a existência de razões motivadoras. É preciso desejar a ação, sentir que ela nos proporciona prazer e nos traz vantagens.

Toda ação dirigida a um objetivo mantém a noradrenalina “ligada” até consumar-se. Quando atingimos a meta, “cai” o nível de noradrenalina e entra em função o das endorfinas, neurotransmissor capaz de assegurar sensação agradável de repouso. A seguir, entretanto, encontramos outro objetivo, voltamos a agir e o ciclo se repete, relançando noradrenalina no cérebro. Eis o mecanismo que nos torna perseverantes, vitoriosos e inquebrantáveis em nossos objetivos.

A melhor atitude para quem está deixando de fumar é voltar-se para atividades que possam trazer benefícios a uma entidade, a uma pessoa específica ou para a comunidade em geral. Isso mantém a noradrenalina em seu cérebro e lhe levará à vitória sobre o tabagismo. 

A melhor maneira de substituir um hábito ou vício pernicioso é substituí-lo por hábitos benéficos, aumentando a alegria de servir e viver.

Você poderá, também, avaliar a sua decisão de deixar de fumar e medir os resultados na economia de dinheiro e no desenvolvimento de uma saúde melhor. Seu êxito significa o êxito dos outros. O mundo se torna mais rico quando alguém se torna mais forte, saudável e feliz.             

Uma pessoa disse: “Sem decisão renovada não podemos compreender o vigor pessoal, seja ele qual for nem o grande poder da realização.” 

Lembre-se: Aquele que transforma em beleza as emoções, seja de melancolia, de tristeza, prazer ou dor, vive na eterna felicidade.

         Nós e seus familiares torcemos por você. Avante, a vitória é de quem persevera.