189 O que fazer para vencer pecados habituais?

respostas escola biblica


Você fala em continuidade dos erros. Sozinho você não tem o poder para vencer porque já se acostumou a certos erros gostosos. Mas com Cristo você pode vencer. Você é o único em controle. Nem mesmo o Diabo o pode obrigar você a errar. Você precisa consentir. 


Então cada vez que a propensão para pecar se aproxima... ore e peça a Deus forças para vencer só aquela propensão.... E aos poucos vai notar que fica mais fácil dizer não ao pecado. 


Primeiramente não se desespere. Lembre-se de que também o apóstolo Paulo muitas vezes ficava aborrecido com o que acontecia em sua vida. Em Romanos 7:14 e versos seguintes ele mostra a luta que tinha com o pecado. Isso é uma luta que todo o cristão tem de enfrentar. 


Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado. Romanos 7:14.


Ele chega ao ponto de exclamar: "Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte.?" E mais tarde ele chegou a conclusão que a única solução era morrer a cada dia e deixar que Cristo vivesse nele. 


A seguir apresento algumas sugestões que podem ser úteis para obter a vitória sobre um pecado conhecido e habitual.


1. Evite colocar-se em situações que o leve a considerar um comportamento que você sabe não ter a aprovação divina. 


2. Procure resolver o problema por hoje só. Não pense em resolver hoje os problemas de amanhã. "Basta a cada dia o seu mal." 


3. Quando a tentação vier, diga para si mesmo: "Hoje eu escolhi não pecar contra Deus - e se quiser pode indicar - "escolhi não falar mal do meu vizinho" ou qualquer que seja o caso. Você até pode escrever isso num cartãozinho e ler de vez em quando. 


Em um outro cartãozinho você pode escrever "Por amor do Senhor Jesus, procurarei sempre fazer o melhor que eu possa." 


4. Tenha sempre um cântico no coração. O louvor nos fortalece no Senhor.


5. Escolha alguns versos bíblicos que a possam encorajar. Decore-os ou escreva-os em cartões e carregue-os no bolso, ou em um lugar fácil de achar para ler quando precisar. 


6. Tenha confiança de que Deus PODE ajudar. Diga: "Tudo posso n'Aquele que me fortalece."


O Diabo usa o pecado de uma maneira muito astuta para nos separar de Deus. Antes de pecarmos ele diz: "não se preocupe pois todo mundo está fazendo isso." Depois de cometermos o erro ele então instiga um sentimento de culpa tremendo. 


Continue colocando a Deus em primeiro lugar em sua vida. Sempre lembrando da regra E.M.L.Q.F.J. ou seja, "em meu lugar, que faria Jesus." 


Você não pode voltar atrás nos erros que já praticou, mas você pode aceitar o convide bíblico:


Hebreus 4:16 Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.


Faça como Paulo: esqueça do que ficou atrás, aprenda de seus erros e dos erros dos outros, e rume em direção a cruz de Cristo.


Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13-14


Jesus prometeu conceder o perdão a todos que o buscarem com sinceridade.


1 João 1:9  Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.


Você é especial para Jesus, ele o comprou com o seu sangue, e tudo fará para que você seja vitorioso na luta contra o mal. Não duvide. Com Cristo sua vitória é certa. 


Romanos 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.