158 Calendário Lunar, Gregoriano e o Sábado

respostas escola biblica


“Fez a lua para marcar o tempo; o sol conhece a hora do seu ocaso”. (Salmos 104:19 RA)


Quando Deus disse que “Fez a lua para marcar o tempo” não estava Deus, com isso, dizendo que maneiras mais precisas de determinar os anos fossem pecaminosas em si.

O calendário dos Hebreus era muito primitivo. 

12 meses de 28 dias davam 336 dias.

12 meses de 29 dias davam 348 dias. 


E os dias que faltavam para 365 dias do ano solar? Precisavam ser completados.


Nós sabemos que o ano solar dura 365 dias e algumas horas. Podemos ver que o calendário lunar não bate exatamente com o ciclo solar. Por isso de tempos em tempos eles precisavam acrescentar um mês a mais para corrigir os meses do ano em relação às estações do plantio e da colheita.


No calendário hebreu o aparecimento da lua nova podia dar-se a qualquer dia da semana. Assim sendo o dia 14 de Nisan (a Páscoa) poderia cair em qualquer dia da semana, não necessariamente numa sexta-feira. É por isso que as festas dos Judeus (também chamados de Sábados cerimoniais) caíam em qualquer dia da semana.


Não devemos ser contra os calendários que surgiram depois do calendário hebreu lunar. Nossos calendários hoje se baseiam mais no sol do que na lua. A astronomia desenvolveu-se e possibilitou corrigir apenas um dia a cada quatro anos (29 de fevereiro).


O importante é lembrarmos que Deus fez todas as coisas. Deus fez a Lua, Deus fez o Sol e Deus criou o Sábado Semanal para neste dia ser adorado.


“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.  Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou”. (Êxodo 20:8-11 RA).

O Sábado Semanal é simples. Não é confuso. Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo dia descansou. De lá para cá o Sábado do 7º dia não se perdeu.


Os calendários mudaram bastante. Houve o calendário Egípcio, o Hebreu, o Romano, o Gregoriano, e tantos outros. Mas isso não alterou a semana. O ciclo semanal nunca se perdeu desde a criação do mundo. Caso tivesse se perdido Jesus teria corrigido, pois Ele corrigiu tantas coisas que estavam erradas na religião dos seus dias. 


A semana vem desde o início do mundo. Nunca foi quebrada. Podemos ter certeza de que o Sábado semanal que seguimos hoje é o mesmo Sábado da criação do mundo.


Uma das igrejas que reconhecem a importância de dedicar o Sábado para adoração ao Criador é a Igreja Adventista do Sétimo Dia. 


A Igreja Adventista do Sétimo Dia surgiu como resultado do estudo das profecias bíblicas (Apocalipse 10). Faz parte de nossa missão convidar homens e mulheres para se prepararem para a Segunda Vinda de Cristo a este mundo e a adorarem ao Deus criador mediante observância do Sábado Semanal (Apocalipse 14). 

Jobson Dornelles Santos

Doutor em Teologia Aplicada