Como estruturar um sermão para pregar

como pregar sermao

Esta é uma opção de  estudo para auxiliar aqueles irmãos que estão iniciando na pregação na Igreja e até mesmo os que, mesmo já tendo alguma experiência, queiram aprimorar-se no tema. 


Em nossas visitas às IASD, temos sentido sempre a necessidade dos irmãos de novos pregadores e a falta de material prático, por isso procuramos torná-lo o mais didático possível, porque o que faltam não são pregadores, mas irmãos que saibam um mínimo de técnica para desenvolver seus dons. A verdade é que todos sempre terão algo lindo para falar sobre sua experiência com Deus. 


Este estudo não visa esgotar o assunto, apesar de não se ater à simples fórmula de fazer sermão, porque o Autor entende que sermão não é apenas a leitura da Palavra de Deus, os comentários sobre ela e o porte do pregador, mas todo o culto, desde a recepção até a despedida da Igreja, a forma dos adoradores se portarem e outros detalhes mais. 


Deus é um Deus de detalhes. A natureza é diversificada e cheia de detalhes, foi criada por um Deus de detalhes. O culto deve ser a representação desse Deus e imprimir nos ouvintes a necessidade de salvação.  Imagine uma briga de irmãos pouco antes de iniciar a palavra pelo pregador. Seja lá o que o pregador falar, as visitas irão levar a imagem da igreja atrelada àquela briga. Logo, todo o culto faz parte do sermão. Tudo tem de ter ordem e deve fazer parte minuciosa da adoração. 


O Pregador deve sentir a grande responsabilidade que é subir ao púlpito. Todo o Universo estará olhando para o irmão. Ali é um lugar sagrado e deve ser visitado por homens separados para a grande missão da pregação do Evangelho Eterno. Grave bem, não é de qualquer evangelho é do Evangelho Eterno.


Outras fontes certamente deverão ser consultadas para um mais amplo aprendizado, mas esperamos que o objetivo de subsidiar a experiência do leitor seja alcançado com a graça de Deus e que Ele possa lhe abençoar nessa sagrada missão.  


Se o irmão teve conhecimento deste estudo, não o guarde para si, tire cópias e o divulgue com os demais irmãos da igreja.


Até lá irmão, quando nos conheceremos pessoalmente. (Douglas Borges Dias de Souza)


MAS LEMBRE-SE, SEMPRE e SEMPRE: Todo Pregador deve ter um encontro com Jesus antes de pregar e deverá sempre pregar como alguém que teve um encontro com Jesus.

 

ÍNDICE DE TEMAS


1 - A PREGAÇÃO E A PRESENÇA DE DEUS


2 - A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO TEMA


3 - DETALHES PARA O FINAL DO CULTO


4 - EXEMPLOS DE TEMAS PARA SERMÕES


5 -  TUDO QUE FAZ PARTE DO CULTO


6 - ESBOÇO DE SERMÃO ESTRUTURADO


7 - AINDA SOMOS O POVO DA BÍBLIA? (Pr. Timm)


8 - APÊNDICE COM TIPOS DE SERMÕES


FONTES


Esse material foi produzido pelo advogado Douglas Borges.


FINALIZANDO: Se o irmão leu estes estudos totalmente, espero ter contribuído para que a forma de ver e ser o pregador tenha melhorado. 


Seja o irmão ou não um Adventista do Sétimo Dia, saiba que estou orando pelo irmão, mesmo não o conhecendo, e espero também ser merecedor de suas orações por mim e por minha família.  Mas, se o irmão não é  Adventista do Sétimo Dia, saiba que não somos um povo ruim que tem uma visão distorcida da salvação em Jesus Cristo. 


Não precisa temer conhecer as mensagens de nossa Igreja, nem tampouco temer vir fazer-nos uma visita num dia de Sábado pela manhã, será um prazer. Nós sabemos que não seremos os únicos a serem salvos neste mundo, mas reconhecemos o risco que é conhecer e não seguir à risca a vontade do bondoso Deus. 


É isso que buscamos, conhecer e seguir a Palavra de Deus. Paulo elogiou os Bereanos porque eles conferiam na Bíblia tudo que ele falava (Atos 17:11). A Bíblia e tão somente a Bíblia é a nossa única regra de fé, irmão.  


Finalizo citando o Pastor Rodolfo Cavalieri em culto na Igreja do Méier, no dia 19 de julho de 2003: “Irmão, você é o único instrumento que Deus conta para a pregação do Evangelho na Terra. Testemunhe e ore a oração da fé”. 


Até lá meu irmão, quando nos conheceremos pessoalmente. Que Deus te abençoe e te ilumine nesta Grande Missão de Salvar Almas, pois assim fazendo estamos adorando e levando a adoração de nosso Deus Criador, Mantenedor e sobretudo Salvador, único objetivo de nossas vidas.


========================


MAS LEMBRE-SE, SEMPRE e SEMPRE: Todo Pregador deve ter um encontro com Jesus antes de pregar e deverá sempre pregar, como alguém que teve um encontro com Jesus.

Douglas Borges Dias de Souza


========================


DOS DIREITOS DA OBRA:


Esta obra tem todos os direitos reservados ao Autor, ficando proibida a reprodução parcial, por qualquer meio, quer por sistemas gráficos, reprográficos, fotográficos e etc, assim como a memorização e/ou recuperação parcial, ou inclusão deste trabalho parcialmente em qualquer sistema ou arquivo de processamento de dados, sem prévia autorização por escrito do autor, sujeitando o infrator às penas da lei disciplinadora da matéria. 


Ficando autorizado a todos que desejarem copiá-la na íntegra e distribuí-la somente gratuitamente, sem acrescentar qualquer tipo de comentário ou capa, sem intenção de crítica e sem omissão de qualquer de suas partes, letras ou o nome do autor.  O uso dos sermões em pregações na Igreja Adventista do Sétimo Dia não se faz necessário citar a origem nem o nome do autor.


Quaisquer críticas ou comentários serão bem-vindos.