196 A escolha sábia

acervo de sermões extra

 ASSUNTO: A escolha sábia.


OBJETIVO: Levar a igreja a ficar do lado de Jesus, mesmo nas provações.


TEXTO: Hebreus 11: 24-28.


INTRODUÇÃO - Quantas vezes temos que tomar decisões. E isso acontece com freqüência. Mas quando se trata das coisas espirituais, precisamos como Moisés, tomá-las pela fé em Cristo Jesus. Moisés demonstrou que nem o Egito, nem as riquezas do Egito era mais importante do que o galardão e aquele que é invisível. 


I. Recusa Em Aceitar os Pecadores.


1- Lemos em Hebreus 11:24: “Pela fé Moisés, quando já homem feito, recusou...”

“A decisão de Moisés me faz lembrar de Daniel, que séculos antes se manteve sozinho numa corte pagã - um hebreu envolvido no estilo de vida babilônico - e disse: ‘Não comerei da comida do rei. Não adotarei o estilo de vida real. Sou em primeiro lugar um crente em Javé. Ele tem a minha lealdade, vou viver para a sua glória e, se necessário, morrerei pela sua honra”.

a) Preferido. O versículo 25 diz que ele fez uma escolha. Moisés não hesitou entre duas opiniões. Ele refletiu sobre sua posição, chegou a uma conclusão e fez sua escolha. O que escolheu? “Preferiu ser maltratado junto com o povo de Deus, a usufruir prazeres transitórios do pecado”. (Hb. 11:25)

“Moisés escolheu o caminho da piedade em vez dos “prazeres transitórios do pecado”. Como pôde fazer isso? O que havia dentro dele que o levou a tal decisão? A resposta está em outra palavra que merece um exame mais cuidadoso”.

b) Considerou. A palavra “considerou”, no versículo 26, ajuda a compreender o raciocínio de Moisés. O termo significa, “pensar antecipadamente”.

“Moisés considerou “o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”. (V. 26)


II. Creu no Invisível.


1- Para Moisés Deus é onipotente.

a) A base da fé. “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se vêem” (Hb. 11:1).

b) Invisível, mas real. “Mas Cristo não é invisível para a alma remida”.

“Moisés não pensava simplesmente acerca de Deus; ele via Deus, Deus era a constante visão diante dele. Nunca perdeu de vista a sua face. Para Moisés, a fé não era uma conjectura, era a realidade. Ele cria que Deus dirigia sua vida em particular, e em todos os seus detalhes ele o reconhecia”.


CONCLUSÃO - Precisamos desenvolver uma fé como a de Moisés. Foi a fé que levou Moisés a fazer a melhor escolha, a decisão mais sábia. Quais são escolhas estamos fazendo a cada dia. Estamos colocando Jesus em primeiro lugar, estamos fazendo as escolhas que agradam a Deus e não aos nossos olhos? Nas provações teremos que decidir de que lado ficar. Faremos como Daniel e seus amigos ou como Moisés, que escolheu Jesus?


ILUSTRAÇÃO - A prova da fé é como a prova do ouro no crisol, posto no fogo, porém há uma diferença muito importante entre ambas as provas. O ouro, ainda que seja um dos metais mais puros, não aumenta quando é posto no fogo, mas a fé, quando recebe a prova nas aflições e contratempos, “cresce excessivamente”.


APELO - Mesmo diante de prazeres e riquezas deste mundo, quantos querem dizer comigo: Senhor Jesus, já fizemos nossa escolha, eu e minha casa ficaremos com o Senhor! Amém.